Estratégias utilizadas pelos profissionais para promover a inclusão no 1ºciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Carolina Faias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/7761
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, criado por Aviso nº 9932/2017, publicado no Diário da República, 2ª série, n.º165, de 28 de agosto de 2017.
id RCAP_255496bb1e6d6353d557fe63038b7a56
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7761
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias utilizadas pelos profissionais para promover a inclusão no 1ºciclo1ª Ciclo do Ensino BásicoNecessidades educativas especiaisEstratégiasEducação inclusiva1st Cycle of basic education, , ,.Special education needsStrategiesInclusive educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, criado por Aviso nº 9932/2017, publicado no Diário da República, 2ª série, n.º165, de 28 de agosto de 2017.O presente relatório foi realizado no decorrer da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1.ºCiclo do Ensino Básico, no ano letivo 2019/2020. A prática decorreu numa instituição de natureza jurídica privada, numa sala de 4ºano de escolaridade, composta por 15 crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos, sendo 7 do sexo feminino e 8 do sexo masculino. A turma integrava uma criança com Necessidades Educativas Especiais, com Síndrome de Down, e todas as crianças tinham nacionalidade portuguesa. Tendo em conta este contexto percebi que todas as crianças tinham a oportunidade de aprender e que esta aprendizagem era realizada de forma diferenciada, com recurso a diferentes estratégias atendendo às necessidades individuais de cada uma. Assim, fiquei motivada por compreender as estratégias que os diversos profissionais utilizavam para promover a inclusão no 1.ºCiclo do Ensino Básico, nomeadamente que princípios e práticas foram desenvolvidos face a uma educação inclusiva e quais são os fatores indicadores e promotores de uma escola inclusiva. A metodologia utilizada para a realização deste relatório foi a metodologia qualitativa e os instrumentos foram a observação direta através dos registos do diário de bordo, dos registos fotográficos e do portfólio. Assim, a análise dos dados recolhidos pretendeu dar resposta às questões colocadas, na tentativa de compreender não só o papel dos diversos profissionais na resposta que dão às crianças com Necessidades Educativas Especiais, como também a forma como se exerce, na prática, uma educação inclusiva.This report was concluded for the course unit of Supervised Practice in the 1st Cycle of Basic Education, during the school year of 2019/2020. The practice, which took place in a private institution, involved a 4th-grade class composed of 15 children of ages ranging between 9 and 11 years old, consisting of 7 females and 8 males. The class also had a child with Special Education Needs, diagnosed with Down’s Syndrome. All the children had Portuguese nationality. Within the given context, I was able to comprehend that all the children were given the opportunity to learn and that the learning process was differentiated, consisting of distinct strategies that matched the individual needs of each child. It was motivating to witness the strategies that all of the professionals involved used to promote inclusion in the 1st Cycle of Basic Education, namely that the principles and practices in question were developed taking into account an inclusive education and which factors indicate and promote it. The methodology behind the writing of this report was qualitative and the instruments used were the direct observation of daily logbook entries, photographic records, and the portfolio. The analysis of the gathered data intended to answer the posed questions in an attempt to understand not only the role of the involved professionals in their approach to children with Special Needs but also how inclusive education is promoted in practice.Morgado, JoséRepositório do ISPACerqueira, Carolina Faias2020-09-21T11:51:32Z2020-07-16T00:00:00Z2020-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7761202510565porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:43:30Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:36.657572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias utilizadas pelos profissionais para promover a inclusão no 1ºciclo
title Estratégias utilizadas pelos profissionais para promover a inclusão no 1ºciclo
spellingShingle Estratégias utilizadas pelos profissionais para promover a inclusão no 1ºciclo
Cerqueira, Carolina Faias
1ª Ciclo do Ensino Básico
Necessidades educativas especiais
Estratégias
Educação inclusiva
1st Cycle of basic education, , ,.
Special education needs
Strategies
Inclusive education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Estratégias utilizadas pelos profissionais para promover a inclusão no 1ºciclo
title_full Estratégias utilizadas pelos profissionais para promover a inclusão no 1ºciclo
title_fullStr Estratégias utilizadas pelos profissionais para promover a inclusão no 1ºciclo
title_full_unstemmed Estratégias utilizadas pelos profissionais para promover a inclusão no 1ºciclo
title_sort Estratégias utilizadas pelos profissionais para promover a inclusão no 1ºciclo
author Cerqueira, Carolina Faias
author_facet Cerqueira, Carolina Faias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, José
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Carolina Faias
dc.subject.por.fl_str_mv 1ª Ciclo do Ensino Básico
Necessidades educativas especiais
Estratégias
Educação inclusiva
1st Cycle of basic education, , ,.
Special education needs
Strategies
Inclusive education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 1ª Ciclo do Ensino Básico
Necessidades educativas especiais
Estratégias
Educação inclusiva
1st Cycle of basic education, , ,.
Special education needs
Strategies
Inclusive education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, criado por Aviso nº 9932/2017, publicado no Diário da República, 2ª série, n.º165, de 28 de agosto de 2017.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21T11:51:32Z
2020-07-16T00:00:00Z
2020-07-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/7761
202510565
url http://hdl.handle.net/10400.12/7761
identifier_str_mv 202510565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130118642204672