Descola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Elisabete X
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pires, Ana Luisa Oliveira, Gaio Alves, Mariana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/137565
Resumo: UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020
id RCAP_263d55d73109695a2e8e4b484a2fec90
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/137565
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling DescolaDescolaReconfigurations and reiterations of the school grammarReconfigurações e reiterações da gramática escolarEducaçãoCulturaEstado EducadorSpaço Público de EducaçãoEducationCultureEducating StatePublic Space of EducationUIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020Reconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa descola – a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “em que medida o descola reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no descola, mas também de interrupções da mesma, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação. Recognizing the current social and scientific relevance of researchesthat consider, articulately, the educational dynamics that take place inside and outside school spaces, this study explores an educational offer under the responsibility of the municipality of Lisbon -the DESCOLAprogram -whose purpose is to target teachers and students from primary and secondary schools. Guided by the central question “To what extent does DESCOLAreiterate and / or reconfigure the school grammar of education?”, a qualitative and interpretative methodological approach is developed that mobilizes data obtained from content analysis of the program's brochure. The results of the research suggest the presence of marks of school grammar in DESCOLA, but also of interruptions in it, giving rise to possibilities for changing school organization and work in a logic of public education space.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNGomes, Elisabete XPires, Ana Luisa OliveiraGaio Alves, Mariana2022-05-07T22:40:05Z2021-03-242021-03-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article19application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/137565por0874-9620PURE: 42945412https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.237info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:14:59Zoai:run.unl.pt:10362/137565Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:48:51.228992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Descola
DescolaReconfigurations and reiterations of the school grammar
Reconfigurações e reiterações da gramática escolar
title Descola
spellingShingle Descola
Gomes, Elisabete X
Educação
Cultura
Estado Educador
Spaço Público de Educação
Education
Culture
Educating State
Public Space of Education
title_short Descola
title_full Descola
title_fullStr Descola
title_full_unstemmed Descola
title_sort Descola
author Gomes, Elisabete X
author_facet Gomes, Elisabete X
Pires, Ana Luisa Oliveira
Gaio Alves, Mariana
author_role author
author2 Pires, Ana Luisa Oliveira
Gaio Alves, Mariana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Elisabete X
Pires, Ana Luisa Oliveira
Gaio Alves, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Cultura
Estado Educador
Spaço Público de Educação
Education
Culture
Educating State
Public Space of Education
topic Educação
Cultura
Estado Educador
Spaço Público de Educação
Education
Culture
Educating State
Public Space of Education
description UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-24
2021-03-24T00:00:00Z
2022-05-07T22:40:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/137565
url http://hdl.handle.net/10362/137565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0874-9620
PURE: 42945412
https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.237
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 19
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138089116893184