Os blocos lógicos e o brincar na promoção de aprendizagens matemáticas no âmbito dos conjuntos na Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/8027 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio intitulado “Os blocos lógicos e o brincar na promoção de aprendizagens matemáticas no âmbito dos conjuntos na Educação PréEscolar”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Inicialmente está patente uma reflexão crítica sobre as práticas concretizadas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada I (PES I) e da Prática de Ensino Supervisiona II (PES II), que inclui uma contextualização dos estágios desenvolvidos, uma breve caracterização de ambos os contextos, bem como uma apreciação crítica das competências desenvolvidas com apresentação de evidências, tendo como base o documento orientador intitulado de Padrões de Desempenho Docente, previsto no Despacho n.º 16034/2010. A oportunidade de estagiar em dois contextos distintos permitiu-me adquirir competências não só profissionais como pessoais que me irão certamente preparar de melhor forma para o futuro enquanto profissional da educação. Contempla também uma investigação desenvolvida no contexto de EPE, com o intuito de percecionar em que medida o recurso aos blocos lógicos promove aprendizagens matemáticas no âmbito dos conjuntos e, tendo em consideração os objetivos inerentes, optei por uma abordagem qualitativa, recorrendo à observação, notas de campo e entrevistas, perante um grupo de 26 crianças de um Jardim de Infância do distrito de Viseu. Esta investigação permitiu-me conhecer quais os diversos significados atribuídos aos blocos lógicos, com a criação de um ambiente propício, lúdico e rico em materiais manipuláveis, no qual a criança é de facto um sujeito ativo. Além disso, através da exploração do material estruturado blocos lógicos, as crianças começaram a encontrar princípios lógicos que, de facto, lhes permitiram concretizar classificações, quer de objetos, quer de pessoas, estabelecendo sempre relações entre eles, compreendendo de melhor forma a noção conjunto. Os blocos lógicos tornam-se assim facilitadores na apropriação de conceitos matemáticos, assim como no desenvolvimento de outras capacidades transversais como, por exemplo, a comunicação e a resolução de problemas. |
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Os blocos lógicos e o brincar na promoção de aprendizagens matemáticas no âmbito dos conjuntos na Educação Pré-EscolarEducação Pré-EscolarMatemáticaBrincarAprendizagemBlocos LógicosPreschool EducationMathematicsPlayLearningLogic BlocksO presente Relatório Final de Estágio intitulado “Os blocos lógicos e o brincar na promoção de aprendizagens matemáticas no âmbito dos conjuntos na Educação PréEscolar”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Inicialmente está patente uma reflexão crítica sobre as práticas concretizadas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada I (PES I) e da Prática de Ensino Supervisiona II (PES II), que inclui uma contextualização dos estágios desenvolvidos, uma breve caracterização de ambos os contextos, bem como uma apreciação crítica das competências desenvolvidas com apresentação de evidências, tendo como base o documento orientador intitulado de Padrões de Desempenho Docente, previsto no Despacho n.º 16034/2010. A oportunidade de estagiar em dois contextos distintos permitiu-me adquirir competências não só profissionais como pessoais que me irão certamente preparar de melhor forma para o futuro enquanto profissional da educação. Contempla também uma investigação desenvolvida no contexto de EPE, com o intuito de percecionar em que medida o recurso aos blocos lógicos promove aprendizagens matemáticas no âmbito dos conjuntos e, tendo em consideração os objetivos inerentes, optei por uma abordagem qualitativa, recorrendo à observação, notas de campo e entrevistas, perante um grupo de 26 crianças de um Jardim de Infância do distrito de Viseu. Esta investigação permitiu-me conhecer quais os diversos significados atribuídos aos blocos lógicos, com a criação de um ambiente propício, lúdico e rico em materiais manipuláveis, no qual a criança é de facto um sujeito ativo. Além disso, através da exploração do material estruturado blocos lógicos, as crianças começaram a encontrar princípios lógicos que, de facto, lhes permitiram concretizar classificações, quer de objetos, quer de pessoas, estabelecendo sempre relações entre eles, compreendendo de melhor forma a noção conjunto. Os blocos lógicos tornam-se assim facilitadores na apropriação de conceitos matemáticos, assim como no desenvolvimento de outras capacidades transversais como, por exemplo, a comunicação e a resolução de problemas.The following Internship Report entitled “The logical blocks and the promotion of mathematical learning within the scope of sets in Pre-School Education”, appears within the scope of the Master’s degree in Pre-School Education (EPE) and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB). Initially, it is presented a critical reflection on the practices implemented during the Supervised Teaching Practice I (PES I) and the Supervised Teaching Practice II (PES II), which includes a contextualization of the developed phases, a brief characterization of both contexts, as well as a critical appreciation of the skills developed with the presentation of evidence, based on the guiding document entitled Teacher Performance Standards, provided for in the Decree-Law No. n.º 16034/2010. The opportunity to do an internship in two different contexts allowed me to acquire not only professional but also personal skills that will certainly prepare me better for the future as an education professional. It also includes an investigation developed in the context of EPE, in order to understand to what extent the use of logical blocks promotes mathematical learning within the scope of sets and, taking into account the inherent objectives, I opted for a qualitative approach, using observation, fieldwork notes and interviews, with a group of 26 children from a kindergarten in the district of Viseu. This investigation allowed me to know the different meanings attributed to the logical blocks, with the creation of an conducive environment, playful and rich in manipulable materials, in which the child is in fact an active subject. In addition, through the exploration of the structured material logical blocks, children began to find logical principles that, in fact, allowed them to materialize classifications, whether of objects or people, always establishing relationships between them, better understanding the sets concept. The logical blocks thus become facilitators in the appropriation of mathematical concepts, as well as in the development of other skills and competences, such as communication and problem solving.Martins, PatríciaRibeiro, AntónioRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuTavares, Mariana Soraia Henriques2023-11-13T16:55:29Z2023-04-122023-04-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8027TID:203385756porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-18T02:30:35Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8027Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:00.747949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente Relatório Final de Estágio intitulado “Os blocos lógicos e o brincar na promoção de aprendizagens matemáticas no âmbito dos conjuntos na Educação PréEscolar”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Inicialmente está patente uma reflexão crítica sobre as práticas concretizadas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada I (PES I) e da Prática de Ensino Supervisiona II (PES II), que inclui uma contextualização dos estágios desenvolvidos, uma breve caracterização de ambos os contextos, bem como uma apreciação crítica das competências desenvolvidas com apresentação de evidências, tendo como base o documento orientador intitulado de Padrões de Desempenho Docente, previsto no Despacho n.º 16034/2010. A oportunidade de estagiar em dois contextos distintos permitiu-me adquirir competências não só profissionais como pessoais que me irão certamente preparar de melhor forma para o futuro enquanto profissional da educação. Contempla também uma investigação desenvolvida no contexto de EPE, com o intuito de percecionar em que medida o recurso aos blocos lógicos promove aprendizagens matemáticas no âmbito dos conjuntos e, tendo em consideração os objetivos inerentes, optei por uma abordagem qualitativa, recorrendo à observação, notas de campo e entrevistas, perante um grupo de 26 crianças de um Jardim de Infância do distrito de Viseu. Esta investigação permitiu-me conhecer quais os diversos significados atribuídos aos blocos lógicos, com a criação de um ambiente propício, lúdico e rico em materiais manipuláveis, no qual a criança é de facto um sujeito ativo. Além disso, através da exploração do material estruturado blocos lógicos, as crianças começaram a encontrar princípios lógicos que, de facto, lhes permitiram concretizar classificações, quer de objetos, quer de pessoas, estabelecendo sempre relações entre eles, compreendendo de melhor forma a noção conjunto. Os blocos lógicos tornam-se assim facilitadores na apropriação de conceitos matemáticos, assim como no desenvolvimento de outras capacidades transversais como, por exemplo, a comunicação e a resolução de problemas. |
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