O ensino da música no 1º ciclo do ensino básico: das orientações da tutela à prática lectiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Dina Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/23436
Resumo: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
id RCAP_bbd3052a223ee7a0044f10e9c7d2b454
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/23436
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da música no 1º ciclo do ensino básico: das orientações da tutela à prática lectivaEnsino da música, ensino básico 1º cicloDissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.A presente dissertação incide no Ensino da Música no 1.º ciclo de escolaridade, no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular. Na primeira parte, de cariz teórico, apresentam-se modelos de ensino/aprendizagem da Música que têm sido elaborados por reconhecidos pedagogos. Segue-se uma análise de orienta-ções da tutela, destacando-se, nesta matéria, o perfil dos técnicos do Ensino da Música e os rela-tórios que têm sido elaborados por entidades responsáveis pelo acompanhamento do programa de implementação das referidas Actividades. Na segunda parte, de cariz empírico, descrevem-se dois estudos realizados: o primeiro constitui uma análise aos critérios de selecção requeridos por várias Entidades Promotoras das Actividades, de diferentes pontos do País, de forma a perceber-se quais são os perfis mais pro-curados para contratação dos técnicos; no segundo, realizado num Agrupamento de Escolas, procura-se esclarecer as orientações micro-curriculares para o Ensino da Música no 1.º ciclo, o perfil dos docentes nele envolvidos e as práticas lectivas que desenvolvem. Estes estudos permitiram concluir que os constrangimentos que têm sido apontados a esta área desde a implementação do programa das Actividades de Enriquecimento Curricular conti-nuam a verificar-se, apesar de a tutela ter definido orientações no sentido de os minorar. Tais constrangimentos prendem-se com os critérios de selecção de professores, requeridos pelas En-tidades Promotoras, com as suas habilitações e o conhecimento que estes têm da prática lectiva para leccionar o Ensino da MúsicaThe present dissertation focuses on Music Education in Elementary School within the scope of Curricular Enrichment Activities. The first part, of a theoretical nature, presents Music education models that have been completed by expert pedagogues. Subsequently, the guidelines of the regulating authority will be analyzed, notably, the profile of the professionals who teach Music and the reports that have been drafted by the bodies responsible for following up the implementation program of the ac-tivities mentioned. The second part, of an empirical nature, describes two studies that were carried out: the first consists of the analysis of the selection criteria required by several bodies that promote these activities, from different parts of the country, in order to understand which are the most sought-after profiles for retaining professionals; the second study, carried out in a Group of Schools, seeks to clarify micro-curricular guidelines for Music Education in Elementary School, the profile of the teachers involved, and their teaching practices. These studies allowed for the conclusion that the constraints that have been pointed out since the program for Curricular Enrichment Activities has been implemented are still present, in spite of the regulating authority having defined guidelines aimed at reducing them. Such con-straints have to do with the criteria for selecting teachers required by the Promoting Bodies, their qualifications, and knowledge of teaching practices for Music Education2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/23436http://hdl.handle.net/10316/23436porSoares, Dina Maria de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/23436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:18.504762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da música no 1º ciclo do ensino básico: das orientações da tutela à prática lectiva
title O ensino da música no 1º ciclo do ensino básico: das orientações da tutela à prática lectiva
spellingShingle O ensino da música no 1º ciclo do ensino básico: das orientações da tutela à prática lectiva
Soares, Dina Maria de Oliveira
Ensino da música, ensino básico 1º ciclo
title_short O ensino da música no 1º ciclo do ensino básico: das orientações da tutela à prática lectiva
title_full O ensino da música no 1º ciclo do ensino básico: das orientações da tutela à prática lectiva
title_fullStr O ensino da música no 1º ciclo do ensino básico: das orientações da tutela à prática lectiva
title_full_unstemmed O ensino da música no 1º ciclo do ensino básico: das orientações da tutela à prática lectiva
title_sort O ensino da música no 1º ciclo do ensino básico: das orientações da tutela à prática lectiva
author Soares, Dina Maria de Oliveira
author_facet Soares, Dina Maria de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Dina Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música, ensino básico 1º ciclo
topic Ensino da música, ensino básico 1º ciclo
description Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/23436
http://hdl.handle.net/10316/23436
url http://hdl.handle.net/10316/23436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133773311246336