Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintas,Helena
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gonçalves,Teresa, Ribeiro,C. Miguel, Monteiro,Rute, Fragoso,António, Bago,Joana, Santos,Lucília, Fonseca,Henrique M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000200003
Resumo: O presente artigo reporta-se a um estudo acerca de estudantes adultos que, por via do processo de ingresso dos "Maiores de 23", acederam às universidades portuguesas. Pretende analisar os principais problemas com que estas pessoas se debatem, sobretudo as que já têm uma idade mais avançada e que, na literatura da especialidade, são designados de mature students). Ponderadas razões pessoais e profissionais, estes estudantes tomaram a decisão de alcançar um grau académico, mas não estão em igualdade de circunstâncias com os colegas que ingressam no Ensino Superior pela via tradicional, com quem não partilham as mesmas motivações e interesses. Algumas limitações que a idade coloca exigem um ajustamento constante entre a efetiva capacidade de realização e as exigências do mundo universitário, experimentando uma pressão para o sucesso que a vida pessoal e, muitas vezes, profissional impõem. Foram realizadas entrevistas biográficas a 5 sujeitos com idades mais avançadas (entre 45 e 60 anos), com o objetivo de compreender os desafios e as limitações com que se debatem, particularmente os adultos com mais idade, mas também conhecer as estratégias que utilizam para "sobreviver" e para alcançar o "sucesso" no meio universitário.
id RCAP_e0548c1c806d3b4ae8e65c64c43b0ccb
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872014000200003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académicaEnsino SuperiorMaiores de 23 anosEstudantes adultosAprendizagem ao longo da vidaO presente artigo reporta-se a um estudo acerca de estudantes adultos que, por via do processo de ingresso dos "Maiores de 23", acederam às universidades portuguesas. Pretende analisar os principais problemas com que estas pessoas se debatem, sobretudo as que já têm uma idade mais avançada e que, na literatura da especialidade, são designados de mature students). Ponderadas razões pessoais e profissionais, estes estudantes tomaram a decisão de alcançar um grau académico, mas não estão em igualdade de circunstâncias com os colegas que ingressam no Ensino Superior pela via tradicional, com quem não partilham as mesmas motivações e interesses. Algumas limitações que a idade coloca exigem um ajustamento constante entre a efetiva capacidade de realização e as exigências do mundo universitário, experimentando uma pressão para o sucesso que a vida pessoal e, muitas vezes, profissional impõem. Foram realizadas entrevistas biográficas a 5 sujeitos com idades mais avançadas (entre 45 e 60 anos), com o objetivo de compreender os desafios e as limitações com que se debatem, particularmente os adultos com mais idade, mas também conhecer as estratégias que utilizam para "sobreviver" e para alcançar o "sucesso" no meio universitário.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2014-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000200003Revista Portuguesa de Educação v.27 n.2 2014reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000200003Quintas,HelenaGonçalves,TeresaRibeiro,C. MiguelMonteiro,RuteFragoso,AntónioBago,JoanaSantos,LucíliaFonseca,Henrique M.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:54Zoai:scielo:S0871-91872014000200003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:22.132309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
title Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
spellingShingle Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
Quintas,Helena
Ensino Superior
Maiores de 23 anos
Estudantes adultos
Aprendizagem ao longo da vida
title_short Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
title_full Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
title_fullStr Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
title_full_unstemmed Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
title_sort Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
author Quintas,Helena
author_facet Quintas,Helena
Gonçalves,Teresa
Ribeiro,C. Miguel
Monteiro,Rute
Fragoso,António
Bago,Joana
Santos,Lucília
Fonseca,Henrique M.
author_role author
author2 Gonçalves,Teresa
Ribeiro,C. Miguel
Monteiro,Rute
Fragoso,António
Bago,Joana
Santos,Lucília
Fonseca,Henrique M.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintas,Helena
Gonçalves,Teresa
Ribeiro,C. Miguel
Monteiro,Rute
Fragoso,António
Bago,Joana
Santos,Lucília
Fonseca,Henrique M.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Maiores de 23 anos
Estudantes adultos
Aprendizagem ao longo da vida
topic Ensino Superior
Maiores de 23 anos
Estudantes adultos
Aprendizagem ao longo da vida
description O presente artigo reporta-se a um estudo acerca de estudantes adultos que, por via do processo de ingresso dos "Maiores de 23", acederam às universidades portuguesas. Pretende analisar os principais problemas com que estas pessoas se debatem, sobretudo as que já têm uma idade mais avançada e que, na literatura da especialidade, são designados de mature students). Ponderadas razões pessoais e profissionais, estes estudantes tomaram a decisão de alcançar um grau académico, mas não estão em igualdade de circunstâncias com os colegas que ingressam no Ensino Superior pela via tradicional, com quem não partilham as mesmas motivações e interesses. Algumas limitações que a idade coloca exigem um ajustamento constante entre a efetiva capacidade de realização e as exigências do mundo universitário, experimentando uma pressão para o sucesso que a vida pessoal e, muitas vezes, profissional impõem. Foram realizadas entrevistas biográficas a 5 sujeitos com idades mais avançadas (entre 45 e 60 anos), com o objetivo de compreender os desafios e as limitações com que se debatem, particularmente os adultos com mais idade, mas também conhecer as estratégias que utilizam para "sobreviver" e para alcançar o "sucesso" no meio universitário.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000200003
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.27 n.2 2014
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137275122024448