Descobrir o mundo: a brincadeira heurística e a exploração de materiais não estruturados na educação de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37672 |
Resumo: | O presente relatório é resultado de uma investigação realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, intitulada- descobrir o mundo: a brincadeira heurística e a exploração de materiais não estruturados na educação de infância. Esta investigação é um estudo transversal realizado nos contextos educativos, nos quais realizei os momentos de estágio de creche e jardim de infância. Todo o relatório de investigação foi desenvolvido num processo de formação pessoal e profissional, apresentando aprendizagens adquiridas através das experiências vividas nos contextos em que decorreu o estudo, e conhecimentos obtidos ao longo de toda a formação académica. Numa perspetiva metodológica, o presente estudo foi desenvolvido segundo o paradigma interpretativo da investigação qualitativa e baseado na investigação-ação, com o intuito de recolher informações que dessem resposta à questão de investigação: “De que forma o brincar e a exploração de materiais não estruturados potencializa o desenvolvimento e aprendizagem da criança?”. Relativamente à análise reflexiva, esta incide principalmente na importância da exploração de materiais não estruturados para o desenvolvimento e aprendizagem na educação de infância, e na forma como a criança se envolve nas explorações. Também foi fundamental compreender o papel do educador de infância e como este potencia a exploração de materiais não estruturados na sua prática. Para percecionar estes fatores foi necessário intervir em ambos os contextos educativos, com o objetivo de impulsionar melhorias significativas, que foram alvo de uma análise e reflexão cuidada e atenta. Ao analisar, refletir e cruzar toda a informação recolhida, foi possível compreender que a criança ao explorar materiais não estruturados atribui novos significados aos objetos, criando e imaginando brincadeiras cheias de significado. Neste sentido, é determinante proporcionar às crianças ambientes estimulantes e dinâmicos, que potencializem o seu desenvolvimento global e a aquisição de aprendizagens significativas, pois, quanto maior for a diversidade de materiais, maiores serão as oportunidades de as crianças explorarem e se envolverem em situações diversificadas, o que lhes permite desenvolver a imaginação, a criatividade, a concentração, entre muitas outras áreas do desenvolvimento da criança. |
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Descobrir o mundo: a brincadeira heurística e a exploração de materiais não estruturados na educação de infânciaBrincarBrincar HeurísticoMateriais Não EstruturadosPapel do EducadorDesenvolvimentoAprendizagemPlayHeuristic PlayNon-structured MaterialsRole of the EducatorDevelopmentLearningO presente relatório é resultado de uma investigação realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, intitulada- descobrir o mundo: a brincadeira heurística e a exploração de materiais não estruturados na educação de infância. Esta investigação é um estudo transversal realizado nos contextos educativos, nos quais realizei os momentos de estágio de creche e jardim de infância. Todo o relatório de investigação foi desenvolvido num processo de formação pessoal e profissional, apresentando aprendizagens adquiridas através das experiências vividas nos contextos em que decorreu o estudo, e conhecimentos obtidos ao longo de toda a formação académica. Numa perspetiva metodológica, o presente estudo foi desenvolvido segundo o paradigma interpretativo da investigação qualitativa e baseado na investigação-ação, com o intuito de recolher informações que dessem resposta à questão de investigação: “De que forma o brincar e a exploração de materiais não estruturados potencializa o desenvolvimento e aprendizagem da criança?”. Relativamente à análise reflexiva, esta incide principalmente na importância da exploração de materiais não estruturados para o desenvolvimento e aprendizagem na educação de infância, e na forma como a criança se envolve nas explorações. Também foi fundamental compreender o papel do educador de infância e como este potencia a exploração de materiais não estruturados na sua prática. Para percecionar estes fatores foi necessário intervir em ambos os contextos educativos, com o objetivo de impulsionar melhorias significativas, que foram alvo de uma análise e reflexão cuidada e atenta. Ao analisar, refletir e cruzar toda a informação recolhida, foi possível compreender que a criança ao explorar materiais não estruturados atribui novos significados aos objetos, criando e imaginando brincadeiras cheias de significado. Neste sentido, é determinante proporcionar às crianças ambientes estimulantes e dinâmicos, que potencializem o seu desenvolvimento global e a aquisição de aprendizagens significativas, pois, quanto maior for a diversidade de materiais, maiores serão as oportunidades de as crianças explorarem e se envolverem em situações diversificadas, o que lhes permite desenvolver a imaginação, a criatividade, a concentração, entre muitas outras áreas do desenvolvimento da criança.This report is the result of an investigation carried out within the scope of the master in preschool education, entitled - discovering the world: heuristic play and the exploration of unstructured materials in early childhood education. This investigation presents a cross-sectional study of educational contexts, in which I performed internships moments at day nursery and kindergarten. The entire research report was developed in a process of personal and professional training, presenting acquired learnings through the experiences lived in the contexts in which the study took place, and knowledge obtained throughout the academic education. From a methodological perspective, this study was developed according to the interpretive paradigm of qualitative research and based on research-action with the aim of collecting data that answered the research question: “How does playing and exploring unstructured materials enhance the child's development and learning?”. Regarding reflective analysis, it focuses mainly on the importance of exploring unstructured materials for the development and learning in early childhood education, and on how the child engages in explorations. It was also essential to understand the role of the kindergarten teacher and how they enhance the exploration of unstructured materials in their practice. To understand these factors, it was necessary to intervene in both educational contexts, with the aim of promoting significant improvements, which were the target of careful and attentive analysis and reflection. By analyzing, reflecting and crossing all the information collected, it was possible to understand that the child, when exploring unstructured materials, attributes new meanings to the objects, creating and imagining games full of meaning. In this sense, it is crucial to provide children with stimulating and dynamic environments that enhances their global development and the acquisition of meaningful learnings, because the greater the diversity of materials, the greater the opportunities for children to explore and engage in different situations, which allows them to develop imagination, creativity, concentration, among many other areas of child development.Figueira, Sofia Gago da Silva CorrêaRepositório ComumBorges, Ana Catarina Lopes2021-10-11T14:07:58Z2021-092021-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37672TID:202786544porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:55.295625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório é resultado de uma investigação realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, intitulada- descobrir o mundo: a brincadeira heurística e a exploração de materiais não estruturados na educação de infância. Esta investigação é um estudo transversal realizado nos contextos educativos, nos quais realizei os momentos de estágio de creche e jardim de infância. Todo o relatório de investigação foi desenvolvido num processo de formação pessoal e profissional, apresentando aprendizagens adquiridas através das experiências vividas nos contextos em que decorreu o estudo, e conhecimentos obtidos ao longo de toda a formação académica. Numa perspetiva metodológica, o presente estudo foi desenvolvido segundo o paradigma interpretativo da investigação qualitativa e baseado na investigação-ação, com o intuito de recolher informações que dessem resposta à questão de investigação: “De que forma o brincar e a exploração de materiais não estruturados potencializa o desenvolvimento e aprendizagem da criança?”. Relativamente à análise reflexiva, esta incide principalmente na importância da exploração de materiais não estruturados para o desenvolvimento e aprendizagem na educação de infância, e na forma como a criança se envolve nas explorações. Também foi fundamental compreender o papel do educador de infância e como este potencia a exploração de materiais não estruturados na sua prática. Para percecionar estes fatores foi necessário intervir em ambos os contextos educativos, com o objetivo de impulsionar melhorias significativas, que foram alvo de uma análise e reflexão cuidada e atenta. Ao analisar, refletir e cruzar toda a informação recolhida, foi possível compreender que a criança ao explorar materiais não estruturados atribui novos significados aos objetos, criando e imaginando brincadeiras cheias de significado. Neste sentido, é determinante proporcionar às crianças ambientes estimulantes e dinâmicos, que potencializem o seu desenvolvimento global e a aquisição de aprendizagens significativas, pois, quanto maior for a diversidade de materiais, maiores serão as oportunidades de as crianças explorarem e se envolverem em situações diversificadas, o que lhes permite desenvolver a imaginação, a criatividade, a concentração, entre muitas outras áreas do desenvolvimento da criança. |
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