A INSERÇÃO DE BEBÊS EM ESPAÇO INSTITUCIONAL: IMPACTOS AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PRADO, Andressa de Angelis do
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: DANELUCI, Rebeca de Cassia
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9358
Resumo: O ingresso das mulheres ao mercado de trabalho é visto como uma conquista histórica, apresentando como um de seus efeitos, dada a licença-maternidade às trabalhadoras com carteira de trabalho que ocorre no período de quatro a seis meses, o ingresso cada vez mais cedo de bebês em espaços institucionais, como creches. Neste sentido, investigamos os impactos que a inserção de bebês em espaços institucionais pode trazer ao desenvolvimento infantil. Como recurso metodológico, lançamos mão da pesquisa bibliográfica descritiva, vislumbrando o aprofundamento nos estudos acerca do primeiro ano de vida do bebê em consonância com suas interações em espaços institucionais. A pesquisa bibliográfica descritiva, enquanto análise a partir da coleta de dados qualitativos buscou aprofundar-se nos estudos acerca do primeiro ano de vida do bebê em conjunto com suas interações imersas no mundo objetivo, apresentando como principais resultados a compreensão dos aspectos positivos da inserção de bebês em creches, como a contribuição no processo de auto-locomoção e a construção de vínculos afetivos e a ciência de fatores que podem influenciar no seu processo de adaptação nas escolas, como aspectos culturais, familiares e psicoemocionais. Entendemos ser de suma relevância a realização de trabalhos que vislumbrem esse fenômeno contemporâneo e tragam contribuições aos autores envolvidos.
id UNICESU -1_83a771fa812ff3013f98ea35c456728b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9358
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A INSERÇÃO DE BEBÊS EM ESPAÇO INSTITUCIONAL: IMPACTOS AO DESENVOLVIMENTO INFANTILBebêsCrecheDesenvolvimento infantilO ingresso das mulheres ao mercado de trabalho é visto como uma conquista histórica, apresentando como um de seus efeitos, dada a licença-maternidade às trabalhadoras com carteira de trabalho que ocorre no período de quatro a seis meses, o ingresso cada vez mais cedo de bebês em espaços institucionais, como creches. Neste sentido, investigamos os impactos que a inserção de bebês em espaços institucionais pode trazer ao desenvolvimento infantil. Como recurso metodológico, lançamos mão da pesquisa bibliográfica descritiva, vislumbrando o aprofundamento nos estudos acerca do primeiro ano de vida do bebê em consonância com suas interações em espaços institucionais. A pesquisa bibliográfica descritiva, enquanto análise a partir da coleta de dados qualitativos buscou aprofundar-se nos estudos acerca do primeiro ano de vida do bebê em conjunto com suas interações imersas no mundo objetivo, apresentando como principais resultados a compreensão dos aspectos positivos da inserção de bebês em creches, como a contribuição no processo de auto-locomoção e a construção de vínculos afetivos e a ciência de fatores que podem influenciar no seu processo de adaptação nas escolas, como aspectos culturais, familiares e psicoemocionais. Entendemos ser de suma relevância a realização de trabalhos que vislumbrem esse fenômeno contemporâneo e tragam contribuições aos autores envolvidos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-03-31T12:59:15Z2022-03-31T12:59:15Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9358porEncontro Internacional de Produção CientíficaPRADO, Andressa de Angelis doDANELUCI, Rebeca de Cassiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-01T06:00:39ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A INSERÇÃO DE BEBÊS EM ESPAÇO INSTITUCIONAL: IMPACTOS AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
title A INSERÇÃO DE BEBÊS EM ESPAÇO INSTITUCIONAL: IMPACTOS AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
spellingShingle A INSERÇÃO DE BEBÊS EM ESPAÇO INSTITUCIONAL: IMPACTOS AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
PRADO, Andressa de Angelis do
Bebês
Creche
Desenvolvimento infantil
title_short A INSERÇÃO DE BEBÊS EM ESPAÇO INSTITUCIONAL: IMPACTOS AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
title_full A INSERÇÃO DE BEBÊS EM ESPAÇO INSTITUCIONAL: IMPACTOS AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
title_fullStr A INSERÇÃO DE BEBÊS EM ESPAÇO INSTITUCIONAL: IMPACTOS AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
title_full_unstemmed A INSERÇÃO DE BEBÊS EM ESPAÇO INSTITUCIONAL: IMPACTOS AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
title_sort A INSERÇÃO DE BEBÊS EM ESPAÇO INSTITUCIONAL: IMPACTOS AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
author PRADO, Andressa de Angelis do
author_facet PRADO, Andressa de Angelis do
DANELUCI, Rebeca de Cassia
author_role author
author2 DANELUCI, Rebeca de Cassia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PRADO, Andressa de Angelis do
DANELUCI, Rebeca de Cassia
dc.subject.por.fl_str_mv Bebês
Creche
Desenvolvimento infantil
topic Bebês
Creche
Desenvolvimento infantil
description O ingresso das mulheres ao mercado de trabalho é visto como uma conquista histórica, apresentando como um de seus efeitos, dada a licença-maternidade às trabalhadoras com carteira de trabalho que ocorre no período de quatro a seis meses, o ingresso cada vez mais cedo de bebês em espaços institucionais, como creches. Neste sentido, investigamos os impactos que a inserção de bebês em espaços institucionais pode trazer ao desenvolvimento infantil. Como recurso metodológico, lançamos mão da pesquisa bibliográfica descritiva, vislumbrando o aprofundamento nos estudos acerca do primeiro ano de vida do bebê em consonância com suas interações em espaços institucionais. A pesquisa bibliográfica descritiva, enquanto análise a partir da coleta de dados qualitativos buscou aprofundar-se nos estudos acerca do primeiro ano de vida do bebê em conjunto com suas interações imersas no mundo objetivo, apresentando como principais resultados a compreensão dos aspectos positivos da inserção de bebês em creches, como a contribuição no processo de auto-locomoção e a construção de vínculos afetivos e a ciência de fatores que podem influenciar no seu processo de adaptação nas escolas, como aspectos culturais, familiares e psicoemocionais. Entendemos ser de suma relevância a realização de trabalhos que vislumbrem esse fenômeno contemporâneo e tragam contribuições aos autores envolvidos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-03-31T12:59:15Z
2022-03-31T12:59:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9358
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771947110891520