A INSERÇÃO DE BEBÊS EM ESPAÇO INSTITUCIONAL: IMPACTOS AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9358 |
Resumo: | O ingresso das mulheres ao mercado de trabalho é visto como uma conquista histórica, apresentando como um de seus efeitos, dada a licença-maternidade às trabalhadoras com carteira de trabalho que ocorre no período de quatro a seis meses, o ingresso cada vez mais cedo de bebês em espaços institucionais, como creches. Neste sentido, investigamos os impactos que a inserção de bebês em espaços institucionais pode trazer ao desenvolvimento infantil. Como recurso metodológico, lançamos mão da pesquisa bibliográfica descritiva, vislumbrando o aprofundamento nos estudos acerca do primeiro ano de vida do bebê em consonância com suas interações em espaços institucionais. A pesquisa bibliográfica descritiva, enquanto análise a partir da coleta de dados qualitativos buscou aprofundar-se nos estudos acerca do primeiro ano de vida do bebê em conjunto com suas interações imersas no mundo objetivo, apresentando como principais resultados a compreensão dos aspectos positivos da inserção de bebês em creches, como a contribuição no processo de auto-locomoção e a construção de vínculos afetivos e a ciência de fatores que podem influenciar no seu processo de adaptação nas escolas, como aspectos culturais, familiares e psicoemocionais. Entendemos ser de suma relevância a realização de trabalhos que vislumbrem esse fenômeno contemporâneo e tragam contribuições aos autores envolvidos. |
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