A utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga , Helena Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10737
Resumo: O presente relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real. Consta do documento o relato de todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2019/2020 descrevendo os aspetos referentes às atividades que foram desenvolvidas no processo didático – pedagógico realizado para a lecionação das turmas 7ºF e 8ºB, da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco de Vila Real. Integra, também, uma abordagem que desenvolvi no que se refere à utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem. Este documento pretende ainda traduzir em palavras toda uma autorreflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido, permitindo uma maior consciencialização acerca de todos os aspetos que envolveram todo o processo de formação individual inerente à Prática de Ensino Supervisionada (Estágio Pedagógico), seja ao nível das aulas, atividades ou sobre a evolução verificada ao longo do presente ano letivo, no papel de Professora Estagiária.
id RCAP_25ff1da10d5d656d76896d5f107ed69d
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10737
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagemTICeducaçãoO presente relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real. Consta do documento o relato de todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2019/2020 descrevendo os aspetos referentes às atividades que foram desenvolvidas no processo didático – pedagógico realizado para a lecionação das turmas 7ºF e 8ºB, da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco de Vila Real. Integra, também, uma abordagem que desenvolvi no que se refere à utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem. Este documento pretende ainda traduzir em palavras toda uma autorreflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido, permitindo uma maior consciencialização acerca de todos os aspetos que envolveram todo o processo de formação individual inerente à Prática de Ensino Supervisionada (Estágio Pedagógico), seja ao nível das aulas, atividades ou sobre a evolução verificada ao longo do presente ano letivo, no papel de Professora Estagiária.This report falls within the scope of the Master's in Computer Science Teaching at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, in Vila Real. The document contains the report of all the work done during the academic year 2019/2020 describing the aspects related to the activities that were developed in the didactic - pedagogical process carried out for the teaching of classes 7ºF and 8ºB, of Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco of Vila Real. It also integrates an approach that I developed regarding the use of ICT as a motivational element in the teaching and learning process. This document also intends to translate into words a critical self-reflection on the work developed, allowing a greater awareness about all aspects that involved the entire process of individual training inherent to the Supervised Teaching Practice (Pedagogical Internship), whether at the level of classes, activities or the evolution verified during the current academic year, in the role of Trainee Professor.2021-10-14T10:45:50Z2020-09-11T00:00:00Z2020-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10737TID:202601242porFraga , Helena Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:20Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:37.832125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem
title A utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle A utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem
Fraga , Helena Ferreira
TIC
educação
title_short A utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem
title_full A utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr A utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed A utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem
title_sort A utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem
author Fraga , Helena Ferreira
author_facet Fraga , Helena Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga , Helena Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
educação
topic TIC
educação
description O presente relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real. Consta do documento o relato de todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2019/2020 descrevendo os aspetos referentes às atividades que foram desenvolvidas no processo didático – pedagógico realizado para a lecionação das turmas 7ºF e 8ºB, da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco de Vila Real. Integra, também, uma abordagem que desenvolvi no que se refere à utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem. Este documento pretende ainda traduzir em palavras toda uma autorreflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido, permitindo uma maior consciencialização acerca de todos os aspetos que envolveram todo o processo de formação individual inerente à Prática de Ensino Supervisionada (Estágio Pedagógico), seja ao nível das aulas, atividades ou sobre a evolução verificada ao longo do presente ano letivo, no papel de Professora Estagiária.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-11T00:00:00Z
2020-09-11
2021-10-14T10:45:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10737
TID:202601242
url http://hdl.handle.net/10348/10737
identifier_str_mv TID:202601242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137154794782720