Matemática e música: uma proposta interdisciplinar no 1º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7455 |
Resumo: | Este trabalho propõe desenvolver uma abordagem didática utilizando a música na aprendizagem da matemática. Estas duas disciplinas, embora habitualmente tratadas como campos de saber isolados, possuem similaridades sendo possível proporcionar atividades que as relacionem. Um dos objetivos principais é incluir a música no contexto escolar enquanto proposta interdisciplinar, motivadora e potenciadora da aprendizagem de conceitos matemáticos. Os alunos não aprendem, exclusivamente com a razão mas também com recurso à intuição, à sensação, à emoção e a sentimentos. Desta forma, a interdisciplinaridade entre a Matemática e a Música, potencia a diversidade das estratégias tornando o ensino mais dinâmico e cativante, levando os alunos a sentirem-se motivados para aprender. As atividades apresentadas envolvem estas duas áreas, algumas realizadas em sala de aula durante a Prática de Ensino Supervisionada, e as restantes são propostas possíveis de implementar numa turma de Ensino Pré-Escolar ou no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, pretende-se evidenciar as potencialidades da música enquanto recurso educativo, aplicado em contexto sala de aula, para motivar os alunos a entusiasmarem-se com a matemática. |
id |
RCAP_2552aa878520362b9addeb3c9a10887a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7455 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Matemática e música: uma proposta interdisciplinar no 1º ciclo do Ensino BásicoMatemáticaMúsicaInterdisciplinaridadeEnsino básico 1º cicloEste trabalho propõe desenvolver uma abordagem didática utilizando a música na aprendizagem da matemática. Estas duas disciplinas, embora habitualmente tratadas como campos de saber isolados, possuem similaridades sendo possível proporcionar atividades que as relacionem. Um dos objetivos principais é incluir a música no contexto escolar enquanto proposta interdisciplinar, motivadora e potenciadora da aprendizagem de conceitos matemáticos. Os alunos não aprendem, exclusivamente com a razão mas também com recurso à intuição, à sensação, à emoção e a sentimentos. Desta forma, a interdisciplinaridade entre a Matemática e a Música, potencia a diversidade das estratégias tornando o ensino mais dinâmico e cativante, levando os alunos a sentirem-se motivados para aprender. As atividades apresentadas envolvem estas duas áreas, algumas realizadas em sala de aula durante a Prática de Ensino Supervisionada, e as restantes são propostas possíveis de implementar numa turma de Ensino Pré-Escolar ou no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, pretende-se evidenciar as potencialidades da música enquanto recurso educativo, aplicado em contexto sala de aula, para motivar os alunos a entusiasmarem-se com a matemática.This work proposes to develop a didactic approach using music in learning mathematics. These two subjects, though usually treated as fields of knowledge isolated, have similarities being possible to provide activities that relate. One of the main objectives is to include music in the school context as an interdisciplinary proposal, motivating and empowering learning mathematical concepts. Students do not learn exclusively with reason but also with recourse to intuition, the feeling, the emotion and feelings. Thus, interdisciplinarity between mathematics and music, enhances the diversity of strategies making the most dynamic and engaging teaching, leading students to feel motivated to learn. The presented activities involve these two areas, some performed in the classroom during the Supervised Teaching Practice, and the rest are possible proposals to implement a pre-school education class or in the 1st cycle of basic education. In this way, we intend to highlight the potential of music as an educational resource, applied in the context of classroom to motivate students disenchanted with mathematics.2017-03-22T11:34:58Z2017-03-22T00:00:00Z2017-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7455porCosta, Bruna Filipa Saraiva dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:10Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:19.915647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática e música: uma proposta interdisciplinar no 1º ciclo do Ensino Básico |
title |
Matemática e música: uma proposta interdisciplinar no 1º ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Matemática e música: uma proposta interdisciplinar no 1º ciclo do Ensino Básico Costa, Bruna Filipa Saraiva da Matemática Música Interdisciplinaridade Ensino básico 1º ciclo |
title_short |
Matemática e música: uma proposta interdisciplinar no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Matemática e música: uma proposta interdisciplinar no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Matemática e música: uma proposta interdisciplinar no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Matemática e música: uma proposta interdisciplinar no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Matemática e música: uma proposta interdisciplinar no 1º ciclo do Ensino Básico |
author |
Costa, Bruna Filipa Saraiva da |
author_facet |
Costa, Bruna Filipa Saraiva da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Bruna Filipa Saraiva da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Música Interdisciplinaridade Ensino básico 1º ciclo |
topic |
Matemática Música Interdisciplinaridade Ensino básico 1º ciclo |
description |
Este trabalho propõe desenvolver uma abordagem didática utilizando a música na aprendizagem da matemática. Estas duas disciplinas, embora habitualmente tratadas como campos de saber isolados, possuem similaridades sendo possível proporcionar atividades que as relacionem. Um dos objetivos principais é incluir a música no contexto escolar enquanto proposta interdisciplinar, motivadora e potenciadora da aprendizagem de conceitos matemáticos. Os alunos não aprendem, exclusivamente com a razão mas também com recurso à intuição, à sensação, à emoção e a sentimentos. Desta forma, a interdisciplinaridade entre a Matemática e a Música, potencia a diversidade das estratégias tornando o ensino mais dinâmico e cativante, levando os alunos a sentirem-se motivados para aprender. As atividades apresentadas envolvem estas duas áreas, algumas realizadas em sala de aula durante a Prática de Ensino Supervisionada, e as restantes são propostas possíveis de implementar numa turma de Ensino Pré-Escolar ou no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, pretende-se evidenciar as potencialidades da música enquanto recurso educativo, aplicado em contexto sala de aula, para motivar os alunos a entusiasmarem-se com a matemática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-22T11:34:58Z 2017-03-22T00:00:00Z 2017-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7455 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137118398709760 |