Comportamento do consumidor cego : a importância da escrita braille em produtos alimentares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Sandra Isabel Charneca
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11081
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling Comportamento do consumidor cego : a importância da escrita braille em produtos alimentarescomportamento do consumidortomada de decisão de compraconsumidor cegorótulos em escrita brailleembalagens de produtos alimentaresconsumer behaviorbuying decision makingblind consumerlabels in braille writingfood packagingMestrado em MarketingO consumidor cego enfrenta vários obstáculos no dia a dia, especialmente quando tem de ir a supermercados comprar produtos alimentares. Atualmente, poucos são os produtos alimentares com rótulos em braille com informações suficientes para que estes consumidores tenham alguma autonomia no momento da escolha e compra dos produtos. Este estudo procura compreender de que forma a escrita braille nas embalagens dos produtos alimentares influencia o comportamento de compra do consumidor cego e de que forma o consumidor responde à sua presença ou ausência. Pretende-se assim investigar se a existência de braille nos produtos alimentares potencia a busca de informação e se o consumidor cego considera importante o marketing que é feito aos produtos alimentares. O estudo empírico foi de natureza qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas semi-estruturadas, testes de embalagem e observação de situações de compra. Os resultados obtidos revelam a importância dos rótulos em braille nas embalagens de produtos alimentares. As embalagens com rótulos em braille influenciam o comportamento do consumidor cego. Este, ao ter acesso a mais informação, tenderá a ter uma maior predisposição para procurar e experimentar novos produtos, tomando decisões de compra mais conscientes e fundamentadas. A sua vulnerabilidade no supermercado e em casa pode ser reduzida, levando a um aumento de autonomia. As conclusões enfatizam a importância de produtores, retalhistas e marketers estarem atentos às especificidades do consumidor cego, sendo a escrita braille fundamental para comunicar o produto a este consumidor e assim, influenciar seu o comportamento de compra.Blind consumer faces several obstacles on daily basis especially when going to supermarkets to buy groceries. Nowadays braille labeling is scarce in food products and doesn't have enough information reducing blind consumer's autonomy while choosing and buying such products. This study addresses the impact of imprinting braille on the packaging of food products and tries to understand such influence on blind consumer buying behavior and how it responds to braille presence or absence. Therefore, it aims to investigate if the existence of braille in food products enhances the search for information and if the blind consumer considers important the marketing that is done to food products. The empirical study was qualitative, using semi-structured interviews, packaging tests and observation of buying behavior. The results obtained reveal the importance of braille imprinted labels on food packaging. Blind consumer behavior is influenced by packages with labels with braille. These, by having access to more information, will tend to have a greater predisposition to search and try new products, taking more informed and reasoned purchase decisions. The vulnerability in supermarket and at home can be reduced, leading to an increased autonomy. Findings emphasize the importance of producers, retailers and marketers being aware of the specifics of the blind consumer, since braille imprinting is important to communicate products to consumers and influences their buying behavior.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaSilva, Rui Correia daRepositório da Universidade de LisboaRamos, Sandra Isabel Charneca2016-02-26T15:37:39Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11081porRamos, Sandra Isabel Charneca (2015). "Comportamento do consumidor cego : a importância da escrita braille em produtos alimentares". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:21Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:25.847401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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