Viver com perturbação de hiperatividade e défice de atenção: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Cátia Isabel Sousa Vieira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2294
Resumo: O presente relatório de estágio centrou-se num estudo de caso de uma criança, do género masculino, com nove anos de idade, a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico, com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) – tipo combinado, e que aos três anos de idade também lhe foi diagnosticado epilepsia. No enquadramento teórico damos conta de conceitos como o Princípio da Inclusão e de Necessidades Educativas Especiais, bem como a análise de suportes legislativos referentes à Educação Especial, entre os quais o Decreto-Lei nº 3/2008 e o Decreto-Lei nº 281/2009; e ainda a clarificação das problemáticas associadas ao estudo de caso. Procuramos aprofundar qual a etiologia da PHDA, o seu diagnóstico e terapêutica e compreender como uma criança de nove anos consegue lidar com as dificuldades que vão surgindo quer ao nível da aprendizagem como ao nível social e psicológico, bem como os seus familiares e professores. Tentamos aprofundar o papel da escola perante crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e quais as principais medidas educativas que devem ser implementadas no 1º Ciclo do Ensino Básico.
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