Rotulagem: a perspetiva do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Rita Verdasca
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18313
Resumo: Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
id RCAP_25d028b2dfb595c390ba4786e3c02807
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18313
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rotulagem: a perspetiva do consumidorRotulagem alimentarConsumidor finalEscolhas alimentaresDissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas MonizA temática da saúde e bem-estar das populações tem sido um tema em voga, desde a Obesidade ter sido proclamada a epidemia do século XXI, pela OMS. Portugal não é exceção e muito há a fazer para melhorar os hábitos alimentares dos portugueses. As escolhas alimentares são o início para a mudança de hábitos alimentares e prevenção de doenças/ patologias associadas. Posto isto, a rotulagem contida nos produtos alimentares é imperativa na decisão de compra de um alimento. A Indústria alimentar tem vindo a acompanhar as tendências alimentares da população portuguesa, assim como a sua preocupação com a saúde e bem-estar do consumidor. A forma direta de comunicação entre a Indústria Alimentar e o consumidor é a rotulagem presente em todos os alimentos. Deste modo, é de suma importância perceber se a informação contida na rotulagem é compreendida pelo consumidor e, de que forma contribui para as escolhas alimentares. A Indústria Alimentar tem demonstrado cuidado ao informar o consumidor sobre diversas citações nutricionais, como a presença de alergénios, quantidade de gordura e até de açúcares dos alimentos. No entanto, considero fundamental perceber se essa informação é devidamente compreendida e se é um fator relevante para o consumidor. O Inquérito por questionário: Rotulagem, a perspetiva do consumidor é uma ferramenta pela qual pretendo perceber e avaliar qual a importância da rotulagem alimentar para o consumidor final, assim como qual o seu impacto nas escolhas alimentares da população. De igual forma, pretendo estimar se o consumidor final compreende a informação presente na rotulagem e se, de alguma forma, esta informação pesa na aquisição de produtos alimentares. A aplicação deste Inquérito por questionário é de administração direta, e em modalidade online (através da ferramenta SurveyMonkey e da Rede Social Facebook). No Inquérito por questionário todas as questões serão anónimas e confidenciais, alusão que estará presente no Inquérito. Considero a leitura e correta interpretação da rotulagem uma premissa para melhorar os hábitos alimentares, não só de consumidores com patologias associadas, mas para o consumidor em geral. Pretendo que este estudo seja uma mais-valia para os profissionais de saúde, para colegas nutricionistas e para a Indústria Alimentar.Cortez, FilipaRepositório ComumGomes, Ana Rita Verdasca2017-05-08T09:38:55Z2014-12-01T00:00:00Z2014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18313201692864porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-06T14:52:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:50.402247Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rotulagem: a perspetiva do consumidor
title Rotulagem: a perspetiva do consumidor
spellingShingle Rotulagem: a perspetiva do consumidor
Gomes, Ana Rita Verdasca
Rotulagem alimentar
Consumidor final
Escolhas alimentares
title_short Rotulagem: a perspetiva do consumidor
title_full Rotulagem: a perspetiva do consumidor
title_fullStr Rotulagem: a perspetiva do consumidor
title_full_unstemmed Rotulagem: a perspetiva do consumidor
title_sort Rotulagem: a perspetiva do consumidor
author Gomes, Ana Rita Verdasca
author_facet Gomes, Ana Rita Verdasca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cortez, Filipa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Rita Verdasca
dc.subject.por.fl_str_mv Rotulagem alimentar
Consumidor final
Escolhas alimentares
topic Rotulagem alimentar
Consumidor final
Escolhas alimentares
description Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01T00:00:00Z
2014-12-01T00:00:00Z
2017-05-08T09:38:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18313
201692864
url http://hdl.handle.net/10400.26/18313
identifier_str_mv 201692864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129956794499072