Casa dos Brinquedos (L. Cruz), Nove Peças Infantis (F. Benoît) e Fauna em Música (B. Sousa): edição e implementação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Constantino, Daniel Alexandre Proença e
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39504
Resumo: O estudo sobre mulheres compositoras e repertórios associados no contexto português tem sido um aspeto apenas recentemente abordado em contexto de investigação científica – sobretudo no âmbito de projetos específicos e trabalhos pontuais. Neste sentido, o presente trabalho representa uma abordagem às compositoras Maria Antonieta de Lima Cruz, Francine Germaine Van Gool Benoît e Berta Cândida Alves de Sousa no que diz respeito a três obras para piano solo: Casa dos Brinquedos (1916), Nove Peças Infantis (1939), e Fauna em Música (1976). O objetivo consistiu em promover o resgate, documentação e disseminação de tal repertório, bem como contribuir para o trabalho de investigação sobre compositoras no contexto português do século XX, e verificar pertinências no âmbito do ensino do piano. Metodologicamente, o estudo esteve baseado numa investigação documental musicológica (visando o resgate e o aprofundamento das três compositoras e respetivas composições), a aplicação de um questionário (com o intuito de esclarecer as perspetivas existentes relativamente à presença das mulheres compositoras e seus repertórios no contexto cultural português e o papel das edições de música enquanto ferramentas para a disseminação de reportório); e análise musical (aplicada segundo duas perspetivas: análise formal, e análise com vista à instrução pedagógica das obras referidas anteriormente). O trabalho encontra-se dividido em 2 grandes partes: a primeira correspondente ao Projeto Educativo, e a segunda ao Relatório de Estágio realizado no ano letivo de 2021/2022, no Curso de Música Silva Monteiro. Além das atividades práticas desenvolvidas no âmbito do estágio e do aprofundamento acerca dos aspetos contextuais das compositoras e suas obras, o presente trabalho apresenta também como resultado a elaboração de três edições críticas.
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