Os trabalhos para casa no 1.º ciclo do ensino básico – conceções de alunos e professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Vera Antunes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5331
Resumo: Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_25a5f538cff16096bcbd8d2c0a433d51
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5331
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os trabalhos para casa no 1.º ciclo do ensino básico – conceções de alunos e professorPrática de ensino supervisionadaTrabalhos para casaAprendizagemSupervision of practice teachingHomeworkLearningRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do 2º ano de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do En-sino Básico, pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Este documento centra-se essencialmente na descrição reflexiva da prática de-senvolvida num 3.º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa escola na zona central de Lisboa. São analisados dois momentos distintos: o período de observação do contex-to, com respetiva avaliação diagnóstica, definição da problemática, delineação dos objetivos, planeamento dos conteúdos a lecionar e estratégias a implementar; a fase posterior à intervenção, com avaliação dos alunos e do plano inicialmente definido. Deste processo, constituiu-se ainda como finalidade formativa o aprofundamento do tema relacionado com os trabalhos para casa (TPC), com o objetivo de conhecer a opinião dos alunos e da professora do contexto onde decorreu a PES II relativamente a este tema tão controverso. Os dados foram recolhidos através de questionários, en-trevistas semiestruturadas e grelhas de registo diários do TPC. Os resultados do estu-do revelam que tanto a professora como os alunos reconhecem vantagens nesta práti-ca pedagógica, tendo esta tem grande adesão por parte dos alunos que os cumprem com elevada regularidade. Concluiu-se igualmente, com base na análise documental, que os trabalhos para casa são eficazes quando prescritos com quantidade e frequên-cia adequados ao contexto. Sendo este um estudo exploratório e não representativo de uma população, os seus resultados referem-se apenas ao contexto a que diz res-peito.ABSTRACT The following report was developed in the field of the Supervision of Practice Teaching in the 2nd grade of Master’s Degree in Primary Teaching (1st and 2nd cycle), in Lisbon Higher School of Education. This document focus essentially in the reflexive description of the context of ped-agogical intervention on the 3rd degree of 1st Cycle of Primary Teaching, on a central zone of Lisbon. There are being analysed two distinctive moments: the stage of obser-vation of the context, with its diagnostic evaluation, definition of the problematics, de-lineation of goals and planning of the teach contents; the stage after the intervention, with the evaluation of the student and of the initial plan set. Through this process, it was established as a formative purpose the developing of a study related to homework (TPC), in order to know the opinion of the students and the teacher of the context where PES II occurred about this controversial issue. Data were collected through questionnaires, semi-structured interviews and daily TPC regis-tration grids. The study’s results reveal that both teacher and students recognize ad-vantages in this pedagogical practice, with such high adherence from the students that fulfil it regularly. It was also concluded, based on documental analysis, that homework is effective when prescribed with the amount and frequency adapted to the context. As this is an exploratory study and not a study from a representative analysis, its results can only represent the respective background.Madureira, IsabelRCIPLDuarte, Vera Antunes2015-11-03T15:00:39Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5331TID:201393697porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:34Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:36.895225Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os trabalhos para casa no 1.º ciclo do ensino básico – conceções de alunos e professor
title Os trabalhos para casa no 1.º ciclo do ensino básico – conceções de alunos e professor
spellingShingle Os trabalhos para casa no 1.º ciclo do ensino básico – conceções de alunos e professor
Duarte, Vera Antunes
Prática de ensino supervisionada
Trabalhos para casa
Aprendizagem
Supervision of practice teaching
Homework
Learning
title_short Os trabalhos para casa no 1.º ciclo do ensino básico – conceções de alunos e professor
title_full Os trabalhos para casa no 1.º ciclo do ensino básico – conceções de alunos e professor
title_fullStr Os trabalhos para casa no 1.º ciclo do ensino básico – conceções de alunos e professor
title_full_unstemmed Os trabalhos para casa no 1.º ciclo do ensino básico – conceções de alunos e professor
title_sort Os trabalhos para casa no 1.º ciclo do ensino básico – conceções de alunos e professor
author Duarte, Vera Antunes
author_facet Duarte, Vera Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madureira, Isabel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Vera Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Trabalhos para casa
Aprendizagem
Supervision of practice teaching
Homework
Learning
topic Prática de ensino supervisionada
Trabalhos para casa
Aprendizagem
Supervision of practice teaching
Homework
Learning
description Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03T15:00:39Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5331
TID:201393697
url http://hdl.handle.net/10400.21/5331
identifier_str_mv TID:201393697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133404326789120