A identidade profissional docente na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Zuleica Maria Tavares de Brito
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4950
Resumo: Esta dissertação acerca da temática a Identidade Profissional Docente na Educação Infantil, objetivou relacionar as percepções de identidade profissional dos docentes de educação infantil com as suas práticas. A investigação realizou-­‐se na rede pública municipal de ensino de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco -­ Brasil. O estudo utilizou a metodologia centrada na análise dos dados qualitativos das histórias de vida de dez professoras, de cinco a trinta anos de experiência docente,realizado por meio de entrevistas individuais semi-­‐estruturadas. A análise do discurso focalizou as lembranças da infância; a escolarização básica; as experiências da formação e da carreira docente; as práticas supervisivas na visão das professoras e as concepções sobre a Educação Infantil, a fim de apontar os fatores e situações que influenciaram na constituição das identidades das professoras. A pesquisa apontou a influência de sucessivas socializações, que foram surgindo nas trajetórias de vida das entrevistadas, como referências de pertença na maneira de ser na prática educativa. Revela dentre os elementos significativos da identificação com a docência na Educação Infantil, as brincadeiras na infância, a formação contínua e o curso Magistério como referência de aproximação das práticas na Educação Infantil, as quais vem contribuir para futuras pesquisas acadêmicas da Ciência da Educação.
id RCAP_25ee3e94fe0369b644cf63d9e455ebf0
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4950
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A identidade profissional docente na educação infantilEDUCAÇÃOIDENTIDADE PROFISSIONALHISTÓRIAS DE VIDAFORMAÇÃO DE PROFESSORESMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INFANTILEDUCATIONPROFESSIONAL IDENTITYLIFE STORIESTEACHERS EDUCATIONCHILD EDUCATIONEsta dissertação acerca da temática a Identidade Profissional Docente na Educação Infantil, objetivou relacionar as percepções de identidade profissional dos docentes de educação infantil com as suas práticas. A investigação realizou-­‐se na rede pública municipal de ensino de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco -­ Brasil. O estudo utilizou a metodologia centrada na análise dos dados qualitativos das histórias de vida de dez professoras, de cinco a trinta anos de experiência docente,realizado por meio de entrevistas individuais semi-­‐estruturadas. A análise do discurso focalizou as lembranças da infância; a escolarização básica; as experiências da formação e da carreira docente; as práticas supervisivas na visão das professoras e as concepções sobre a Educação Infantil, a fim de apontar os fatores e situações que influenciaram na constituição das identidades das professoras. A pesquisa apontou a influência de sucessivas socializações, que foram surgindo nas trajetórias de vida das entrevistadas, como referências de pertença na maneira de ser na prática educativa. Revela dentre os elementos significativos da identificação com a docência na Educação Infantil, as brincadeiras na infância, a formação contínua e o curso Magistério como referência de aproximação das práticas na Educação Infantil, as quais vem contribuir para futuras pesquisas acadêmicas da Ciência da Educação.This dissertation that addresses the Identity of the Teachers in Education Children, aimed at relating the perceptions of professional identity teachers in early childhood education with their practice. The investigation was carried out the public schools from Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco - Brazil. The study used the methodology focused on the analysis of qualitative data of the life stories of ten teachers with five to thirty years of experience in teaching, conducted through semi- structured interviews. The discourse analysis focused on childhood memories, the basic schooling; experiences of training and teaching career, the supervisory practices in vision of teachers and conceptions about the Early Childhood Education, in order to point factors and situations that influence the formation of identities teachers. The survey showed the influence of successive socialization, which were appearing in the trajectories of these women's lives as references of belonging in way of being in the educational practice. Reveals among the significant elements of identification with teaching in kindergarten, the games in childhood, Teaching and training course as a reference approach practices in Early Childhood Education, which contributes to future academic research of Education Science.2014-06-17T12:56:35Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4950TID:201385660porLeitão, Zuleica Maria Tavares de Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:34Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:05.876817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A identidade profissional docente na educação infantil
title A identidade profissional docente na educação infantil
spellingShingle A identidade profissional docente na educação infantil
Leitão, Zuleica Maria Tavares de Brito
EDUCAÇÃO
IDENTIDADE PROFISSIONAL
HISTÓRIAS DE VIDA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCATION
PROFESSIONAL IDENTITY
LIFE STORIES
TEACHERS EDUCATION
CHILD EDUCATION
title_short A identidade profissional docente na educação infantil
title_full A identidade profissional docente na educação infantil
title_fullStr A identidade profissional docente na educação infantil
title_full_unstemmed A identidade profissional docente na educação infantil
title_sort A identidade profissional docente na educação infantil
author Leitão, Zuleica Maria Tavares de Brito
author_facet Leitão, Zuleica Maria Tavares de Brito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Zuleica Maria Tavares de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
IDENTIDADE PROFISSIONAL
HISTÓRIAS DE VIDA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCATION
PROFESSIONAL IDENTITY
LIFE STORIES
TEACHERS EDUCATION
CHILD EDUCATION
topic EDUCAÇÃO
IDENTIDADE PROFISSIONAL
HISTÓRIAS DE VIDA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCATION
PROFESSIONAL IDENTITY
LIFE STORIES
TEACHERS EDUCATION
CHILD EDUCATION
description Esta dissertação acerca da temática a Identidade Profissional Docente na Educação Infantil, objetivou relacionar as percepções de identidade profissional dos docentes de educação infantil com as suas práticas. A investigação realizou-­‐se na rede pública municipal de ensino de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco -­ Brasil. O estudo utilizou a metodologia centrada na análise dos dados qualitativos das histórias de vida de dez professoras, de cinco a trinta anos de experiência docente,realizado por meio de entrevistas individuais semi-­‐estruturadas. A análise do discurso focalizou as lembranças da infância; a escolarização básica; as experiências da formação e da carreira docente; as práticas supervisivas na visão das professoras e as concepções sobre a Educação Infantil, a fim de apontar os fatores e situações que influenciaram na constituição das identidades das professoras. A pesquisa apontou a influência de sucessivas socializações, que foram surgindo nas trajetórias de vida das entrevistadas, como referências de pertença na maneira de ser na prática educativa. Revela dentre os elementos significativos da identificação com a docência na Educação Infantil, as brincadeiras na infância, a formação contínua e o curso Magistério como referência de aproximação das práticas na Educação Infantil, as quais vem contribuir para futuras pesquisas acadêmicas da Ciência da Educação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-06-17T12:56:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4950
TID:201385660
url http://hdl.handle.net/10437/4950
identifier_str_mv TID:201385660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131238350454784