Ecoliteracia : a influência das narrativas no desenvolvimento da consciência ecológica dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Marisa Raquel Marques
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45221
Resumo: Dissertação de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_25b3ff8d6487175c6ea2f55c37acdd9d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45221
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ecoliteracia : a influência das narrativas no desenvolvimento da consciência ecológica dos alunosEcoliteracy : the influence of narratives in the development of ecological consciousness of studentsEcoliteraciaConstrutivismoLeituraEscritaInterdisciplinaridadeEcoliteracyConstructivismReadingWritingInterdisciplinarityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, cujo objetivo era promover o desenvolvimento da consciência ecológica dos alunos através das narrativas, procurando também desenvolver a escrita e a leitura. O desenvolvimento do domínio da língua foi o ponto fulcral deste projeto, com a respetiva progressão na leitura e na escrita de textos, que permitiram aos alunos a consequente evolução dos seus conhecimentos, das suas aptidões e das suas atitudes perante o uso da língua portuguesa. Para esse efeito promovemos o contato dos alunos com diferentes tipologias textuais, através da sua leitura e escrita. Neste quadro, e tendo em conta que o ambiente em que vivemos é cada vez mais uma preocupação da nossa sociedade, procurámos, através deste projeto, compreender qual a influência do Homem no meio ambiente, mais especificamente na extinção das espécies animais. Para que isso fosse possível, promoveram-se diversas leituras e escritas, com o intuito de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes, reflexivos e críticos acerca da influência que o Homem tem no nosso meio ambiente. Através de diversas atividades propostas a alunos de uma turma de 2º ano, constituída por vinte e cinco alunos, e de uma turma de 6º ano, constituída por dezassete alunos, procurámos alcançar os seguintes objetivos gerais: fomentar o gosto pela leitura, desenvolver a capacidade de pesquisa, seleção e registo de informação, promover o trabalho de grupo e a entreajuda, desenvolver o pensamento crítico e reflexivo e promover a interdisciplinaridade. A metodologia selecionada para este projeto foi a construtivista e os dados foram obtidos através dos trabalhos realizados pelos alunos, das fotografias e das observações e reflexões das aulas. Após a realização deste projeto considerámos que fomos capazes de atingir os objetivos propostos e contribuímos para que os alunos ficassem mais informados e desenvolvessem competências e ferramentas que lhes permitam ter uma opinião e intervir no meio ambiente que os rodeia.The present report presents the work developed in Supervised Teaching Practise, which goal was to promote the development of ecological consciousness of students trough narratives, also looking to develop their reading and writing. The development of language proficiency was the focal point of this project, with the respective progress in reading and writing texts, which allowed students the consequent evolution of their knowledge, their skills and their attitudes towards the use of the Portuguese language. To this end we promote the contact of students with different text types, through its reading and writing. In this context, taking into account that the environment that we lived in is more and more a concern of our society, we look, through this project, to understand the influence of man on the environment, specifically in the extinction of animal species. To make this possible, different readings and readings were promoted, in order to contribute to the formation of more conscious citizens, reflective and critical about the influence that man has on our environment. Through various activities proposed to students in a class of 2nd year, constituted by twenty five students, and a 6th grade class, constituted by seventeen students, we looked to achieve the following general objectives: foment a love of reading, develop research capacity, selection and registration information, promote group work and mutual aid, develop critical and reflective thinking and promote interdisciplinarity. The methodology selected to this project was the constructivist and the data were obtained through the work done by students, the photographs and the observations and reflections of classes. After the completion of this project we considered that we were able to achieve the proposed goals and we contribute to the students stay more informed and develop skills and tools that enable them to have an opinion and intervene in the environment around them.Ramos, Rui LimaUniversidade do MinhoVieira, Marisa Raquel Marques2017-01-202017-01-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45221por201648296info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:37.836605Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ecoliteracia : a influência das narrativas no desenvolvimento da consciência ecológica dos alunos
Ecoliteracy : the influence of narratives in the development of ecological consciousness of students
title Ecoliteracia : a influência das narrativas no desenvolvimento da consciência ecológica dos alunos
spellingShingle Ecoliteracia : a influência das narrativas no desenvolvimento da consciência ecológica dos alunos
Vieira, Marisa Raquel Marques
Ecoliteracia
Construtivismo
Leitura
Escrita
Interdisciplinaridade
Ecoliteracy
Constructivism
Reading
Writing
Interdisciplinarity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ecoliteracia : a influência das narrativas no desenvolvimento da consciência ecológica dos alunos
title_full Ecoliteracia : a influência das narrativas no desenvolvimento da consciência ecológica dos alunos
title_fullStr Ecoliteracia : a influência das narrativas no desenvolvimento da consciência ecológica dos alunos
title_full_unstemmed Ecoliteracia : a influência das narrativas no desenvolvimento da consciência ecológica dos alunos
title_sort Ecoliteracia : a influência das narrativas no desenvolvimento da consciência ecológica dos alunos
author Vieira, Marisa Raquel Marques
author_facet Vieira, Marisa Raquel Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Rui Lima
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Marisa Raquel Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Ecoliteracia
Construtivismo
Leitura
Escrita
Interdisciplinaridade
Ecoliteracy
Constructivism
Reading
Writing
Interdisciplinarity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ecoliteracia
Construtivismo
Leitura
Escrita
Interdisciplinaridade
Ecoliteracy
Constructivism
Reading
Writing
Interdisciplinarity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-20
2017-01-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/45221
url http://hdl.handle.net/1822/45221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201648296
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132196365139968