Descola: reconfigurações e reiterações da gramática escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, E. X.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira Pires, Ana Luisa, Alves, Mariana Gaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48164
Resumo: Reconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa DESCOLA – a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “Em que medida o DESCOLA reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no DESCOLA, mas também de interrupções dessa mesma gramática, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação.
id RCAP_9f8c0509e2c78c039b6ec2a3f54cbf42
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48164
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Descola: reconfigurações e reiterações da gramática escolarEducaçãoCulturaEstado EducadorEspaço Público de EducaçãoEducationCultureEducating StatePublic Space of EducationEducaciónEspacio Público de EducaciónReconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa DESCOLA – a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “Em que medida o DESCOLA reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no DESCOLA, mas também de interrupções dessa mesma gramática, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação.Recognizing the current social and scientific relevance of researches that consider, articulately, the educational dynamics that take place inside and outside school spaces, this study explores an educational offer under the responsibility of the municipality of Lisbon - the DESCOLA program - whose purpose is to target teachers and students from primary and secondary schools. Guided by the central question “To what extent does DESCOLA reiterate and / or reconfigure the school grammar of education?”, a qualitative and interpretative methodological approach is developed that mobilizes data obtained from content analysis of the program's brochure. The results of the research suggest the presence of marks of school grammar in DESCOLA, but also of interruptions in it, giving rise to possibilities for changing school organization and work in a logic of public education space.Reconociendo la relevancia social y científica actual de las investigaciones que consideran articuladamente las dinámicas educativas que tienen lugar dentro y fuera de los espacios escolares, se presenta un estudio que explora una oferta educativa bajo la responsabilidad del municipio de Lisboa - el programa DESCOLA - cuyo público objetivo son profesores y alumnos de escuelas primarias y secundarias. Guiado por la pregunta central “¿En qué medida DESCOLA reitera y / o reconfigura la gramática escolar de la educación?”, se desarrolla un enfoque metodológico cualitativo e interpretativo que moviliza los datos obtenidos con el análisis de contenido del folleto del programa. Los resultados de la investigación sugieren la presencia de notas de gramática escolar en DESCOLA, pero también de interrupciones en la misma, dando lugar a posibilidades de cambio de organización escolar y trabajo en una lógica de espacio público de educaciónRepositório ComumGomes, E. X.Oliveira Pires, Ana LuisaAlves, Mariana Gaio2023-12-04T10:47:13Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48164porGomes, E. X., Alves, M. G., & Pires, A. L.(2021). Descola: Reconfigurações e reiterações da gramática escolar. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 11(1), 25–43.2182-1372https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.237info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-10T03:16:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:42:08.010471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Descola: reconfigurações e reiterações da gramática escolar
title Descola: reconfigurações e reiterações da gramática escolar
spellingShingle Descola: reconfigurações e reiterações da gramática escolar
Gomes, E. X.
Educação
Cultura
Estado Educador
Espaço Público de Educação
Education
Culture
Educating State
Public Space of Education
Educación
Espacio Público de Educación
title_short Descola: reconfigurações e reiterações da gramática escolar
title_full Descola: reconfigurações e reiterações da gramática escolar
title_fullStr Descola: reconfigurações e reiterações da gramática escolar
title_full_unstemmed Descola: reconfigurações e reiterações da gramática escolar
title_sort Descola: reconfigurações e reiterações da gramática escolar
author Gomes, E. X.
author_facet Gomes, E. X.
Oliveira Pires, Ana Luisa
Alves, Mariana Gaio
author_role author
author2 Oliveira Pires, Ana Luisa
Alves, Mariana Gaio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, E. X.
Oliveira Pires, Ana Luisa
Alves, Mariana Gaio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Cultura
Estado Educador
Espaço Público de Educação
Education
Culture
Educating State
Public Space of Education
Educación
Espacio Público de Educación
topic Educação
Cultura
Estado Educador
Espaço Público de Educação
Education
Culture
Educating State
Public Space of Education
Educación
Espacio Público de Educación
description Reconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa DESCOLA – a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “Em que medida o DESCOLA reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no DESCOLA, mas também de interrupções dessa mesma gramática, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2023-12-04T10:47:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48164
url http://hdl.handle.net/10400.26/48164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, E. X., Alves, M. G., & Pires, A. L.(2021). Descola: Reconfigurações e reiterações da gramática escolar. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 11(1), 25–43.
2182-1372
https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.237
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136322845147136