A supervisão clínica na formação do professor de educação física : análise qualitativa das actividades de microensino associadas a um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/373 |
Resumo: | Dissertação apresentada com vista à realização de Provas Públicas para Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para a área científica de educação física. |
id |
RCAP_25e281d70d97c87f3bdaeb95fa91ec4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/373 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A supervisão clínica na formação do professor de educação física : análise qualitativa das actividades de microensino associadas a um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica.SupervisãoMicroensinoAnálise de ensinoComportamentos de ensinoEmpenhamento motorDissertação apresentada com vista à realização de Provas Públicas para Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para a área científica de educação física.Com a presente pesquisa pretendia-se saber se a implementação de um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica dos futuros professores de Educação Física para o segundo ciclo do ensino básico, assente numa estratégia de leccionação de aulas de microensino aos seus pares, se assumia como um bom treino em relação ao modo como era gerido o tempo de aula, aos comportamentos de ensino, aos comportamentos de feedback, e aos comportamentos dos alunos, com particular destaque para o seu empenhamento motor, em função da aula ter sido ensinada por um professor ou uma professora, da modalidade desportiva leccionada e do local onde ocorreu. Para tal, foram observadas sessenta lições de microensino, com a duração de doze minutos, leccionadas por estudantes de Educação Física a seis alunos seus colegas e registadas em vídeo, através do recurso a sistemas de observação que nos permitissem estudar de forma sistemática e objectiva aquelas perspectivas do comportamento do professor e o comportamento dos alunos. Concluiu-se que o modelo pode constituir uma boa experiência com vista a um melhor desempenho futuro, particularmente se tiver em atenção as recomendações resultantes da análise efectuada.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPetrica, João2010-09-23T16:06:22Z19971997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/373porPETRICA, João Manuel Patrício Duarte (1997) - A supervisão clínica na formação do professor de educação física : análise qualitativa das actividades de microensino associadas a um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 366 f. Provas Públicas apresentadas à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-22T01:46:22Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:31:59.612922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A supervisão clínica na formação do professor de educação física : análise qualitativa das actividades de microensino associadas a um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica. |
title |
A supervisão clínica na formação do professor de educação física : análise qualitativa das actividades de microensino associadas a um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica. |
spellingShingle |
A supervisão clínica na formação do professor de educação física : análise qualitativa das actividades de microensino associadas a um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica. Petrica, João Supervisão Microensino Análise de ensino Comportamentos de ensino Empenhamento motor |
title_short |
A supervisão clínica na formação do professor de educação física : análise qualitativa das actividades de microensino associadas a um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica. |
title_full |
A supervisão clínica na formação do professor de educação física : análise qualitativa das actividades de microensino associadas a um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica. |
title_fullStr |
A supervisão clínica na formação do professor de educação física : análise qualitativa das actividades de microensino associadas a um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica. |
title_full_unstemmed |
A supervisão clínica na formação do professor de educação física : análise qualitativa das actividades de microensino associadas a um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica. |
title_sort |
A supervisão clínica na formação do professor de educação física : análise qualitativa das actividades de microensino associadas a um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica. |
author |
Petrica, João |
author_facet |
Petrica, João |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Petrica, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão Microensino Análise de ensino Comportamentos de ensino Empenhamento motor |
topic |
Supervisão Microensino Análise de ensino Comportamentos de ensino Empenhamento motor |
description |
Dissertação apresentada com vista à realização de Provas Públicas para Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para a área científica de educação física. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 1997-01-01T00:00:00Z 2010-09-23T16:06:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/373 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PETRICA, João Manuel Patrício Duarte (1997) - A supervisão clínica na formação do professor de educação física : análise qualitativa das actividades de microensino associadas a um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 366 f. Provas Públicas apresentadas à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130775900127232 |