A matemática e a música: uma experiência de ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Cláudia Sofia Coelho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29700
Resumo: Atualmente, estamos perante uma sociedade em que as artes estão bastante presentes e cada vez são mais divulgadas, como é o caso da Música. Mesmo antes do nascimento, o ser humano vive num mundo sonoro, que o vai acompanhar para o resto da sua vida. No contexto educativo, a educação musical ainda não é explorada na sua plenitude, uma vez que os docentes assumem que para tal têm de ter conhecimentos musicais específicos. No entanto, tal não é necessário pois a Música vai muito além de cantar ou tocar um instrumento. Música é muito mais do que uma arte e, por isso, desenvolve no ser humano competências muito diversas. Assim, esta deve estar contemplada em todos os contextos da vida da criança – escolar e não escolar – tal como a Matemática, que é imprescindível para o nosso quotidiano. Nesta ótica, surge o presente estudo que tem por base a relação entre Matemática e Música no 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente o contributo de uma experiência de ensino entre estas duas áreas para a aprendizagem dos alunos. Pretende-se dar resposta à seguinte questão de investigação: Qual o contributo da implementação de tarefas envolvendo a Matemática e a Música na aprendizagem de alunos do 2.º ano do 1.º CEB? Para tal, desenvolveuse um estudo, no 2.º semestre da Prática Pedagógica Supervisionada, assente no paradigma interpretativo, de natureza qualitativa e com uma tipologia de estudo de caso. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados o Diário do Investigador e as fichas de registo dos alunos. Para a análise dos dados recolhidos recorreu-se à técnica de análise de conteúdo. Posteriormente à implementação das tarefas, a análise dos dados e os resultados obtidos sugerem que estas potenciaram a aprendizagem da Música e da Matemática nos alunos. As investigações desenvolvidas nesta área possibilitam à comunidade educativa aperfeiçoar as tarefas disponibilizadas, bem como implementálas em vários contextos educativos, de forma a potenciar aprendizagens significativas a todos os alunos.
id RCAP_3195ba781ac5e1a6b18c25775aba51c9
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/29700
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A matemática e a música: uma experiência de ensino no 1º Ciclo do Ensino BásicoMúsicaMatemáticaInterdisciplinaridade1.º Ciclo do Ensino BásicoAtualmente, estamos perante uma sociedade em que as artes estão bastante presentes e cada vez são mais divulgadas, como é o caso da Música. Mesmo antes do nascimento, o ser humano vive num mundo sonoro, que o vai acompanhar para o resto da sua vida. No contexto educativo, a educação musical ainda não é explorada na sua plenitude, uma vez que os docentes assumem que para tal têm de ter conhecimentos musicais específicos. No entanto, tal não é necessário pois a Música vai muito além de cantar ou tocar um instrumento. Música é muito mais do que uma arte e, por isso, desenvolve no ser humano competências muito diversas. Assim, esta deve estar contemplada em todos os contextos da vida da criança – escolar e não escolar – tal como a Matemática, que é imprescindível para o nosso quotidiano. Nesta ótica, surge o presente estudo que tem por base a relação entre Matemática e Música no 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente o contributo de uma experiência de ensino entre estas duas áreas para a aprendizagem dos alunos. Pretende-se dar resposta à seguinte questão de investigação: Qual o contributo da implementação de tarefas envolvendo a Matemática e a Música na aprendizagem de alunos do 2.º ano do 1.º CEB? Para tal, desenvolveuse um estudo, no 2.º semestre da Prática Pedagógica Supervisionada, assente no paradigma interpretativo, de natureza qualitativa e com uma tipologia de estudo de caso. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados o Diário do Investigador e as fichas de registo dos alunos. Para a análise dos dados recolhidos recorreu-se à técnica de análise de conteúdo. Posteriormente à implementação das tarefas, a análise dos dados e os resultados obtidos sugerem que estas potenciaram a aprendizagem da Música e da Matemática nos alunos. As investigações desenvolvidas nesta área possibilitam à comunidade educativa aperfeiçoar as tarefas disponibilizadas, bem como implementálas em vários contextos educativos, de forma a potenciar aprendizagens significativas a todos os alunos.Nowadays, we are facing a society in which the arts are very present and are increasingly publicized, as is the case with Music. Even before birth, the human being lives in a world of sound, which will accompany him for the rest of his life. In the educational context, musical education is not yet explored in its fullness, since teachers assume that they have to have specific musical knowledge to do so. However, this is not necessary because music goes far beyond singing or playing an instrument. Music is much more than an art and therefore develops in the human being very diverse skills. Thus, it should be contemplated in all contexts of the child's life – school and non-school – such as Mathematics, which is indispensable for our daily lives. From this perspective, the present study is based on the relationship between Mathematics and Music in the 1st Cycle of Basic Education (CBE), more specifically the contribution of a teaching experience between these two areas to the students’ learning. It is intented to give an answer to the following research question: What is the contribution of the implementation of tasks involving Mathematics and Music in the learning of 2nd year students of the 1st CBE? For this, a study was developed, in the 2nd semester of supervised pedagogical practice, based on the interpretative paradigm, of a qualitative nature and with a typology of case study. The Diary of Investigator and student registration records were used as data collection instruments. Content analysis technique was used for the analysis of the collected data. After the tasks implementation, the data analysis and the results obtained suggest that these enhanced the students’ learning of Music and Mathematics. The investigations developed in this area enable the educational community to improve the tasks available, as well as implement them in various educational contexts, in order to enhance meaningful learning for all students.2020-11-03T15:37:34Z2019-12-13T00:00:00Z2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29700porDuarte, Cláudia Sofia Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:28Zoai:ria.ua.pt:10773/29700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:58.027237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A matemática e a música: uma experiência de ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
title A matemática e a música: uma experiência de ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A matemática e a música: uma experiência de ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
Duarte, Cláudia Sofia Coelho
Música
Matemática
Interdisciplinaridade
1.º Ciclo do Ensino Básico
title_short A matemática e a música: uma experiência de ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full A matemática e a música: uma experiência de ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A matemática e a música: uma experiência de ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A matemática e a música: uma experiência de ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A matemática e a música: uma experiência de ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Duarte, Cláudia Sofia Coelho
author_facet Duarte, Cláudia Sofia Coelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Cláudia Sofia Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Matemática
Interdisciplinaridade
1.º Ciclo do Ensino Básico
topic Música
Matemática
Interdisciplinaridade
1.º Ciclo do Ensino Básico
description Atualmente, estamos perante uma sociedade em que as artes estão bastante presentes e cada vez são mais divulgadas, como é o caso da Música. Mesmo antes do nascimento, o ser humano vive num mundo sonoro, que o vai acompanhar para o resto da sua vida. No contexto educativo, a educação musical ainda não é explorada na sua plenitude, uma vez que os docentes assumem que para tal têm de ter conhecimentos musicais específicos. No entanto, tal não é necessário pois a Música vai muito além de cantar ou tocar um instrumento. Música é muito mais do que uma arte e, por isso, desenvolve no ser humano competências muito diversas. Assim, esta deve estar contemplada em todos os contextos da vida da criança – escolar e não escolar – tal como a Matemática, que é imprescindível para o nosso quotidiano. Nesta ótica, surge o presente estudo que tem por base a relação entre Matemática e Música no 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente o contributo de uma experiência de ensino entre estas duas áreas para a aprendizagem dos alunos. Pretende-se dar resposta à seguinte questão de investigação: Qual o contributo da implementação de tarefas envolvendo a Matemática e a Música na aprendizagem de alunos do 2.º ano do 1.º CEB? Para tal, desenvolveuse um estudo, no 2.º semestre da Prática Pedagógica Supervisionada, assente no paradigma interpretativo, de natureza qualitativa e com uma tipologia de estudo de caso. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados o Diário do Investigador e as fichas de registo dos alunos. Para a análise dos dados recolhidos recorreu-se à técnica de análise de conteúdo. Posteriormente à implementação das tarefas, a análise dos dados e os resultados obtidos sugerem que estas potenciaram a aprendizagem da Música e da Matemática nos alunos. As investigações desenvolvidas nesta área possibilitam à comunidade educativa aperfeiçoar as tarefas disponibilizadas, bem como implementálas em vários contextos educativos, de forma a potenciar aprendizagens significativas a todos os alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13T00:00:00Z
2019-12-13
2020-11-03T15:37:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/29700
url http://hdl.handle.net/10773/29700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137675373969408