Adultez emergente e significado do trabalho na transição universidade-mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Juliana Maia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32036
Resumo: As novas morfologias do trabalho e suas condições precárias de existência e atividade tem afetado, especialmente, os jovens em suas trajetórias educacionais, laborais e no processo de transição para a idade adulta. A dificuldade desse grupo em assumir o estatuto adulto e realizar seus projetos de vida tem provocado dinâmicas diferentes nas trajetórias juvenis, caracterizadas pela imprevisibilidade e caminhos fragmentados. Para acompanhar esse período da vida dinâmico e complexo, estudos ocupam-se de analisar as trajetórias das juventudes no contexto de transformações, a partir dos caminhos formativos e de trabalho. Dentre as teorias construídas para analisar esse período da vida, a Adultez Emergente tem ganhado destaque, considerando aspectos objetivos e psicológicos desta etapa. Nesse contexto de incertezas, discretas políticas públicas para esse grupo, tornou-se importante identificar como as transformações do mundo do trabalho e as representações sobre ele tem influenciado as trajetórias de desenvolvimento dos jovens. Portanto, nosso objetivo é investigar os significados atribuídos ao trabalho durante a transição para a idade adulta, e sua relação com os processos envolvidos no fenômeno da adultez emergente. A pesquisa teve como público jovens em transição “universidade-mercado”, no último ano de graduação e recém-egressos, com idades entre 18 e 29 anos. Optou-se pela realização de pesquisa quantitativa com 272 jovens que responderam questionários sociodemográficos, ESAT- BR e IDEA-BR Os resultados apontaram uma possível associação entre as dimensões da adultez emergente e dos significados do trabalho, indicando que os jovens percebem o trabalho como importante recurso para lidar com o processo de transição para a idade adulta. Ademais, a associação entre variáveis sociodemográficas e os constructos investigados evidenciam que outros fatores estão relacionados a esses fenômenos, caracterizado sua complexidade.
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Para acompanhar esse período da vida dinâmico e complexo, estudos ocupam-se de analisar as trajetórias das juventudes no contexto de transformações, a partir dos caminhos formativos e de trabalho. Dentre as teorias construídas para analisar esse período da vida, a Adultez Emergente tem ganhado destaque, considerando aspectos objetivos e psicológicos desta etapa. Nesse contexto de incertezas, discretas políticas públicas para esse grupo, tornou-se importante identificar como as transformações do mundo do trabalho e as representações sobre ele tem influenciado as trajetórias de desenvolvimento dos jovens. Portanto, nosso objetivo é investigar os significados atribuídos ao trabalho durante a transição para a idade adulta, e sua relação com os processos envolvidos no fenômeno da adultez emergente. A pesquisa teve como público jovens em transição “universidade-mercado”, no último ano de graduação e recém-egressos, com idades entre 18 e 29 anos. Optou-se pela realização de pesquisa quantitativa com 272 jovens que responderam questionários sociodemográficos, ESAT- BR e IDEA-BR Os resultados apontaram uma possível associação entre as dimensões da adultez emergente e dos significados do trabalho, indicando que os jovens percebem o trabalho como importante recurso para lidar com o processo de transição para a idade adulta. Ademais, a associação entre variáveis sociodemográficas e os constructos investigados evidenciam que outros fatores estão relacionados a esses fenômenos, caracterizado sua complexidade.The transformations in working world and its precarious conditions about the existence and labor activity has affected, especially, youg adults in their educational and labor paths, and in their process to become adulthood. The difficulty of this group in assuming the adulthood status and accomplish their life project has caused differents dynamics in youth trajectories, characterized by unpredictability and fragemented paths. In this way, to investigates this complex and dynamic life’s period, some researches are concerned with the goal about analyzing the trajectories of youth in the transformations, based on educational work paths. Among this theories, the Emergin Adulthood has gained prominence, considerig the goal of analyze the psychological and objective aspects of this period of live. In this context of uncertains and minimun public policies for young people, it has become important to identify how the meanigs about the changes of working world have influenced the development youth trajectories. Therefore, our goal is to investigate the meanings attributed to working during tha transition to adulthood and its relation with the phenomenon of emerging adultood. This is a quantitative research, that was aimed at young people in transition “university-labor market” in the last year of graduation and recent graduates aged between 18 and 29 years. In total, 272 young people answeared a personal and social survey, an ESAT-BR and IDEA-BR. The results demonstrated a possible relation between the dimensions of emerging adulthood and the meaninngs of work, idicating that youg people perceive work as an importante resource to deal with the transition to adulthood. Furthermore, the association between sociodemographic variables and the investigates constructs showed that other factors are related to these phenomenon, explained by it complexity.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilJovemAdultez emergenteInserção professionalTrabalhoAdultez emergente e significado do trabalho na transição universidade-mercadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAdultezemergentesignificado_Souto_2020.pdfapplication/pdf1305498https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32036/1/Adultezemergentesignificado_Souto_2020.pdfc5cdc8fe87513a0328eb56aa84afd78cMD51TEXTAdultezemergentesignificado_Souto_2020.pdf.txtAdultezemergentesignificado_Souto_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain348507https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32036/2/Adultezemergentesignificado_Souto_2020.pdf.txt2418e6466881c6f6dbd8a074d374fa1cMD52THUMBNAILAdultezemergentesignificado_Souto_2020.pdf.jpgAdultezemergentesignificado_Souto_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32036/3/Adultezemergentesignificado_Souto_2020.pdf.jpgbf91cc2cff35d5dec924c7b931149b84MD53123456789/320362021-04-11 06:04:46.622oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32036Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-04-11T09:04:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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