Casa dos Brinquedos (L. Cruz), Nove Peças Infantis (F. Benoît) e Fauna em Música (B. Sousa): edição e implementação pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39504 |
Resumo: | O estudo sobre mulheres compositoras e repertórios associados no contexto português tem sido um aspeto apenas recentemente abordado em contexto de investigação científica – sobretudo no âmbito de projetos específicos e trabalhos pontuais. Neste sentido, o presente trabalho representa uma abordagem às compositoras Maria Antonieta de Lima Cruz, Francine Germaine Van Gool Benoît e Berta Cândida Alves de Sousa no que diz respeito a três obras para piano solo: Casa dos Brinquedos (1916), Nove Peças Infantis (1939), e Fauna em Música (1976). O objetivo consistiu em promover o resgate, documentação e disseminação de tal repertório, bem como contribuir para o trabalho de investigação sobre compositoras no contexto português do século XX, e verificar pertinências no âmbito do ensino do piano. Metodologicamente, o estudo esteve baseado numa investigação documental musicológica (visando o resgate e o aprofundamento das três compositoras e respetivas composições), a aplicação de um questionário (com o intuito de esclarecer as perspetivas existentes relativamente à presença das mulheres compositoras e seus repertórios no contexto cultural português e o papel das edições de música enquanto ferramentas para a disseminação de reportório); e análise musical (aplicada segundo duas perspetivas: análise formal, e análise com vista à instrução pedagógica das obras referidas anteriormente). O trabalho encontra-se dividido em 2 grandes partes: a primeira correspondente ao Projeto Educativo, e a segunda ao Relatório de Estágio realizado no ano letivo de 2021/2022, no Curso de Música Silva Monteiro. Além das atividades práticas desenvolvidas no âmbito do estágio e do aprofundamento acerca dos aspetos contextuais das compositoras e suas obras, o presente trabalho apresenta também como resultado a elaboração de três edições críticas. |
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Casa dos Brinquedos (L. Cruz), Nove Peças Infantis (F. Benoît) e Fauna em Música (B. Sousa): edição e implementação pedagógicaEnsino de pianoMulheres compositorasRepertório português do século XXInvestigação documental musicológicaO estudo sobre mulheres compositoras e repertórios associados no contexto português tem sido um aspeto apenas recentemente abordado em contexto de investigação científica – sobretudo no âmbito de projetos específicos e trabalhos pontuais. Neste sentido, o presente trabalho representa uma abordagem às compositoras Maria Antonieta de Lima Cruz, Francine Germaine Van Gool Benoît e Berta Cândida Alves de Sousa no que diz respeito a três obras para piano solo: Casa dos Brinquedos (1916), Nove Peças Infantis (1939), e Fauna em Música (1976). O objetivo consistiu em promover o resgate, documentação e disseminação de tal repertório, bem como contribuir para o trabalho de investigação sobre compositoras no contexto português do século XX, e verificar pertinências no âmbito do ensino do piano. Metodologicamente, o estudo esteve baseado numa investigação documental musicológica (visando o resgate e o aprofundamento das três compositoras e respetivas composições), a aplicação de um questionário (com o intuito de esclarecer as perspetivas existentes relativamente à presença das mulheres compositoras e seus repertórios no contexto cultural português e o papel das edições de música enquanto ferramentas para a disseminação de reportório); e análise musical (aplicada segundo duas perspetivas: análise formal, e análise com vista à instrução pedagógica das obras referidas anteriormente). O trabalho encontra-se dividido em 2 grandes partes: a primeira correspondente ao Projeto Educativo, e a segunda ao Relatório de Estágio realizado no ano letivo de 2021/2022, no Curso de Música Silva Monteiro. Além das atividades práticas desenvolvidas no âmbito do estágio e do aprofundamento acerca dos aspetos contextuais das compositoras e suas obras, o presente trabalho apresenta também como resultado a elaboração de três edições críticas.The study of women composers and associated repertoires in the Portuguese context has only recently been approached in the context of scientific research – especially in the scope of specific projects and occasional works. In this sense, this work represents an approach to the composers Maria Antonieta de Lima Cruz, Francine Germaine Van Gool Benoît and Berta Cândida Alves de Sousa regarding three works for solo piano: Casa dos Brinquedos (1916), Nove Peças Infantis (1939), and Fauna em Música (1976). The aim was to promote the rescue, documentation and dissemination of such repertoire, as well as to contribute to the research work on female composers in Portugal during the 20th century, and to verify pertinences in the framework of piano teaching. Methodologically, this study was based on a documental musicological research (aiming at the rescue and deepening the knowledge on the three composers and their respective compositions), the application of a questionnaire (in order to clarify the existing perspectives regarding the presence of women composers and their repertoires in the Portuguese cultural context and the role of music editions as tools for the dissemination of repertoire), and musical analysis (applied according to two perspectives: formal analysis, and analysis with a view to the pedagogical instruction of the works the aforementioned works). This work is divided into two large parts: the first corresponds to the Educational Project, and the second to the Internship Report carried out in the school year 2021/2022, at the Silva Monteiro Music Course. Besides the practical activities developed in the scope of the internship and the deepening about the contextual aspects of the composers and their works, the present work also presents as a result the elaboration of three critical Editions.2023-10-13T08:43:33Z2022-12-02T00:00:00Z2022-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39504porConstantino, Daniel Alexandre Proença einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:08Zoai:ria.ua.pt:10773/39504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:39.574081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O estudo sobre mulheres compositoras e repertórios associados no contexto português tem sido um aspeto apenas recentemente abordado em contexto de investigação científica – sobretudo no âmbito de projetos específicos e trabalhos pontuais. Neste sentido, o presente trabalho representa uma abordagem às compositoras Maria Antonieta de Lima Cruz, Francine Germaine Van Gool Benoît e Berta Cândida Alves de Sousa no que diz respeito a três obras para piano solo: Casa dos Brinquedos (1916), Nove Peças Infantis (1939), e Fauna em Música (1976). O objetivo consistiu em promover o resgate, documentação e disseminação de tal repertório, bem como contribuir para o trabalho de investigação sobre compositoras no contexto português do século XX, e verificar pertinências no âmbito do ensino do piano. Metodologicamente, o estudo esteve baseado numa investigação documental musicológica (visando o resgate e o aprofundamento das três compositoras e respetivas composições), a aplicação de um questionário (com o intuito de esclarecer as perspetivas existentes relativamente à presença das mulheres compositoras e seus repertórios no contexto cultural português e o papel das edições de música enquanto ferramentas para a disseminação de reportório); e análise musical (aplicada segundo duas perspetivas: análise formal, e análise com vista à instrução pedagógica das obras referidas anteriormente). O trabalho encontra-se dividido em 2 grandes partes: a primeira correspondente ao Projeto Educativo, e a segunda ao Relatório de Estágio realizado no ano letivo de 2021/2022, no Curso de Música Silva Monteiro. Além das atividades práticas desenvolvidas no âmbito do estágio e do aprofundamento acerca dos aspetos contextuais das compositoras e suas obras, o presente trabalho apresenta também como resultado a elaboração de três edições críticas. |
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