Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000100025 |
Resumo: | Resumo: Reconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa DESCOLA - a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “Em que medida o DESCOLA reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no DESCOLA, mas também de interrupções dessa mesma gramática, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação. |
id |
RCAP_a7e549a4459861bb2c583c150a32efa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-13722021000100025 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolarEducaçãoCulturaEstado EducadorEspaço Público de EducaçãoResumo: Reconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa DESCOLA - a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “Em que medida o DESCOLA reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no DESCOLA, mas também de interrupções dessa mesma gramática, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação2021-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000100025Da Investigação às Práticas v.11 n.1 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000100025Gomes,Elisabete X.Pires,Ana Luísa de OliveiraAlves,Mariana Gaioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:26:23Zoai:scielo:S2182-13722021000100025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:30.927054Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar |
title |
Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar |
spellingShingle |
Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar Gomes,Elisabete X. Educação Cultura Estado Educador Espaço Público de Educação |
title_short |
Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar |
title_full |
Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar |
title_fullStr |
Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar |
title_full_unstemmed |
Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar |
title_sort |
Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar |
author |
Gomes,Elisabete X. |
author_facet |
Gomes,Elisabete X. Pires,Ana Luísa de Oliveira Alves,Mariana Gaio |
author_role |
author |
author2 |
Pires,Ana Luísa de Oliveira Alves,Mariana Gaio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes,Elisabete X. Pires,Ana Luísa de Oliveira Alves,Mariana Gaio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Cultura Estado Educador Espaço Público de Educação |
topic |
Educação Cultura Estado Educador Espaço Público de Educação |
description |
Resumo: Reconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa DESCOLA - a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “Em que medida o DESCOLA reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no DESCOLA, mas também de interrupções dessa mesma gramática, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000100025 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000100025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000100025 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas v.11 n.1 2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137376449069056 |