Estudo sobre as reflexões dos licenciandos em química nas atividades de microensino : implicações para a formação inicial docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12868 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo tem como foco principal de investigação a formação inicial reflexiva de professores de Química, no contexto do microensino, como atividade da disciplina de Estágio Supervisionado de uma Instituição de Ensino Superior privada do município de Londrina (PR) Utilizamos como procedimento de coleta de dados a autoscopia bifásica, que consiste nas fases: interativa, na qual filmamos o microensino; e pós-ativa, na qual, com o auxílio do vídeo, ajudamos o estudante a realizar os processos de reflexão sobre a ação e sobre a reflexão-na-ação Com base nos referenciais teóricos de Schön (1992; 2), analisamos o conteúdo das reflexões de três estudantes, com os seguintes objetivos: a) identificar, nas falas, as situações decorrentes das suas práticas de ensino que os levaram a refletir para resolver eventual problema da prática, situações essas denominadas “alerta”; b) identificar, por meio da reflexão sobre a reflexão-na-ação, os “momentos” de estruturação, questionamento e reestruturação que levaram os estudantes a planejarem uma nova ação; c) identificar as implicações que a estratégia da autoscopia bifásica, nos moldes da “sala de espelhos” proposta por Schön, causam na construção do perfil docente desses estudantes Os resultados obtidos são decorrentes da sistematização dos dados coletados, por meio do esquema da prática reflexiva de cada estudante, baseado nos “momentos” reflexivos descritos por Schön e adaptado de Clarke (1994) Verificamos que cada estudante se deparou com determinada dificuldade ao preparar e ministrar o microensino e, por isso, consideramos que cada um deles refeltiu sobre as situações que reconheceu como sendo problemas decorrentes da sua prática de ensino, ou seja, situações de alerta, as quais necessitavam ser estruturadas, questionadas e reestruturadas, para que pudessem transformar a sua prática educativa e construírem uma forma pessoal e idiossincrática de desenvolvimento profissional docente |
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Estudo sobre as reflexões dos licenciandos em química nas atividades de microensino : implicações para a formação inicial docenteQuímicaFormação de professoresMicroensinoProfessoresFormaçãoChemistry - Study and teachingMicroteachingEvaluationTeacher trainingStudy and teachingHigher educationResumo: O presente estudo tem como foco principal de investigação a formação inicial reflexiva de professores de Química, no contexto do microensino, como atividade da disciplina de Estágio Supervisionado de uma Instituição de Ensino Superior privada do município de Londrina (PR) Utilizamos como procedimento de coleta de dados a autoscopia bifásica, que consiste nas fases: interativa, na qual filmamos o microensino; e pós-ativa, na qual, com o auxílio do vídeo, ajudamos o estudante a realizar os processos de reflexão sobre a ação e sobre a reflexão-na-ação Com base nos referenciais teóricos de Schön (1992; 2), analisamos o conteúdo das reflexões de três estudantes, com os seguintes objetivos: a) identificar, nas falas, as situações decorrentes das suas práticas de ensino que os levaram a refletir para resolver eventual problema da prática, situações essas denominadas “alerta”; b) identificar, por meio da reflexão sobre a reflexão-na-ação, os “momentos” de estruturação, questionamento e reestruturação que levaram os estudantes a planejarem uma nova ação; c) identificar as implicações que a estratégia da autoscopia bifásica, nos moldes da “sala de espelhos” proposta por Schön, causam na construção do perfil docente desses estudantes Os resultados obtidos são decorrentes da sistematização dos dados coletados, por meio do esquema da prática reflexiva de cada estudante, baseado nos “momentos” reflexivos descritos por Schön e adaptado de Clarke (1994) Verificamos que cada estudante se deparou com determinada dificuldade ao preparar e ministrar o microensino e, por isso, consideramos que cada um deles refeltiu sobre as situações que reconheceu como sendo problemas decorrentes da sua prática de ensino, ou seja, situações de alerta, as quais necessitavam ser estruturadas, questionadas e reestruturadas, para que pudessem transformar a sua prática educativa e construírem uma forma pessoal e idiossincrática de desenvolvimento profissional docenteDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This study has as the main researching focus the reflective initial training of Chemistry teachers in the context of micro teaching, as activity of the discipline of the Supervised Internship of a Private Higher Education Institution in the city of Londrina (PR) It has been used the collection procedure biphasic autoscopy, comprising the following steps: Interactive, in which we videotaped the micro teaching; and post-active, in which, with the aid of video, we helped the student to perform the processes of reflection on action and on reflection-in-action Based on the theoretical references of to Schön (1992; 2), we analyzed the content of the reflections of three students, with the following objectives: a) identify, in the words, situations arising from their teaching practices that led them to reflect about solving possible problem of practice, these situations called "alert"; b) identify, through reflection on reflection-in-action, the "moments" of structuring, questioning and restructuring that led students to plan a new action; c) identify the implications that the strategy of biphasic autoscopy, similar to the "hall of mirrors" proposed by Schön, cause the construction of the teaching profile of these students The results found are due to the systematization of data collected through the scheme of reflective practice of each student, based on the reflective "moments" described by Schön and adapted from Clarke (1994) We found that each student faced particular difficulty in preparing and directing the micro teaching and therefore we consider that it is reflected on the situations recognized as problems arising from their teaching practice, in other words, alert conditions, which needed to be structured , questioned and restructured so that they could transform their educational practice and build a personal and idiosyncratic form of teacher professional developmentLorencini Junior, Álvaro [Orientador]Broietti, Fabiele Cristiane DiasRosa-Silva, Patrícia de OliveiraArrigo, Viviane2024-05-01T14:03:22Z2024-05-01T14:03:22Z2015.0017.04.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12868porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:45Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12868Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:45Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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