Desenvolvimento profissional e observação de aulas : um olhar sobre um percurso profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Sónia Isabel Pereira Ramos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20654
Resumo: O presente trabalho é o produto construído e reconstruído de atos de reflexão sobre o meu percurso profissional, onde através da seleção de três dos seus momentos mais significativos, se realiza uma análise reflexiva dos mesmos, sustentada nos quadros teóricos disponíveis. O texto que se apresenta está organizado em redor de dois grandes vetores que se interpenetram – desenvolvimento profissional e observação de aulas. Este relatório evidencia a absoluta necessidade do desenvolvimento profissional do professor, num tempo de incerteza, imprevisibilidade, complexidade, ambiguidade e acelerada mudança que caracteriza a sociedade atual e que coloca à escola e, em particular, aos professores, muitos e diferentes desafios aos quais é imperioso dar resposta. Neste contexto, clarifica-se o conceito de desenvolvimento profissional e analisam-se os cinco modelos de desenvolvimento profissional apresentados por Marcelo (1999). Para além disso, examinam-se diversos dispositivos promotores do desenvolvimento profissional, nomeadamente: a reflexão; a supervisão e, no seu seio, a observação de aulas; a investigação e a colaboração, avaliando-se, também, o seu impacto no desenvolvimento profissional do professor. Assim, este relatório está subdividido em três capítulos, correspondendo cada um deles a um dos momentos chave escolhidos. Nos dois primeiros capítulos, reflete-se sobre a influência da supervisão e da observação de aulas no meu desenvolvimento profissional. No primeiro capítulo, analisa-se essa influência na perspetiva de estagiária e no segundo, do ponto de vista de orientadora de estágio. No terceiro capítulo, abordo o impacto da dinâmica colaborativa, estabelecida no âmbito do Plano de Ação para a Matemática, no meu desenvolvimento profissional. O texto termina com algumas reflexões e propostas de intervenção numa atividade prospetiva orientada para o desenvolvimento e a melhoria.
id RCAP_2561e4d32f58bf07f9e3374b429bb095
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20654
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento profissional e observação de aulas : um olhar sobre um percurso profissionalDesenvolvimento profissionalSupervisão pedagógicaReflexãoObservação de aulasColaboraçãoProfessional developmentPedagogical supervisionReflectionClassroom observationCollaborationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho é o produto construído e reconstruído de atos de reflexão sobre o meu percurso profissional, onde através da seleção de três dos seus momentos mais significativos, se realiza uma análise reflexiva dos mesmos, sustentada nos quadros teóricos disponíveis. O texto que se apresenta está organizado em redor de dois grandes vetores que se interpenetram – desenvolvimento profissional e observação de aulas. Este relatório evidencia a absoluta necessidade do desenvolvimento profissional do professor, num tempo de incerteza, imprevisibilidade, complexidade, ambiguidade e acelerada mudança que caracteriza a sociedade atual e que coloca à escola e, em particular, aos professores, muitos e diferentes desafios aos quais é imperioso dar resposta. Neste contexto, clarifica-se o conceito de desenvolvimento profissional e analisam-se os cinco modelos de desenvolvimento profissional apresentados por Marcelo (1999). Para além disso, examinam-se diversos dispositivos promotores do desenvolvimento profissional, nomeadamente: a reflexão; a supervisão e, no seu seio, a observação de aulas; a investigação e a colaboração, avaliando-se, também, o seu impacto no desenvolvimento profissional do professor. Assim, este relatório está subdividido em três capítulos, correspondendo cada um deles a um dos momentos chave escolhidos. Nos dois primeiros capítulos, reflete-se sobre a influência da supervisão e da observação de aulas no meu desenvolvimento profissional. No primeiro capítulo, analisa-se essa influência na perspetiva de estagiária e no segundo, do ponto de vista de orientadora de estágio. No terceiro capítulo, abordo o impacto da dinâmica colaborativa, estabelecida no âmbito do Plano de Ação para a Matemática, no meu desenvolvimento profissional. O texto termina com algumas reflexões e propostas de intervenção numa atividade prospetiva orientada para o desenvolvimento e a melhoria.The present work is the result of acts of building/rebuilding and consequent reflection throughout my professional career, leading to the selection of the three most significant moments that will be carefully analyzed and sustained by the theoretical models available. The present text is organized around two major vectors that are linked – professional development and classroom observation. This report highlights the absolute need that a teacher has to grow professionally in a time of uncertainty, unpredictability, complexity, ambiguity and fast change that characterizes today´s society and that places schools, mainly, teachers to many different challenges which is absolutely necessary to respond. In this context, the concept of professional development is going to be clarified and the five models of professional development presented by Marcelo (1999) will be analyzed. In addition, several devices that promote professional development, including: reflection; supervision and, within it, classroom observation; research and collaboration, by evaluating its impact on teacher professional development will be all examined. Thus, this report is divided into three chapters, corresponding each one to the chosen key moments. In the first two chapters, one reflects about the influence of supervision and classroom observation on my professional development. In the first chapter, one analyses that influence on a trainee´s perspective and the second, concerning the supervisor´s point of view. In the third chapter, I discuss the impact of collaborative dynamic, established under the Action Plan for Mathematics, in my professional development. The text concludes with some reflections suggestions for an efficient development and improvement of the pedagogical activity.Roldão, Maria do Céu NevesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTeixeira, Sónia Isabel Pereira Ramos2016-09-14T14:24:37Z2015-02-0920152015-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20654TID:201491095porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T01:36:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:03.763277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional e observação de aulas : um olhar sobre um percurso profissional
title Desenvolvimento profissional e observação de aulas : um olhar sobre um percurso profissional
spellingShingle Desenvolvimento profissional e observação de aulas : um olhar sobre um percurso profissional
Teixeira, Sónia Isabel Pereira Ramos
Desenvolvimento profissional
Supervisão pedagógica
Reflexão
Observação de aulas
Colaboração
Professional development
Pedagogical supervision
Reflection
Classroom observation
Collaboration
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Desenvolvimento profissional e observação de aulas : um olhar sobre um percurso profissional
title_full Desenvolvimento profissional e observação de aulas : um olhar sobre um percurso profissional
title_fullStr Desenvolvimento profissional e observação de aulas : um olhar sobre um percurso profissional
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional e observação de aulas : um olhar sobre um percurso profissional
title_sort Desenvolvimento profissional e observação de aulas : um olhar sobre um percurso profissional
author Teixeira, Sónia Isabel Pereira Ramos
author_facet Teixeira, Sónia Isabel Pereira Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roldão, Maria do Céu Neves
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Sónia Isabel Pereira Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Supervisão pedagógica
Reflexão
Observação de aulas
Colaboração
Professional development
Pedagogical supervision
Reflection
Classroom observation
Collaboration
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenvolvimento profissional
Supervisão pedagógica
Reflexão
Observação de aulas
Colaboração
Professional development
Pedagogical supervision
Reflection
Classroom observation
Collaboration
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente trabalho é o produto construído e reconstruído de atos de reflexão sobre o meu percurso profissional, onde através da seleção de três dos seus momentos mais significativos, se realiza uma análise reflexiva dos mesmos, sustentada nos quadros teóricos disponíveis. O texto que se apresenta está organizado em redor de dois grandes vetores que se interpenetram – desenvolvimento profissional e observação de aulas. Este relatório evidencia a absoluta necessidade do desenvolvimento profissional do professor, num tempo de incerteza, imprevisibilidade, complexidade, ambiguidade e acelerada mudança que caracteriza a sociedade atual e que coloca à escola e, em particular, aos professores, muitos e diferentes desafios aos quais é imperioso dar resposta. Neste contexto, clarifica-se o conceito de desenvolvimento profissional e analisam-se os cinco modelos de desenvolvimento profissional apresentados por Marcelo (1999). Para além disso, examinam-se diversos dispositivos promotores do desenvolvimento profissional, nomeadamente: a reflexão; a supervisão e, no seu seio, a observação de aulas; a investigação e a colaboração, avaliando-se, também, o seu impacto no desenvolvimento profissional do professor. Assim, este relatório está subdividido em três capítulos, correspondendo cada um deles a um dos momentos chave escolhidos. Nos dois primeiros capítulos, reflete-se sobre a influência da supervisão e da observação de aulas no meu desenvolvimento profissional. No primeiro capítulo, analisa-se essa influência na perspetiva de estagiária e no segundo, do ponto de vista de orientadora de estágio. No terceiro capítulo, abordo o impacto da dinâmica colaborativa, estabelecida no âmbito do Plano de Ação para a Matemática, no meu desenvolvimento profissional. O texto termina com algumas reflexões e propostas de intervenção numa atividade prospetiva orientada para o desenvolvimento e a melhoria.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-09
2015
2015-02-09T00:00:00Z
2016-09-14T14:24:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/20654
TID:201491095
url http://hdl.handle.net/10400.14/20654
identifier_str_mv TID:201491095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131856757587968