Identificação de competências chave dos gestores de cliente de uma instituição financeira portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Militão, Jorge Miguel dos Reis
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10205
Resumo: A sensibilidade com que as decisões de natureza bancária e financeira afetam o cidadão comum e as empresas exige um perfil de competências e valores deontológicos dos gestores de cliente cuja tipificação nem sempre é alvo da atenção explícita por parte dos decisores organizacionais. Tal pode comportar custos diretos e indiretos para a adequada gestão de recursos humanos neste sector. Partindo do modelo de competências de Roe (2002) e do modelo de conteúdo da O*NET (2007) este estudo propõe-se identificar as competências-chave dos gestores cliente empresa num banco. Com base em 10 entrevistas em profundidade, por intermédio de análise de conteúdo, foram identificadas duas categorias de competências predominantes: as metacompetências e as competências sociais, bem como os KSAs e APOs que as suportam. As competências e atributos identificados permitiram recomendar medidas de desenvolvimento no sistema de gestão de recursos humanos.
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