CARACTERIZAÇÃO DOS ASPECTOS GERAIS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA SUA PROMOÇÃO
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43521 |
Resumo: | Este estudo investiga os aspectos gerais do desenvolvimento infantil e as estratégias utilizadas para sua promoção, a partir das concepções de educadoras de creches públicas e privadas. Assim, aplicou-se uma entrevista semiestruturada a 24 educadoras. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo categorial temática. Verificou-se que, os dois grupos de educadoras caracterizaram o desenvolvimento das crianças quando inseridas na rotina da creche como sendo positivo, existindo, ainda, certo consenso entre elas sobre as Estratégias utilizadas para promover o desenvolvimento das crianças, tais como o uso de atividades recreativas, do contar e recontar histórias e das práticas de socialização, por exemplo. Almejou-se com essa pesquisa, contribuir com o planejamento de intervenções promotoras do desenvolvimento infantil. |
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CARACTERIZAÇÃO DOS ASPECTOS GERAIS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA SUA PROMOÇÃOEducadoras; promoção do desenvolvimento infantil; creches.Este estudo investiga os aspectos gerais do desenvolvimento infantil e as estratégias utilizadas para sua promoção, a partir das concepções de educadoras de creches públicas e privadas. Assim, aplicou-se uma entrevista semiestruturada a 24 educadoras. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo categorial temática. Verificou-se que, os dois grupos de educadoras caracterizaram o desenvolvimento das crianças quando inseridas na rotina da creche como sendo positivo, existindo, ainda, certo consenso entre elas sobre as Estratégias utilizadas para promover o desenvolvimento das crianças, tais como o uso de atividades recreativas, do contar e recontar histórias e das práticas de socialização, por exemplo. Almejou-se com essa pesquisa, contribuir com o planejamento de intervenções promotoras do desenvolvimento infantil.ISPGAYARepositório ComumRegina, EllisRamos, DeborahSalomao, Nadia2023-02-01T15:15:29Z2022-12-312022-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43521porRegina, E., Ramos, D., & Salomão, N. (2022).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T10:13:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43521Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:41.310579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo investiga os aspectos gerais do desenvolvimento infantil e as estratégias utilizadas para sua promoção, a partir das concepções de educadoras de creches públicas e privadas. Assim, aplicou-se uma entrevista semiestruturada a 24 educadoras. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo categorial temática. Verificou-se que, os dois grupos de educadoras caracterizaram o desenvolvimento das crianças quando inseridas na rotina da creche como sendo positivo, existindo, ainda, certo consenso entre elas sobre as Estratégias utilizadas para promover o desenvolvimento das crianças, tais como o uso de atividades recreativas, do contar e recontar histórias e das práticas de socialização, por exemplo. Almejou-se com essa pesquisa, contribuir com o planejamento de intervenções promotoras do desenvolvimento infantil. |
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