A utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10737 |
Resumo: | O presente relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real. Consta do documento o relato de todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2019/2020 descrevendo os aspetos referentes às atividades que foram desenvolvidas no processo didático – pedagógico realizado para a lecionação das turmas 7ºF e 8ºB, da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco de Vila Real. Integra, também, uma abordagem que desenvolvi no que se refere à utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem. Este documento pretende ainda traduzir em palavras toda uma autorreflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido, permitindo uma maior consciencialização acerca de todos os aspetos que envolveram todo o processo de formação individual inerente à Prática de Ensino Supervisionada (Estágio Pedagógico), seja ao nível das aulas, atividades ou sobre a evolução verificada ao longo do presente ano letivo, no papel de Professora Estagiária. |
id |
RCAP_25ff1da10d5d656d76896d5f107ed69d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/10737 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagemTICeducaçãoO presente relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real. Consta do documento o relato de todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2019/2020 descrevendo os aspetos referentes às atividades que foram desenvolvidas no processo didático – pedagógico realizado para a lecionação das turmas 7ºF e 8ºB, da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco de Vila Real. Integra, também, uma abordagem que desenvolvi no que se refere à utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem. Este documento pretende ainda traduzir em palavras toda uma autorreflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido, permitindo uma maior consciencialização acerca de todos os aspetos que envolveram todo o processo de formação individual inerente à Prática de Ensino Supervisionada (Estágio Pedagógico), seja ao nível das aulas, atividades ou sobre a evolução verificada ao longo do presente ano letivo, no papel de Professora Estagiária.This report falls within the scope of the Master's in Computer Science Teaching at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, in Vila Real. The document contains the report of all the work done during the academic year 2019/2020 describing the aspects related to the activities that were developed in the didactic - pedagogical process carried out for the teaching of classes 7ºF and 8ºB, of Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco of Vila Real. It also integrates an approach that I developed regarding the use of ICT as a motivational element in the teaching and learning process. This document also intends to translate into words a critical self-reflection on the work developed, allowing a greater awareness about all aspects that involved the entire process of individual training inherent to the Supervised Teaching Practice (Pedagogical Internship), whether at the level of classes, activities or the evolution verified during the current academic year, in the role of Trainee Professor.2021-10-14T10:45:50Z2020-09-11T00:00:00Z2020-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10737TID:202601242porFraga , Helena Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:20Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:37.832125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem |
title |
A utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
A utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem Fraga , Helena Ferreira TIC educação |
title_short |
A utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
A utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
A utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
A utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem |
author |
Fraga , Helena Ferreira |
author_facet |
Fraga , Helena Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraga , Helena Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC educação |
topic |
TIC educação |
description |
O presente relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real. Consta do documento o relato de todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2019/2020 descrevendo os aspetos referentes às atividades que foram desenvolvidas no processo didático – pedagógico realizado para a lecionação das turmas 7ºF e 8ºB, da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco de Vila Real. Integra, também, uma abordagem que desenvolvi no que se refere à utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem. Este documento pretende ainda traduzir em palavras toda uma autorreflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido, permitindo uma maior consciencialização acerca de todos os aspetos que envolveram todo o processo de formação individual inerente à Prática de Ensino Supervisionada (Estágio Pedagógico), seja ao nível das aulas, atividades ou sobre a evolução verificada ao longo do presente ano letivo, no papel de Professora Estagiária. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-11T00:00:00Z 2020-09-11 2021-10-14T10:45:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/10737 TID:202601242 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/10737 |
identifier_str_mv |
TID:202601242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137154794782720 |