Adultez emergente: na fronteira entre a adolescência e a adultez
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38590 |
Resumo: | A teoria da adultez emergente, de Jeffrey Arnett, tem sido apresentada como uma grelha compreensiva, útil na conceitualização do período desenvolvimental, que decorre entre os 18 e os 25 anos de idade. De acordo com a teoria, este período apresenta características específicas que o tornam distinto dos períodos desenvolvimentais da adolescência e da adultez e é marcado, predominantemente, pela exploração da identidade, pela instabilidade, pelo autofocus, pela vivência do sentimento “in-between” e pela percepção de possibilidades múltiplas. Com o presente trabalho, pretendemos abordar a teoria da adultez emergente, com uma análise detalhada das suas características, assim como o seu surgimento no contexto das sociedades industrializadas, nomeadamente, na realidade nacional. De igual modo, a adequação do conceito de adulto emergente à caracterização do estudante do ensino superior será também discutida. |
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Adultez emergente: na fronteira entre a adolescência e a adultezAdultez emergentePeríodo desenvolvimentalTransição para a adultezA teoria da adultez emergente, de Jeffrey Arnett, tem sido apresentada como uma grelha compreensiva, útil na conceitualização do período desenvolvimental, que decorre entre os 18 e os 25 anos de idade. De acordo com a teoria, este período apresenta características específicas que o tornam distinto dos períodos desenvolvimentais da adolescência e da adultez e é marcado, predominantemente, pela exploração da identidade, pela instabilidade, pelo autofocus, pela vivência do sentimento “in-between” e pela percepção de possibilidades múltiplas. Com o presente trabalho, pretendemos abordar a teoria da adultez emergente, com uma análise detalhada das suas características, assim como o seu surgimento no contexto das sociedades industrializadas, nomeadamente, na realidade nacional. De igual modo, a adequação do conceito de adulto emergente à caracterização do estudante do ensino superior será também discutida.The theory of emerging adulthood, by Jeffrey Arnett, has been presented as a comprehensive grid useful to the conceptuality of the development period, that occurs between the 18 and 25 years of age. According to this theory, this period shows specific characteristics that make it distinct from the developmental periods of adolescence and adulthood. It is predominantly marked with the identity exploration, the instability, the self focus, the living feeling of in-between and the perception of multiple possibilities. With the present work, we want to make this theory of emerging adulthood knowable, with a detailed analysis of its characteristics, as its rise in the context of industrialized societies, specifically in national context. In the same way, the concept of emergent adult in relation with the characterization of the higher education student will also be discussed.Universidade de São Paulo (Unicid)2023-07-12T14:26:58Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38590porMonteiro, SaraTavares, JoséPereira, Anabelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:10Zoai:ria.ua.pt:10773/38590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:56.301096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A teoria da adultez emergente, de Jeffrey Arnett, tem sido apresentada como uma grelha compreensiva, útil na conceitualização do período desenvolvimental, que decorre entre os 18 e os 25 anos de idade. De acordo com a teoria, este período apresenta características específicas que o tornam distinto dos períodos desenvolvimentais da adolescência e da adultez e é marcado, predominantemente, pela exploração da identidade, pela instabilidade, pelo autofocus, pela vivência do sentimento “in-between” e pela percepção de possibilidades múltiplas. Com o presente trabalho, pretendemos abordar a teoria da adultez emergente, com uma análise detalhada das suas características, assim como o seu surgimento no contexto das sociedades industrializadas, nomeadamente, na realidade nacional. De igual modo, a adequação do conceito de adulto emergente à caracterização do estudante do ensino superior será também discutida. |
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