A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Marta Amores
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/7748
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
id RCAP_257e1ef0a92fc5d11ccb533e41bf4067
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7748
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da RainhaTécnica de dança contemporâneaRepertório contemporâneoInterpretaçãoContemporary dance techniqueContemporary repertoireInterpretationRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.O presente relatório foi elaborado com base no trabalho desenvolvido durante o Estágio curricular referente ao Mestrado em Ensino de Dança, na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha, na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, com uma turma de 3º ano do Curso Básico de Dança, no ano letivo de 2015/ 2016. O processo do estágio focou-se na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, com o intuito de contribuir eficazmente para a progressão na aprendizagem e conhecimento técnico e artístico. Abordou-se uma peça de autor “Stoolgame” de Jiri Kylian, como início e fim de todo o processo de trabalho e como estratégia pedagógica para o seu desenvolvimento. Pretendeu-se oferecer estímulos ao processo de ensino aprendizagem e proporcionar links entre o contexto de aula e o palco; propondo enriquecimento de vocabulário, melhoramento e coesão de capacidades e performance aos alunos, e uma alternativa metodológica e pedagógica na planificação das aulas. A construção de exercícios técnicos através de build up e em paralelo com os objetivos definidos, num trabalho de adaptação às características da turma. A problemática decorreu da reflexão sobre a experiência de lecionação relativamente à execução técnica e desempenho interpretativo. Entre a aula técnica e o produto coreográfico, do estúdio para o palco, suscitou a questão da relação entre técnica e processo artístico, pois o Plano de Estudos do Curso Básico de Dança é constituído por disciplinas técnicas e artísticas que existem isoladas umas das outras. Após cuidada pesquisa bibliográfica, decorreu a ideia de criar “pontes” e ligações entre técnica e interpretação no processo de ensino aprendizagem, através da criação de exercícios que consistem na desconstrução do material de movimento de reportório para posteriormente o reconstruírem de uma forma consciente, permitindo um domínio técnico e interpretativo. Este relatório tem o intuito de mostrar uma possibilidade metodológica e pedagógica na lecionação da disciplina, que pretende as competências técnicas e artísticas trabalhadas e contempladas como um todo e não como capacidades ermas. A metodologia qualitativa de Investigação Ação, baseou-se na Observação Estruturada, Participação Acompanhada e Lecionação Supervisionada, bem como nos instrumentos de recolha de dados, como as Escalas de Medida, os Diários de Bordo e os Registos Audiovisuais.ABSTRACT: The present internship report, elaborated within the ambit of the Master’s in Dance Education, was accomplished based on the professionalizing internship of the aforementioned master’s, with practical application in the Vocacional Dance School of Caldas da Rainha, in the Contemporary Dance Technique subject, in a 3rd grade class of the Dance Basic Course, of the Specialized Artistic Education, in the school year of 2015/2016. The internship process focused in the Contemporary Dance Technique subject, with the aim of effectively contributing to the improvement of apprenticeship of technical and artistic knowledge, based in an authored piece that set the goal of all the work developed and also the pedagogical strategy through the process. It is intended to provide stimuli and links to the teaching-learning process; provide students with vocabulary enrichment, improvement of performance capabilities and cohesion; provide teachers with a methodological and pedagogical alternative to apply in class planification. The construction of technical exercises was executed through a build up process in adaptation to the class characters as well in parallel with the defined objectives. The problematic of the internship follows a reflection consequent from the teaching experience on the technical execution and the interpretative performance. What happens between the technical class and the choreographic product, from the studio to the stage. Thinking over what to teach and how to do it raises a question about the relation between technique and interpretative skills. The studies plan of Dance Basic Course is composed by technical and artistic subjects that are isolated from each other. After a careful bibliographic research ocured the ideia of making conections between technique and interpretation in the teaching-learning process, through the creation of technical exercises that deconstruct the choreographic material repertoire in order to reconstruct it in a conscious way that permits the technical and interpretative domain. This internship report intended to sugest and demonstrate a methodological and pedagogical possibility on the teaching of Contemporary Dance Technique that had in mind the technical and artistic skills to be worked and contemplated as a whole and not as separated faculties. The qualitative methodology of Research-Action, resorts to the Structurer Observation, Monitored Participation and Supervised Teaching in Contemporary Dance Technique subject. It is also supported by data collection through instuments with Measurement Scales, Logbooks and Audiovisual Records.Graça, CristinaRCIPLBaptista, Marta Amores2017-12-20T15:29:55Z2016-12-022016-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7748TID:201385503porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:39.111470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
title A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
spellingShingle A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
Baptista, Marta Amores
Técnica de dança contemporânea
Repertório contemporâneo
Interpretação
Contemporary dance technique
Contemporary repertoire
Interpretation
title_short A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
title_full A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
title_fullStr A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
title_full_unstemmed A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
title_sort A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
author Baptista, Marta Amores
author_facet Baptista, Marta Amores
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Graça, Cristina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Marta Amores
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica de dança contemporânea
Repertório contemporâneo
Interpretação
Contemporary dance technique
Contemporary repertoire
Interpretation
topic Técnica de dança contemporânea
Repertório contemporâneo
Interpretação
Contemporary dance technique
Contemporary repertoire
Interpretation
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02
2016-12-02T00:00:00Z
2017-12-20T15:29:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/7748
TID:201385503
url http://hdl.handle.net/10400.21/7748
identifier_str_mv TID:201385503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133427314720768