Sala de estudo virtual no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, António Carlos Monteiro, 1970
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2528
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_88ae9e27154620431141fa27670f2d46
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2528
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sala de estudo virtual no ensino secundárioTecnologias educativasE-learningTrabalho colaborativoTrabalhos de projecto de mestrado - 2010Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010A importância de acompanhar a forte evolução tecnológica da nossa sociedade e a necessidade de intensificar a utilização dessas tecnologias no ensino secundário serviu como ponto de partida para criação de um projecto que permitisse envolver professores e alunos. Na origem deste pressuposto surge a ideia de criar um ambiente virtual de aprendizagem designado por “ Sala de Estudo Virtual”. Estando as escolas equipadas com as infra-estruturas tecnológicas necessárias para a sua implementação, tornava-se imperativo envolver os professores na utilização destas novas tecnologias como complemento e apoio aos métodos e processos de ensino. A criação deste projecto surgiu após análise do problema de fundo que tinha como base algumas questões: Que motivos levam a que apenas alguns professores utilizem as Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem? Quais as necessidades de formação na área das Tecnologias e do E-learning? Como envolver mais professores na utilização das Tecnologias e do E-learning? Através de questionários aplicados à população em análise foi possível fazer um estudo do problema e chegar a algumas respostas que serão apresentadas ao longo deste projecto. Também será referida a metodologia utilizada para a construção do ambiente virtual de aprendizagem, os objectivos com que foi criado e as fases previstas para o seu crescimento e implementação no terreno. Serão abordadas as fases seguintes do projecto, nomeadamente acções de formação que vão dotar os professores com os recursos necessários para aplicar na sala de estudo virtual.The importance of monitoring the technological evolution of our society and the need to intensify the use of such technologies in secondary teaching served as basis for creating a project involving teachers and students. This was conveyed through the creation of a virtual learning environment, called “The Virtual Study Room”. Since the schools were equipped with the necessary technological infrastructures, it became imperative to involve teachers in using these new technologies to complement and support their teaching methods and processes. The creation of this project came about after the analysis of a basic problem regarding some issues: Why do some teachers only use technologies in the teaching and learning process? What training is needed in the area of Technology and e-learning? By means of questionnaires given to the population in question it was possible to analyse the problem and come up with some answers that will be presented throughout this project. The methodology used for the construction of the virtual learning environment, the main aims and stages anticipated for their practical development will also be referred to. The following stages of the project will be addressed, namely the training courses that will equip teachers with the necessary resources to apply in the virtual learning study room.Miranda, Guilhermina LobatoRepositório da Universidade de LisboaFerreira, António Carlos Monteiro, 19702011-02-18T16:53:12Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2528porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:53.988110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sala de estudo virtual no ensino secundário
title Sala de estudo virtual no ensino secundário
spellingShingle Sala de estudo virtual no ensino secundário
Ferreira, António Carlos Monteiro, 1970
Tecnologias educativas
E-learning
Trabalho colaborativo
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
title_short Sala de estudo virtual no ensino secundário
title_full Sala de estudo virtual no ensino secundário
title_fullStr Sala de estudo virtual no ensino secundário
title_full_unstemmed Sala de estudo virtual no ensino secundário
title_sort Sala de estudo virtual no ensino secundário
author Ferreira, António Carlos Monteiro, 1970
author_facet Ferreira, António Carlos Monteiro, 1970
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Guilhermina Lobato
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, António Carlos Monteiro, 1970
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias educativas
E-learning
Trabalho colaborativo
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
topic Tecnologias educativas
E-learning
Trabalho colaborativo
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
description Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-02-18T16:53:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2528
url http://hdl.handle.net/10451/2528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134172980183040