Estudantes adultos no ensino superior: o que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/7073 |
Resumo: | O presente artigo reporta-se a um estudo acerca de estudantes adultos que, por via do processo de ingresso dos "Maiores de 23", acederam às universidades portuguesas. Pretende analisar os principais problemas com que estas pessoas se debatem, sobretudo as que já têm uma idade mais avançada e que, na literatura da especialidade, são designados de mature students). Ponderadas razões pessoais e profissionais, estes estudantes tomaram a decisão de alcançar um grau académico, mas não estão em igualdade de circunstâncias com os colegas que ingressam no Ensino Superior pela via tradicional, com quem não partilham as mesmas motivações e interesses. Algumas limitações que a idade coloca exigem um ajustamento constante entre a efetiva capacidade de realização e as exigências do mundo universitário, experimentando uma pressão para o sucesso que a vida pessoal e, muitas vezes, profissional impõem. Foram realizadas entrevistas biográficas a 5 sujeitos com idades mais avançadas (entre 45 e 60 anos), com o objetivo de compreender os desafios e as limitações com que se debatem, particularmente os adultos com mais idade, mas também conhecer as estratégias que utilizam para "sobreviver" e para alcançar o "sucesso" no meio universitário. |
id |
RCAP_bef553fd691644876c7945b607e2c1ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7073 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudantes adultos no ensino superior: o que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académicaEnsino SuperiorMaiores de 23 anosEstudantes adultosAprendizagem ao longo da vidaO presente artigo reporta-se a um estudo acerca de estudantes adultos que, por via do processo de ingresso dos "Maiores de 23", acederam às universidades portuguesas. Pretende analisar os principais problemas com que estas pessoas se debatem, sobretudo as que já têm uma idade mais avançada e que, na literatura da especialidade, são designados de mature students). Ponderadas razões pessoais e profissionais, estes estudantes tomaram a decisão de alcançar um grau académico, mas não estão em igualdade de circunstâncias com os colegas que ingressam no Ensino Superior pela via tradicional, com quem não partilham as mesmas motivações e interesses. Algumas limitações que a idade coloca exigem um ajustamento constante entre a efetiva capacidade de realização e as exigências do mundo universitário, experimentando uma pressão para o sucesso que a vida pessoal e, muitas vezes, profissional impõem. Foram realizadas entrevistas biográficas a 5 sujeitos com idades mais avançadas (entre 45 e 60 anos), com o objetivo de compreender os desafios e as limitações com que se debatem, particularmente os adultos com mais idade, mas também conhecer as estratégias que utilizam para "sobreviver" e para alcançar o "sucesso" no meio universitário.Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia. Centro de Investigação em EducaçãoSapientiaMonteiro, RuteQuintas, HelenaGonçalves, TeresaRibeiro, Carlos MiguelAlmeida, António Fragoso deBago, JoanaSantos, LuciliaFonseca, Henrique2015-11-18T17:37:08Z20142015-11-13T15:04:04Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/7073porMonteiro, Rute Cristina Correia da Rocha. Estudantes adultos no ensino superior: o que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica. Revista Portuguesa de Educação, 27(2), 33-56. 27, 2, 33-56, 2014.0871-9187AUT: AAL01137; RUT01409; CMR01849; HQU00206;info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:18:11Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7073Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:59:34.337249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudantes adultos no ensino superior: o que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica |
title |
Estudantes adultos no ensino superior: o que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica |
spellingShingle |
Estudantes adultos no ensino superior: o que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica Monteiro, Rute Ensino Superior Maiores de 23 anos Estudantes adultos Aprendizagem ao longo da vida |
title_short |
Estudantes adultos no ensino superior: o que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica |
title_full |
Estudantes adultos no ensino superior: o que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica |
title_fullStr |
Estudantes adultos no ensino superior: o que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica |
title_full_unstemmed |
Estudantes adultos no ensino superior: o que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica |
title_sort |
Estudantes adultos no ensino superior: o que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica |
author |
Monteiro, Rute |
author_facet |
Monteiro, Rute Quintas, Helena Gonçalves, Teresa Ribeiro, Carlos Miguel Almeida, António Fragoso de Bago, Joana Santos, Lucilia Fonseca, Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Quintas, Helena Gonçalves, Teresa Ribeiro, Carlos Miguel Almeida, António Fragoso de Bago, Joana Santos, Lucilia Fonseca, Henrique |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Rute Quintas, Helena Gonçalves, Teresa Ribeiro, Carlos Miguel Almeida, António Fragoso de Bago, Joana Santos, Lucilia Fonseca, Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Maiores de 23 anos Estudantes adultos Aprendizagem ao longo da vida |
topic |
Ensino Superior Maiores de 23 anos Estudantes adultos Aprendizagem ao longo da vida |
description |
O presente artigo reporta-se a um estudo acerca de estudantes adultos que, por via do processo de ingresso dos "Maiores de 23", acederam às universidades portuguesas. Pretende analisar os principais problemas com que estas pessoas se debatem, sobretudo as que já têm uma idade mais avançada e que, na literatura da especialidade, são designados de mature students). Ponderadas razões pessoais e profissionais, estes estudantes tomaram a decisão de alcançar um grau académico, mas não estão em igualdade de circunstâncias com os colegas que ingressam no Ensino Superior pela via tradicional, com quem não partilham as mesmas motivações e interesses. Algumas limitações que a idade coloca exigem um ajustamento constante entre a efetiva capacidade de realização e as exigências do mundo universitário, experimentando uma pressão para o sucesso que a vida pessoal e, muitas vezes, profissional impõem. Foram realizadas entrevistas biográficas a 5 sujeitos com idades mais avançadas (entre 45 e 60 anos), com o objetivo de compreender os desafios e as limitações com que se debatem, particularmente os adultos com mais idade, mas também conhecer as estratégias que utilizam para "sobreviver" e para alcançar o "sucesso" no meio universitário. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-11-18T17:37:08Z 2015-11-13T15:04:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/7073 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/7073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Monteiro, Rute Cristina Correia da Rocha. Estudantes adultos no ensino superior: o que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica. Revista Portuguesa de Educação, 27(2), 33-56. 27, 2, 33-56, 2014. 0871-9187 AUT: AAL01137; RUT01409; CMR01849; HQU00206; |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia. Centro de Investigação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia. Centro de Investigação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133218698428416 |