Um estudo etnográfico sobre a prática educativo do projovem urbano à luz da inovação pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1484 |
Resumo: | A educação de jovens e suas implicações no mundo contemporâneo buscam compreender aspectos de grande relevância na área educacional e que convergem em pontos conceituais ao se tratar de sujeitos com uma exclusão do processo de escolarização na infância e adolescência e a inserção subordinada no mundo do trabalho. Esta dissertação busca perceber acerca da temática inovação pedagógica como se desenvolvem as práticas pedagógicas entre docentes e educandos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano do município de Caruaru. O Projovem Urbano foi introduzido nas escolas públicas de Pernambuco com o objetivo de promover ações pedagógicas inovadoras para a inclusão de jovens tendo como meta a conclusão do ensino fundamental e reinserção no mercado de trabalho. Nesta pesquisa optamos por uma pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica sobre a prática pedagógica aplicada no projovem urbano através da sistematização da aprendizagem contextualizada no programa. As questões que orientaram a análise do trabalho dizem respeito à concepção do ensino-aprendizagem no plano epistemológico, ressaltando a vinculação à prática educativa que os atores sociais realizam sobre si próprios, por meio da mediação dos outros e dos saberes, e que remetem a possibilidade de sua concretização à capacidade de renovação pedagógica a ser empreendida no projovem urbano. Para a realização da investigação, recorremos à utilização da análise de conteúdo, à observação participante e à entrevista semiestruturada, as quais foram direcionadas a três docentes e vinte alunos da segunda turma projovem urbano do município de Caruaru. Os resultados da prática investigativa apontam para o fato de que tratar a educação de jovens é adentrar em uma arena cuja luta é pautada nas suas experiências escolares anteriores, ainda que inconclusas. Esta pesquisa também possibilitou perceber que já houve uma mudança nos paradigmas tradicionais sob uma ótica que muda a antiga concepção de aprendizagem, de sociedade, de docentes e discentes. |
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Um estudo etnográfico sobre a prática educativo do projovem urbano à luz da inovação pedagógicaInovação pedagógicaPráticas pedagógicasAprendizagemAlunosEtnografiaPedagogical innovationPedagogical practicesLearningStudentsEthnographyCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA educação de jovens e suas implicações no mundo contemporâneo buscam compreender aspectos de grande relevância na área educacional e que convergem em pontos conceituais ao se tratar de sujeitos com uma exclusão do processo de escolarização na infância e adolescência e a inserção subordinada no mundo do trabalho. Esta dissertação busca perceber acerca da temática inovação pedagógica como se desenvolvem as práticas pedagógicas entre docentes e educandos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano do município de Caruaru. O Projovem Urbano foi introduzido nas escolas públicas de Pernambuco com o objetivo de promover ações pedagógicas inovadoras para a inclusão de jovens tendo como meta a conclusão do ensino fundamental e reinserção no mercado de trabalho. Nesta pesquisa optamos por uma pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica sobre a prática pedagógica aplicada no projovem urbano através da sistematização da aprendizagem contextualizada no programa. As questões que orientaram a análise do trabalho dizem respeito à concepção do ensino-aprendizagem no plano epistemológico, ressaltando a vinculação à prática educativa que os atores sociais realizam sobre si próprios, por meio da mediação dos outros e dos saberes, e que remetem a possibilidade de sua concretização à capacidade de renovação pedagógica a ser empreendida no projovem urbano. Para a realização da investigação, recorremos à utilização da análise de conteúdo, à observação participante e à entrevista semiestruturada, as quais foram direcionadas a três docentes e vinte alunos da segunda turma projovem urbano do município de Caruaru. Os resultados da prática investigativa apontam para o fato de que tratar a educação de jovens é adentrar em uma arena cuja luta é pautada nas suas experiências escolares anteriores, ainda que inconclusas. Esta pesquisa também possibilitou perceber que já houve uma mudança nos paradigmas tradicionais sob uma ótica que muda a antiga concepção de aprendizagem, de sociedade, de docentes e discentes.The education of young people and their implications in the contemporary world seek to understand aspects of great relevance in education and conceptual points that converge when dealing with individuals with a deletion of the schooling process in childhood and adolescence and subordinated insertion into the labor market. This paper seeks to understand about the theme pedagogical innovation as they develop pedagogical practices between teachers and students of the Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Urbano at Caruaru. Projovem Urbano was introduced in public schools in Pernambuco with the goal of promoting innovative educational activities for the inclusion of young people with the goal of completion of elementary education and reintegration into the labor market. In this research we chose a qualitative research with ethnographic approach on pedagogical practices applied in ProJovem Urbano through the systematization of contextualized learning in the program. The questions that guided the analysis of the work concern the design of teaching and learning at the epistemological level, emphasizing the link with the educational practice that social actors perform on themselves, through the mediation of others and of the knowledge, and the possibility that recall its ability to achieve the pedagogical renovation to be undertaken in ProJovem Urbano. To perform the research, we chose to the use of content analysis, participant observation and semistructured interviews, which were directed to three teachers and twenty students in the second class of ProJovem Urbano at Caruaru. The results of the investigative practice point to the fact that dealing with youth education is entering an area in which the struggle is guided in their previous school experiences, albeit inconclusive. This research also made it possible to realize that there has been a shift in paradigms from a traditional perspective that changes the old conception of learning, society, teachers and students.Bento, António Maria VelosoSilva, Rejane Dias daDigitUMaBrock, Karla Simone de Brito2017-03-15T16:31:56Z2014-05-05T00:00:00Z2014-05-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1484201177986porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:11Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:11.996981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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