O recurso a materiais didáticos no ensino da matemática em contexto de Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Tatiana Matias
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8030
Resumo: O relatório final de estágio desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este contempla uma reflexão crítica no que toca às unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (II e III), em contexto de estágio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, assim como apresenta uma investigação centrada num tema associado à área de conteúdo da Matemática. Para a concretização da primeira parte do relatório, foram usados diversificados materiais criados e implementados ao longo das PES I e II, bem como autores de referência, com o intuito de fundamentar todo o trabalho desenvolvido. No que diz respeito à segunda parte do relatório final de estágio foi executada uma investigação de caráter qualitativo, que teve como principal finalidade compreender de que forma o recurso a materiais didáticos, em momentos de aprendizagem na sala de atividades, em contexto de Educação Pré-Escolar, influencia a aprendizagem da Matemática, abrangendo um tema em específico: medida. Deste modo, foram desenvolvidas várias atividades, que tinham por base desafios, para perceber quais as noções matemáticas que as crianças já mobilizavam, assim como quais as dificuldades que estas sentiam no desenvolvimento das mesmas, e quão importante foi o recurso a materiais didáticos não estruturados para a superação de tais obstáculos.
id RCAP_25dd0b8a927dd4319257f752718ef972
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8030
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O recurso a materiais didáticos no ensino da matemática em contexto de Educação Pré-EscolarMateriais didáticosaprendizagem da matemáticaEducação PréEscolarBrincarMedidaTeaching MaterialsMathematics LearningPre-School EducationPlayMeasureO relatório final de estágio desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este contempla uma reflexão crítica no que toca às unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (II e III), em contexto de estágio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, assim como apresenta uma investigação centrada num tema associado à área de conteúdo da Matemática. Para a concretização da primeira parte do relatório, foram usados diversificados materiais criados e implementados ao longo das PES I e II, bem como autores de referência, com o intuito de fundamentar todo o trabalho desenvolvido. No que diz respeito à segunda parte do relatório final de estágio foi executada uma investigação de caráter qualitativo, que teve como principal finalidade compreender de que forma o recurso a materiais didáticos, em momentos de aprendizagem na sala de atividades, em contexto de Educação Pré-Escolar, influencia a aprendizagem da Matemática, abrangendo um tema em específico: medida. Deste modo, foram desenvolvidas várias atividades, que tinham por base desafios, para perceber quais as noções matemáticas que as crianças já mobilizavam, assim como quais as dificuldades que estas sentiam no desenvolvimento das mesmas, e quão importante foi o recurso a materiais didáticos não estruturados para a superação de tais obstáculos.The final internship report is developed within the framework of the master’s degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. This report includes a critical reflection regarding curricular units of Supervised Teaching Practice (II and III), in the context of an internship, in the 1st Cycle of Basic Education and in PreSchool Education, as well as it presents an investigation centered on a theme associated within the area content of Mathematics. To carry out the first part of the report it was used diversified materials created and implemented throughout PES I and II, as well as reference authors to corroborate the work developed. When it comes to the second part of the final internship report, a qualitative investigation was carried out, whose main purpose was to understand how the use of didactic materials, in moments of learning in the activity room, within the context of Pre-School Education, influences the learning of Mathematics while covering a specific theme: measure. In order to achieve this, several activities were developed based on challenges aiming to understand which mathematical notions the children already had as well as the difficulties they felt in their development and how important the use of unstructured teaching materials was to overcome such obstacles.Gomes, HelenaRibeiro, AntónioRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMarques, Tatiana Matias2023-11-14T13:51:28Z2023-07-132023-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8030TID:203386450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-18T02:30:37Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:00.883253Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O recurso a materiais didáticos no ensino da matemática em contexto de Educação Pré-Escolar
title O recurso a materiais didáticos no ensino da matemática em contexto de Educação Pré-Escolar
spellingShingle O recurso a materiais didáticos no ensino da matemática em contexto de Educação Pré-Escolar
Marques, Tatiana Matias
Materiais didáticos
aprendizagem da matemática
Educação PréEscolar
Brincar
Medida
Teaching Materials
Mathematics Learning
Pre-School Education
Play
Measure
title_short O recurso a materiais didáticos no ensino da matemática em contexto de Educação Pré-Escolar
title_full O recurso a materiais didáticos no ensino da matemática em contexto de Educação Pré-Escolar
title_fullStr O recurso a materiais didáticos no ensino da matemática em contexto de Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed O recurso a materiais didáticos no ensino da matemática em contexto de Educação Pré-Escolar
title_sort O recurso a materiais didáticos no ensino da matemática em contexto de Educação Pré-Escolar
author Marques, Tatiana Matias
author_facet Marques, Tatiana Matias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Helena
Ribeiro, António
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Tatiana Matias
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais didáticos
aprendizagem da matemática
Educação PréEscolar
Brincar
Medida
Teaching Materials
Mathematics Learning
Pre-School Education
Play
Measure
topic Materiais didáticos
aprendizagem da matemática
Educação PréEscolar
Brincar
Medida
Teaching Materials
Mathematics Learning
Pre-School Education
Play
Measure
description O relatório final de estágio desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este contempla uma reflexão crítica no que toca às unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (II e III), em contexto de estágio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, assim como apresenta uma investigação centrada num tema associado à área de conteúdo da Matemática. Para a concretização da primeira parte do relatório, foram usados diversificados materiais criados e implementados ao longo das PES I e II, bem como autores de referência, com o intuito de fundamentar todo o trabalho desenvolvido. No que diz respeito à segunda parte do relatório final de estágio foi executada uma investigação de caráter qualitativo, que teve como principal finalidade compreender de que forma o recurso a materiais didáticos, em momentos de aprendizagem na sala de atividades, em contexto de Educação Pré-Escolar, influencia a aprendizagem da Matemática, abrangendo um tema em específico: medida. Deste modo, foram desenvolvidas várias atividades, que tinham por base desafios, para perceber quais as noções matemáticas que as crianças já mobilizavam, assim como quais as dificuldades que estas sentiam no desenvolvimento das mesmas, e quão importante foi o recurso a materiais didáticos não estruturados para a superação de tais obstáculos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-14T13:51:28Z
2023-07-13
2023-07-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/8030
TID:203386450
url http://hdl.handle.net/10400.19/8030
identifier_str_mv TID:203386450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135138188099584