O Papel dos objectivos de trabalho no desempenho dos trabalhadores (Estudo de Caso)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Conceição Franco Nascimento, Mónica
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12942
Resumo: O presente trabalho resulta de uma investigação que tem como tema: O Papel dos objetivos de trabalho na produtividade dos trabalhadores, tendo sido utilizado o estudo de caso como estratégia metodológica na Empresa X. O tema surgiu da curiosidade pessoal em saber mais sobre a produtividade, mais concretamente sobre o impacto que os objetivos de trabalho têm na produtividade. A partir da pergunta: “Qual a influência dos objetivos de trabalho no desempenho, motivação e produtividade dos trabalhadores?”, pretendeu-se averiguar até que ponto os objetivos de trabalho são benéficos para os trabalhadores e instituição. Neste sentido, procurou-se conhecer o grau de motivação dos trabalhadores da empresa, o grau de concordância com a fixação de objetivos e nomeadamente com a chefia e o consequente impacto na produtividade. Também estabelecemos um elo de comparação entre o departamento operacional e o departamento comercial no intuito de verificar se numa mesma empresa, com o mesmo contexto organizacional, existe relação entre o tipo de objetivos (vendas ou tarefas no caso presente) e o grau de motivação. A realização desta pesquisa, realizou-se, essencialmente, em duas fases: a 1ª foi a pesquisa teórica, isto é, a revisão bibliográfica documental sobre assuntos relacionados com o tema; e, a 2ª fase foi a realização de uma investigação que se traduziu na aplicação de um inquérito por questionário direcionado aos trabalhadores da empresa alvo de estudo. Tendo em conta que a instituição é composta por um total de 91 colaboradores, sendo 63 do departamento operacional e 28 do departamento comercial, foi selecionada uma amostra aleatória de 35% dos trabalhadores de ambos os departamentos, permitindo uma confrontação entre ambos. Este valor percentual permite generalizar ao universo, o total dos trabalhadores da empresa em causa, as conclusões havidas. Os resultados obtidos permitem concluir que de uma forma geral os colaboradores reconhecem a importância da fixação de objetivos e estão motivados no desempenho das suas funções, considerando que a motivação influencia diretamente a produtividade.
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