A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/7748 |
Resumo: | Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança. |
id |
RCAP_257e1ef0a92fc5d11ccb533e41bf4067 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7748 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da RainhaTécnica de dança contemporâneaRepertório contemporâneoInterpretaçãoContemporary dance techniqueContemporary repertoireInterpretationRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.O presente relatório foi elaborado com base no trabalho desenvolvido durante o Estágio curricular referente ao Mestrado em Ensino de Dança, na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha, na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, com uma turma de 3º ano do Curso Básico de Dança, no ano letivo de 2015/ 2016. O processo do estágio focou-se na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, com o intuito de contribuir eficazmente para a progressão na aprendizagem e conhecimento técnico e artístico. Abordou-se uma peça de autor “Stoolgame” de Jiri Kylian, como início e fim de todo o processo de trabalho e como estratégia pedagógica para o seu desenvolvimento. Pretendeu-se oferecer estímulos ao processo de ensino aprendizagem e proporcionar links entre o contexto de aula e o palco; propondo enriquecimento de vocabulário, melhoramento e coesão de capacidades e performance aos alunos, e uma alternativa metodológica e pedagógica na planificação das aulas. A construção de exercícios técnicos através de build up e em paralelo com os objetivos definidos, num trabalho de adaptação às características da turma. A problemática decorreu da reflexão sobre a experiência de lecionação relativamente à execução técnica e desempenho interpretativo. Entre a aula técnica e o produto coreográfico, do estúdio para o palco, suscitou a questão da relação entre técnica e processo artístico, pois o Plano de Estudos do Curso Básico de Dança é constituído por disciplinas técnicas e artísticas que existem isoladas umas das outras. Após cuidada pesquisa bibliográfica, decorreu a ideia de criar “pontes” e ligações entre técnica e interpretação no processo de ensino aprendizagem, através da criação de exercícios que consistem na desconstrução do material de movimento de reportório para posteriormente o reconstruírem de uma forma consciente, permitindo um domínio técnico e interpretativo. Este relatório tem o intuito de mostrar uma possibilidade metodológica e pedagógica na lecionação da disciplina, que pretende as competências técnicas e artísticas trabalhadas e contempladas como um todo e não como capacidades ermas. A metodologia qualitativa de Investigação Ação, baseou-se na Observação Estruturada, Participação Acompanhada e Lecionação Supervisionada, bem como nos instrumentos de recolha de dados, como as Escalas de Medida, os Diários de Bordo e os Registos Audiovisuais.ABSTRACT: The present internship report, elaborated within the ambit of the Master’s in Dance Education, was accomplished based on the professionalizing internship of the aforementioned master’s, with practical application in the Vocacional Dance School of Caldas da Rainha, in the Contemporary Dance Technique subject, in a 3rd grade class of the Dance Basic Course, of the Specialized Artistic Education, in the school year of 2015/2016. The internship process focused in the Contemporary Dance Technique subject, with the aim of effectively contributing to the improvement of apprenticeship of technical and artistic knowledge, based in an authored piece that set the goal of all the work developed and also the pedagogical strategy through the process. It is intended to provide stimuli and links to the teaching-learning process; provide students with vocabulary enrichment, improvement of performance capabilities and cohesion; provide teachers with a methodological and pedagogical alternative to apply in class planification. The construction of technical exercises was executed through a build up process in adaptation to the class characters as well in parallel with the defined objectives. The problematic of the internship follows a reflection consequent from the teaching experience on the technical execution and the interpretative performance. What happens between the technical class and the choreographic product, from the studio to the stage. Thinking over what to teach and how to do it raises a question about the relation between technique and interpretative skills. The studies plan of Dance Basic Course is composed by technical and artistic subjects that are isolated from each other. After a careful bibliographic research ocured the ideia of making conections between technique and interpretation in the teaching-learning process, through the creation of technical exercises that deconstruct the choreographic material repertoire in order to reconstruct it in a conscious way that permits the technical and interpretative domain. This internship report intended to sugest and demonstrate a methodological and pedagogical possibility on the teaching of Contemporary Dance Technique that had in mind the technical and artistic skills to be worked and contemplated as a whole and not as separated faculties. The qualitative methodology of Research-Action, resorts to the Structurer Observation, Monitored Participation and Supervised Teaching in Contemporary Dance Technique subject. It is also supported by data collection through instuments with Measurement Scales, Logbooks and Audiovisual Records.Graça, CristinaRCIPLBaptista, Marta Amores2017-12-20T15:29:55Z2016-12-022016-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7748TID:201385503porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:39.111470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha |
title |
A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha |
spellingShingle |
A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha Baptista, Marta Amores Técnica de dança contemporânea Repertório contemporâneo Interpretação Contemporary dance technique Contemporary repertoire Interpretation |
title_short |
A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha |
title_full |
A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha |
title_fullStr |
A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha |
title_full_unstemmed |
A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha |
title_sort |
A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha |
author |
Baptista, Marta Amores |
author_facet |
Baptista, Marta Amores |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Graça, Cristina RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Marta Amores |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Técnica de dança contemporânea Repertório contemporâneo Interpretação Contemporary dance technique Contemporary repertoire Interpretation |
topic |
Técnica de dança contemporânea Repertório contemporâneo Interpretação Contemporary dance technique Contemporary repertoire Interpretation |
description |
Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-02 2016-12-02T00:00:00Z 2017-12-20T15:29:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/7748 TID:201385503 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/7748 |
identifier_str_mv |
TID:201385503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133427314720768 |