Inovação pedagógica nas práticas de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Marilândia Ferreira Colaço do
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1627
Resumo: Este estudo teve como finalidade compreender as práticas pedagógicas do curso de formação continuada para professores alfabetizadores à luz da inovação pedagógica. O objeto de estudo foi a prática pedagógica de professores alfabetizadores de uma escola pública da Pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental. Observaram-se as implicações e perspectivas desse curso na construção de saberes necessários ao professor para atender as novas mudanças sociais e culturais. Essa pesquisa foi enquadrada num estudo de caso, com um universo investigativo de cinco professores, um coordenador pedagógico e uma formadora do curso de formação do Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC no município de Fortaleza. A partir de fontes bibliográficas organizamos um quadro teórico dividido em quatro temáticas agrupadas nas discussões sobre inovação pedagógica (FINO, 2008, 2010; FULLAN, 2009; CHRISTENSEN, 2009; PAPERT, 2008; FERNANDES, 2000); aprendizagem colaborativa e interação social (CORREIA, 2010; FULLAN, 2009; GIORDAN, 1998; VIGOTSTY, 2007; JOSSO, 2010; FINO, 2001; WOODS, 1999); formação docente (SHÖN, 2000, 1991; SOUSA, 2007; JOSSO, 2010; IMBERNÓN, 2010); práticas pedagógicas (GIMENO SACRISTÁN, 2007, 1999; NÓVOA, 2002). Utilizamos a observação participante, a entrevista semiestruturada, os inquéritos por questionário e o diário de campo, como forma de captar as nuances presentes na pesquisa. Em alguns momentos foi preciso efetuar a coleta de dados por meio da história de vida de alguns professores sem, no entanto, aprofundar a questão, somente como forma de compreender as respostas dadas por estes na entrevista semiestruturada. Concluímos que as práticas pedagógicas do curso em questão se constituem como um processo dialógico onde professor e aluno são orientados a refletirem sobre o que estava sendo aprendido. Percebeu-se, ainda, que os professores alfabetizadores compreendem a importância de conhecer os seus alunos. Para os professores alfabetizadores a sua prática pedagógica sofreu ressignificação, principalmente, com as trocas de experiências, o reconhecimento de que não é detentor de todos os saberes e a confiança adquirida nas práticas pedagógicas vivenciadas e refletidas nas formações e na prática de sala de aula.
id RCAP_25f3520dc92cfbe2a094d9715f9165cb
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1627
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovação pedagógica nas práticas de formação de professoresEducaçãoPráticas pedagógicasInovação pedagógicaAlfabetizaçãoFormação continuada de professoresEducationPedagogical practicesPedagogical innovationLiteracyContinuing education of teachersCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo teve como finalidade compreender as práticas pedagógicas do curso de formação continuada para professores alfabetizadores à luz da inovação pedagógica. O objeto de estudo foi a prática pedagógica de professores alfabetizadores de uma escola pública da Pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental. Observaram-se as implicações e perspectivas desse curso na construção de saberes necessários ao professor para atender as novas mudanças sociais e culturais. Essa pesquisa foi enquadrada num estudo de caso, com um universo investigativo de cinco professores, um coordenador pedagógico e uma formadora do curso de formação do Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC no município de Fortaleza. A partir de fontes bibliográficas organizamos um quadro teórico dividido em quatro temáticas agrupadas nas discussões sobre inovação pedagógica (FINO, 2008, 2010; FULLAN, 2009; CHRISTENSEN, 2009; PAPERT, 2008; FERNANDES, 2000); aprendizagem colaborativa e interação social (CORREIA, 2010; FULLAN, 2009; GIORDAN, 1998; VIGOTSTY, 2007; JOSSO, 2010; FINO, 2001; WOODS, 1999); formação docente (SHÖN, 2000, 1991; SOUSA, 2007; JOSSO, 2010; IMBERNÓN, 2010); práticas pedagógicas (GIMENO SACRISTÁN, 2007, 1999; NÓVOA, 2002). Utilizamos a observação participante, a entrevista semiestruturada, os inquéritos por questionário e o diário de campo, como forma de captar as nuances presentes na pesquisa. Em alguns momentos foi preciso efetuar a coleta de dados por meio da história de vida de alguns professores sem, no entanto, aprofundar a questão, somente como forma de compreender as respostas dadas por estes na entrevista semiestruturada. Concluímos que as práticas pedagógicas do curso em questão se constituem como um processo dialógico onde professor e aluno são orientados a refletirem sobre o que estava sendo aprendido. Percebeu-se, ainda, que os professores alfabetizadores compreendem a importância de conhecer os seus alunos. Para os professores alfabetizadores a sua prática pedagógica sofreu ressignificação, principalmente, com as trocas de experiências, o reconhecimento de que não é detentor de todos os saberes e a confiança adquirida nas práticas pedagógicas vivenciadas e refletidas nas formações e na prática de sala de aula.This study aimed to understand the pedagogical practices of the continuing education course for literacy teachers in the light of pedagogical innovation. The study object was the pedagogical practice these courses trying to figure out if this process these practices are innovative. We observed the implications and prospects of this course in the construction of the teacher knowledge necessary to meet the new social and cultural changes. This research was framed in a case study, with a universe of five investigative teachers, an academic advisor and a teacher of the training course program PAIC in the city of Fortaleza. We employed literature sources and organize a theoretical framework divided into four themes grouped in discussions about educational innovation (FINO, 2008, 2010, FULLAN, 2009; CHRISTENSEN, 2009; PAPERT, 2008; FERNANDES, 2000), collaborative learning and social interaction ( CORREIA, 2010, FULLAN, 2009; GIORDAN, 1998; VIGOTSTY, 2007; JOSSO, 2010, FINO, 2001; WOODS, 1999), teacher training (SHON, 2000, 1991; SOUSA, 2007; JOSSO, 2010; IMBERNÓN, 2010) ; pedagogical practices (GIMENO SACRISTÁN, 2007, 1999, NÓVOA, 2002). We use the participant observation, semi-structured interview, questionnaire surveys and the field diary as a way to capture the nuances present in search. At times it was necessary to use the data collection through the life story of some teachers without, however, extend the issue, only as a way to understand the answers given by those in the unstructured interview. We conclude that the pedagogical practices of the course in question are constituted as a dialogical process where teacher and student are asked to reflect on what was learned. It was noted also that literacy teachers understand the importance of knowing their students. For literacy teachers their practice suffered reframing mainly with exchanges of experience, the recognition that it does not hold all the knowledge and the confidence gained in the presented pedagogical practices, experienced and reflected in the training and practice room class.Mendonça, Alice Maria Justa FerreiraLustosa, Francisca GenyDigitUMaCarmo, Marilândia Ferreira Colaço do2017-10-06T00:30:08Z2017-05-10T00:00:00Z2017-05-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1627201695715porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:20Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1627Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:20.677558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovação pedagógica nas práticas de formação de professores
title Inovação pedagógica nas práticas de formação de professores
spellingShingle Inovação pedagógica nas práticas de formação de professores
Carmo, Marilândia Ferreira Colaço do
Educação
Práticas pedagógicas
Inovação pedagógica
Alfabetização
Formação continuada de professores
Education
Pedagogical practices
Pedagogical innovation
Literacy
Continuing education of teachers
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Inovação pedagógica nas práticas de formação de professores
title_full Inovação pedagógica nas práticas de formação de professores
title_fullStr Inovação pedagógica nas práticas de formação de professores
title_full_unstemmed Inovação pedagógica nas práticas de formação de professores
title_sort Inovação pedagógica nas práticas de formação de professores
author Carmo, Marilândia Ferreira Colaço do
author_facet Carmo, Marilândia Ferreira Colaço do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendonça, Alice Maria Justa Ferreira
Lustosa, Francisca Geny
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Marilândia Ferreira Colaço do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Práticas pedagógicas
Inovação pedagógica
Alfabetização
Formação continuada de professores
Education
Pedagogical practices
Pedagogical innovation
Literacy
Continuing education of teachers
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Práticas pedagógicas
Inovação pedagógica
Alfabetização
Formação continuada de professores
Education
Pedagogical practices
Pedagogical innovation
Literacy
Continuing education of teachers
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo teve como finalidade compreender as práticas pedagógicas do curso de formação continuada para professores alfabetizadores à luz da inovação pedagógica. O objeto de estudo foi a prática pedagógica de professores alfabetizadores de uma escola pública da Pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental. Observaram-se as implicações e perspectivas desse curso na construção de saberes necessários ao professor para atender as novas mudanças sociais e culturais. Essa pesquisa foi enquadrada num estudo de caso, com um universo investigativo de cinco professores, um coordenador pedagógico e uma formadora do curso de formação do Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC no município de Fortaleza. A partir de fontes bibliográficas organizamos um quadro teórico dividido em quatro temáticas agrupadas nas discussões sobre inovação pedagógica (FINO, 2008, 2010; FULLAN, 2009; CHRISTENSEN, 2009; PAPERT, 2008; FERNANDES, 2000); aprendizagem colaborativa e interação social (CORREIA, 2010; FULLAN, 2009; GIORDAN, 1998; VIGOTSTY, 2007; JOSSO, 2010; FINO, 2001; WOODS, 1999); formação docente (SHÖN, 2000, 1991; SOUSA, 2007; JOSSO, 2010; IMBERNÓN, 2010); práticas pedagógicas (GIMENO SACRISTÁN, 2007, 1999; NÓVOA, 2002). Utilizamos a observação participante, a entrevista semiestruturada, os inquéritos por questionário e o diário de campo, como forma de captar as nuances presentes na pesquisa. Em alguns momentos foi preciso efetuar a coleta de dados por meio da história de vida de alguns professores sem, no entanto, aprofundar a questão, somente como forma de compreender as respostas dadas por estes na entrevista semiestruturada. Concluímos que as práticas pedagógicas do curso em questão se constituem como um processo dialógico onde professor e aluno são orientados a refletirem sobre o que estava sendo aprendido. Percebeu-se, ainda, que os professores alfabetizadores compreendem a importância de conhecer os seus alunos. Para os professores alfabetizadores a sua prática pedagógica sofreu ressignificação, principalmente, com as trocas de experiências, o reconhecimento de que não é detentor de todos os saberes e a confiança adquirida nas práticas pedagógicas vivenciadas e refletidas nas formações e na prática de sala de aula.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-06T00:30:08Z
2017-05-10T00:00:00Z
2017-05-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1627
201695715
url http://hdl.handle.net/10400.13/1627
identifier_str_mv 201695715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129912977653760