Impacto emocional imediato do COVID-19 em crianças e adolescentes e suas famílias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Paulo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Viana,Victor, Tavares,Margarida, Reis-e-Melo,Ana, Faria,Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862020000300633
Resumo: Resumo Este estudo foi realizado com crianças com COVID-19 e os seus cuidadores. Teve como objetivos estudar as reações emocionais dos pais e das crianças ao diagnóstico bem como os sintomas de ansiedade, depressão e distresse uma semana depois; determinar fatores associados à perceção da doença; avaliar o impacto emocional de um programa intervenção em crise. Os dados foram coletados por entrevista telefónica em 105 pais e 52 crianças com idades entre 10 e 17 anos. Foi avaliada a intensidade das emoções no momento do diagnóstico (SUD) e uma semana depois (HADS) na totalidade dos pais a nas crianças. Examinamos as associações entre as emoções e a saúde dos pais e dos filhos e a presença de COVID-19 noutros familiares. Os resultados permitiram constatar que o diagnóstico de COVID-19 teve maior impacto nos pais do que nos filhos. Crianças com problemas de saúde prévios apresentavam mais sintomas de ansiedade. Pais com transtornos psiquiátricos prévios apresentaram mais sintomas de ansiedade, depressão e distresse. Pais com outro membro da família com diagnóstico de COVID-19 apresentaram mais sintomas de ansiedade. O programa de intervenção em crise teve um impacto significativo na redução do estado emocional das crianças bem como dos seus pais.
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