A face oculta da gerontologia: uma avaliação dos saberes e competências profissionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38897 |
Resumo: | A Gerontologia aparece na interface de um conhecimento interdisciplinar e por essa razão surge numa perspectiva de geradora de metacompetências. Ao gerar metacompetências a Gerontologia permite que os profissionais de diferentes áreas reflitam sobre o seu fazer e o seu saber-fazer profissional, estabelecendo metas, identificando problemas, selecionando possibilidades e decidindo qual a melhor manobra para a intervenção junto a população idosa. Através da metacompetência o profissional é capaz de mobilizar seus saberes em função de um projeto que comporta uma significação, projeto este que dá sentido a sua ação profissional. Essa mobilização não ocorre isoladamente do contexto particular do seu exercício, vez que, toda ação profissional relaciona-se a uma competência situada1. Para a Gerontologia isso significa asseverar que, qualquer que seja a estratégia de intervenção, independentemente da área de profissionalização, ela só será adequada e eficaz se for levada em consideração à situação específica para o idoso. As ciências humanas e as ciências da saúde têm o ser humano como objeto, sendo este, no decorrer do desenvolvimento dessas ciências, estudado e abordado de diferentes maneiras a partir de campos e métodos específicos. [....] |
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