Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: análise comparativa das técnicas lecionadas na classe de canto da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28721 |
Resumo: | O presente relatório está inserido na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada – adiante designada por PES – do Mestrado em Ensino da Música, iniciado no ano letivo 2015/2016 na Universidade de Évora. A PES foi realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, - adiante designada por EAMCN – em 2016/2017, tendo como professor cooperante o professor José Manuel Araújo e como orientadora interna a professora Liliana Bizineche. Este relatório está dividido em duas secções: a primeira sobre a PES realizada, onde estão inseridas a caracterização da EAMCN, a caracterização dos alunos observados, a descrição das aulas lecionadas, a análise crítica da atividade docente e uma conclusão. A segunda secção é composta por uma pesquisa sobre as várias escolas de Canto e de que forma o ensino de canto na EMCN é ou não influenciado pelas técnicas apresentadas na investigação; Abstract: Report on the Supervised Teaching Practice held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional – Comparative Analysis of the Techniques Taught in the Lyrical Singing Class at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional This report is inserted in the curricular unit Supervised Teaching Practice of Master in Music Teaching, which started in the academic year 2015/2016 at the Universidade de Évora. The PES took place at the Escola Artística de Música do Conservatório Nacional - referred as EAMCN - during the academic year of 2016/2017, with Professor José Manuel Araújo as a cooperating professor and Professor Liliana Bizineche as internal mentor. This report is divided into two sections: the first one is dedicated to the PES analysis, with a description of the EAMCN, along with the characteristics of the students observed, description of the classes taught, the critical analysis of the teaching process and, at last, a conclusion. The second section consists of a wide research on the various singing schools and how singing teaching at EAMCN may or may not be influenced by the techniques presented in this investigation. |
id |
RCAP_91355e1aab92e10a2249896c11db1e83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/28721 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: análise comparativa das técnicas lecionadas na classe de canto da Escola Artística de Música do Conservatório NacionalCantoEnsinoEscolas nacionais de cantoTécnicaPedagogiaSingingTeachingNational schools of singingTechniquePedagogyO presente relatório está inserido na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada – adiante designada por PES – do Mestrado em Ensino da Música, iniciado no ano letivo 2015/2016 na Universidade de Évora. A PES foi realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, - adiante designada por EAMCN – em 2016/2017, tendo como professor cooperante o professor José Manuel Araújo e como orientadora interna a professora Liliana Bizineche. Este relatório está dividido em duas secções: a primeira sobre a PES realizada, onde estão inseridas a caracterização da EAMCN, a caracterização dos alunos observados, a descrição das aulas lecionadas, a análise crítica da atividade docente e uma conclusão. A segunda secção é composta por uma pesquisa sobre as várias escolas de Canto e de que forma o ensino de canto na EMCN é ou não influenciado pelas técnicas apresentadas na investigação; Abstract: Report on the Supervised Teaching Practice held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional – Comparative Analysis of the Techniques Taught in the Lyrical Singing Class at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional This report is inserted in the curricular unit Supervised Teaching Practice of Master in Music Teaching, which started in the academic year 2015/2016 at the Universidade de Évora. The PES took place at the Escola Artística de Música do Conservatório Nacional - referred as EAMCN - during the academic year of 2016/2017, with Professor José Manuel Araújo as a cooperating professor and Professor Liliana Bizineche as internal mentor. This report is divided into two sections: the first one is dedicated to the PES analysis, with a description of the EAMCN, along with the characteristics of the students observed, description of the classes taught, the critical analysis of the teaching process and, at last, a conclusion. The second section consists of a wide research on the various singing schools and how singing teaching at EAMCN may or may not be influenced by the techniques presented in this investigation.Universidade de Évora2021-01-19T17:34:19Z2021-01-192020-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28721http://hdl.handle.net/10174/28721TID:202577040porDepartamento de Músicaferreiramicarina@hotmail.com203Ferreira, Carina Isabel Matiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28721Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:40.962315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: análise comparativa das técnicas lecionadas na classe de canto da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: análise comparativa das técnicas lecionadas na classe de canto da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: análise comparativa das técnicas lecionadas na classe de canto da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional Ferreira, Carina Isabel Matias Canto Ensino Escolas nacionais de canto Técnica Pedagogia Singing Teaching National schools of singing Technique Pedagogy |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: análise comparativa das técnicas lecionadas na classe de canto da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: análise comparativa das técnicas lecionadas na classe de canto da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: análise comparativa das técnicas lecionadas na classe de canto da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: análise comparativa das técnicas lecionadas na classe de canto da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: análise comparativa das técnicas lecionadas na classe de canto da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional |
author |
Ferreira, Carina Isabel Matias |
author_facet |
Ferreira, Carina Isabel Matias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Carina Isabel Matias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canto Ensino Escolas nacionais de canto Técnica Pedagogia Singing Teaching National schools of singing Technique Pedagogy |
topic |
Canto Ensino Escolas nacionais de canto Técnica Pedagogia Singing Teaching National schools of singing Technique Pedagogy |
description |
O presente relatório está inserido na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada – adiante designada por PES – do Mestrado em Ensino da Música, iniciado no ano letivo 2015/2016 na Universidade de Évora. A PES foi realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, - adiante designada por EAMCN – em 2016/2017, tendo como professor cooperante o professor José Manuel Araújo e como orientadora interna a professora Liliana Bizineche. Este relatório está dividido em duas secções: a primeira sobre a PES realizada, onde estão inseridas a caracterização da EAMCN, a caracterização dos alunos observados, a descrição das aulas lecionadas, a análise crítica da atividade docente e uma conclusão. A segunda secção é composta por uma pesquisa sobre as várias escolas de Canto e de que forma o ensino de canto na EMCN é ou não influenciado pelas técnicas apresentadas na investigação; Abstract: Report on the Supervised Teaching Practice held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional – Comparative Analysis of the Techniques Taught in the Lyrical Singing Class at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional This report is inserted in the curricular unit Supervised Teaching Practice of Master in Music Teaching, which started in the academic year 2015/2016 at the Universidade de Évora. The PES took place at the Escola Artística de Música do Conservatório Nacional - referred as EAMCN - during the academic year of 2016/2017, with Professor José Manuel Araújo as a cooperating professor and Professor Liliana Bizineche as internal mentor. This report is divided into two sections: the first one is dedicated to the PES analysis, with a description of the EAMCN, along with the characteristics of the students observed, description of the classes taught, the critical analysis of the teaching process and, at last, a conclusion. The second section consists of a wide research on the various singing schools and how singing teaching at EAMCN may or may not be influenced by the techniques presented in this investigation. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15T00:00:00Z 2021-01-19T17:34:19Z 2021-01-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/28721 http://hdl.handle.net/10174/28721 TID:202577040 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/28721 |
identifier_str_mv |
TID:202577040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Música ferreiramicarina@hotmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136668334161920 |