Matemática e música: uma proposta interdisciplinar no 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bruna Filipa Saraiva da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7455
Resumo: Este trabalho propõe desenvolver uma abordagem didática utilizando a música na aprendizagem da matemática. Estas duas disciplinas, embora habitualmente tratadas como campos de saber isolados, possuem similaridades sendo possível proporcionar atividades que as relacionem. Um dos objetivos principais é incluir a música no contexto escolar enquanto proposta interdisciplinar, motivadora e potenciadora da aprendizagem de conceitos matemáticos. Os alunos não aprendem, exclusivamente com a razão mas também com recurso à intuição, à sensação, à emoção e a sentimentos. Desta forma, a interdisciplinaridade entre a Matemática e a Música, potencia a diversidade das estratégias tornando o ensino mais dinâmico e cativante, levando os alunos a sentirem-se motivados para aprender. As atividades apresentadas envolvem estas duas áreas, algumas realizadas em sala de aula durante a Prática de Ensino Supervisionada, e as restantes são propostas possíveis de implementar numa turma de Ensino Pré-Escolar ou no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, pretende-se evidenciar as potencialidades da música enquanto recurso educativo, aplicado em contexto sala de aula, para motivar os alunos a entusiasmarem-se com a matemática.
id RCAP_2552aa878520362b9addeb3c9a10887a
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7455
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Matemática e música: uma proposta interdisciplinar no 1º ciclo do Ensino BásicoMatemáticaMúsicaInterdisciplinaridadeEnsino básico 1º cicloEste trabalho propõe desenvolver uma abordagem didática utilizando a música na aprendizagem da matemática. Estas duas disciplinas, embora habitualmente tratadas como campos de saber isolados, possuem similaridades sendo possível proporcionar atividades que as relacionem. Um dos objetivos principais é incluir a música no contexto escolar enquanto proposta interdisciplinar, motivadora e potenciadora da aprendizagem de conceitos matemáticos. Os alunos não aprendem, exclusivamente com a razão mas também com recurso à intuição, à sensação, à emoção e a sentimentos. Desta forma, a interdisciplinaridade entre a Matemática e a Música, potencia a diversidade das estratégias tornando o ensino mais dinâmico e cativante, levando os alunos a sentirem-se motivados para aprender. As atividades apresentadas envolvem estas duas áreas, algumas realizadas em sala de aula durante a Prática de Ensino Supervisionada, e as restantes são propostas possíveis de implementar numa turma de Ensino Pré-Escolar ou no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, pretende-se evidenciar as potencialidades da música enquanto recurso educativo, aplicado em contexto sala de aula, para motivar os alunos a entusiasmarem-se com a matemática.This work proposes to develop a didactic approach using music in learning mathematics. These two subjects, though usually treated as fields of knowledge isolated, have similarities being possible to provide activities that relate. One of the main objectives is to include music in the school context as an interdisciplinary proposal, motivating and empowering learning mathematical concepts. Students do not learn exclusively with reason but also with recourse to intuition, the feeling, the emotion and feelings. Thus, interdisciplinarity between mathematics and music, enhances the diversity of strategies making the most dynamic and engaging teaching, leading students to feel motivated to learn. The presented activities involve these two areas, some performed in the classroom during the Supervised Teaching Practice, and the rest are possible proposals to implement a pre-school education class or in the 1st cycle of basic education. In this way, we intend to highlight the potential of music as an educational resource, applied in the context of classroom to motivate students disenchanted with mathematics.2017-03-22T11:34:58Z2017-03-22T00:00:00Z2017-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7455porCosta, Bruna Filipa Saraiva dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:10Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:19.915647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Matemática e música: uma proposta interdisciplinar no 1º ciclo do Ensino Básico
title Matemática e música: uma proposta interdisciplinar no 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Matemática e música: uma proposta interdisciplinar no 1º ciclo do Ensino Básico
Costa, Bruna Filipa Saraiva da
Matemática
Música
Interdisciplinaridade
Ensino básico 1º ciclo
title_short Matemática e música: uma proposta interdisciplinar no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full Matemática e música: uma proposta interdisciplinar no 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Matemática e música: uma proposta interdisciplinar no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Matemática e música: uma proposta interdisciplinar no 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort Matemática e música: uma proposta interdisciplinar no 1º ciclo do Ensino Básico
author Costa, Bruna Filipa Saraiva da
author_facet Costa, Bruna Filipa Saraiva da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Bruna Filipa Saraiva da
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Música
Interdisciplinaridade
Ensino básico 1º ciclo
topic Matemática
Música
Interdisciplinaridade
Ensino básico 1º ciclo
description Este trabalho propõe desenvolver uma abordagem didática utilizando a música na aprendizagem da matemática. Estas duas disciplinas, embora habitualmente tratadas como campos de saber isolados, possuem similaridades sendo possível proporcionar atividades que as relacionem. Um dos objetivos principais é incluir a música no contexto escolar enquanto proposta interdisciplinar, motivadora e potenciadora da aprendizagem de conceitos matemáticos. Os alunos não aprendem, exclusivamente com a razão mas também com recurso à intuição, à sensação, à emoção e a sentimentos. Desta forma, a interdisciplinaridade entre a Matemática e a Música, potencia a diversidade das estratégias tornando o ensino mais dinâmico e cativante, levando os alunos a sentirem-se motivados para aprender. As atividades apresentadas envolvem estas duas áreas, algumas realizadas em sala de aula durante a Prática de Ensino Supervisionada, e as restantes são propostas possíveis de implementar numa turma de Ensino Pré-Escolar ou no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, pretende-se evidenciar as potencialidades da música enquanto recurso educativo, aplicado em contexto sala de aula, para motivar os alunos a entusiasmarem-se com a matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-22T11:34:58Z
2017-03-22T00:00:00Z
2017-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7455
url http://hdl.handle.net/10348/7455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137118398709760