Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintas, Helena
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gonçalves, Teresa, Ribeiro, Carlos Miguel, Monteiro, Rute, Fragoso, António, Bago, Joana, Santos, Lucília, Fonseca, Henrique M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.6245
Resumo: O presente artigo reporta-se a um estudo acerca de estudantes adultos que, porvia do processo de ingresso dos "Maiores de 23", acederam às universidades portuguesas. Pretende analisar os principais problemas com que estas pessoas se debatem, sobretudo as que já têm uma idade mais avançada e que, naliteratura da especialidade, são designados de mature students). Ponderadas razões pessoais e profissionais, estes estudantes tomaram a decisão de alcançar um grau académico, mas não estão em igualdade de circunstâncias com os colegas que ingressam no Ensino Superior pela via tradicional, comquem não partilham as mesmas motivações e interesses. Algumas limitações que a idade coloca exigem um ajustamento constante entre a efetiva capacidade de realização e as exigências do mundo universitário,experimentando uma pressão para o sucesso que a vida pessoal e, muitas vezes, profissional impõem. Foram realizadas entrevistas biográficas a 5 sujeitos com idades mais avançadas (entre 45 e 60 anos), com o objetivo de compreender os desafios e as limitações com que se debatem, particularmente os adultos com mais idade, mas também conhecer as estratégias que utilizam para "sobreviver" e para alcançar o "sucesso" no meio universitário. Palavras-chave: Ensino Superior; Maiores de 23 anos; Estudantes adultos; Aprendizagem ao longo da vida
id RCAP_25e94616923c7dd516dc1d535a31f4bc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6245
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académicaLos estudiantes adultos en la educación superior: lo que les motiva y desafía en el retorno a la vida académicaEstudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académicaArtigosO presente artigo reporta-se a um estudo acerca de estudantes adultos que, porvia do processo de ingresso dos "Maiores de 23", acederam às universidades portuguesas. Pretende analisar os principais problemas com que estas pessoas se debatem, sobretudo as que já têm uma idade mais avançada e que, naliteratura da especialidade, são designados de mature students). Ponderadas razões pessoais e profissionais, estes estudantes tomaram a decisão de alcançar um grau académico, mas não estão em igualdade de circunstâncias com os colegas que ingressam no Ensino Superior pela via tradicional, comquem não partilham as mesmas motivações e interesses. Algumas limitações que a idade coloca exigem um ajustamento constante entre a efetiva capacidade de realização e as exigências do mundo universitário,experimentando uma pressão para o sucesso que a vida pessoal e, muitas vezes, profissional impõem. Foram realizadas entrevistas biográficas a 5 sujeitos com idades mais avançadas (entre 45 e 60 anos), com o objetivo de compreender os desafios e as limitações com que se debatem, particularmente os adultos com mais idade, mas também conhecer as estratégias que utilizam para "sobreviver" e para alcançar o "sucesso" no meio universitário. Palavras-chave: Ensino Superior; Maiores de 23 anos; Estudantes adultos; Aprendizagem ao longo da vidaThis article refers to a study about adult students who have gained entry to Portuguese universities under the "Over 23s" admission process. It aims to analyse the main problems that such students face, especially those who are older and who are known in the literature as mature students. For personal and professional reasons, these students took the decision to obtain an academic degree, but they are not on an equal footing with the other colleagues who accessed Higher Education in a traditional way, with whom they do not share the same motivations and interests. Some limitations caused by age require a permanent adjustment between their real capacity for achievement and the demands of university life, and they experience a pressure to succeed imposed by their personal and, often, by their professional lives. Biographic interviews were carried out with 5 students with older ages (between 45 and60 years), with the aim of understanding the challenges and the limitations they face, but also to discover the strategies they use to "survive" and to achieve "success" in a university setting. Keywords: Higher Education; Students over 23 years; Adult learners; Lifelong learningEste artículo hace referencia a un estudio sobre los adultos que accedieron a las universidades portuguesas mediante la opción para "Mayores de 23".Pretende analizar los principales problemas con los que se encuentran estas personas, sobre todo las que tienen una edad más avanzada y que, en la literatura de la especialidad, se denominan mature students. Estos estudiantes, tras ponderar razones personales y profesionales, tomaron la decisión de obtener un grado académico, pero no se encuentran en igualdadde condiciones frente a sus compañeros que ingresaron en la Educación Superior en la forma tradicional, con los cuales no comparten las mismas motivaciones ni intereses. Algunas limitaciones impuestas por la edad exigenun ajuste constante entre la capacidad de realización efectiva y las exigencias impuestas por el mundo universitario, lo cual les somete a una presión impuesta para lograr el éxito en la vida personal y, muchas veces, profesional.Se han hecho entrevistas biográficas de 5 sujetos con edades avanzadas(entre 45 y 60 años), con el objetivo no sólo de comprender los retos y las limitaciones que enfrentan, sobre todo los adultos mayores, sino también para conocer las estrategias que utilizan para "sobrevivir" y lograr el "éxito" en el ámbito universitario. Palabras-clave:Educación Superior; Estudiantes mayores de 23 años; Estudiantes adultos;Aprendizaje a lo largo de la vidaInstituto de Educação - Universidade do Minho2014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.6245por2183-04520871-9187Quintas, HelenaGonçalves, TeresaRibeiro, Carlos MiguelMonteiro, RuteFragoso, AntónioBago, JoanaSantos, LucíliaFonseca, Henrique M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:12Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:31.011706Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
Los estudiantes adultos en la educación superior: lo que les motiva y desafía en el retorno a la vida académica
Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
title Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
spellingShingle Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
Quintas, Helena
Artigos
title_short Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
title_full Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
title_fullStr Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
title_full_unstemmed Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
title_sort Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
author Quintas, Helena
author_facet Quintas, Helena
Gonçalves, Teresa
Ribeiro, Carlos Miguel
Monteiro, Rute
Fragoso, António
Bago, Joana
Santos, Lucília
Fonseca, Henrique M.
author_role author
author2 Gonçalves, Teresa
Ribeiro, Carlos Miguel
Monteiro, Rute
Fragoso, António
Bago, Joana
Santos, Lucília
Fonseca, Henrique M.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintas, Helena
Gonçalves, Teresa
Ribeiro, Carlos Miguel
Monteiro, Rute
Fragoso, António
Bago, Joana
Santos, Lucília
Fonseca, Henrique M.
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente artigo reporta-se a um estudo acerca de estudantes adultos que, porvia do processo de ingresso dos "Maiores de 23", acederam às universidades portuguesas. Pretende analisar os principais problemas com que estas pessoas se debatem, sobretudo as que já têm uma idade mais avançada e que, naliteratura da especialidade, são designados de mature students). Ponderadas razões pessoais e profissionais, estes estudantes tomaram a decisão de alcançar um grau académico, mas não estão em igualdade de circunstâncias com os colegas que ingressam no Ensino Superior pela via tradicional, comquem não partilham as mesmas motivações e interesses. Algumas limitações que a idade coloca exigem um ajustamento constante entre a efetiva capacidade de realização e as exigências do mundo universitário,experimentando uma pressão para o sucesso que a vida pessoal e, muitas vezes, profissional impõem. Foram realizadas entrevistas biográficas a 5 sujeitos com idades mais avançadas (entre 45 e 60 anos), com o objetivo de compreender os desafios e as limitações com que se debatem, particularmente os adultos com mais idade, mas também conhecer as estratégias que utilizam para "sobreviver" e para alcançar o "sucesso" no meio universitário. Palavras-chave: Ensino Superior; Maiores de 23 anos; Estudantes adultos; Aprendizagem ao longo da vida
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.6245
url https://doi.org/10.21814/rpe.6245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130220682280960