Plano de marketing para a venda de camiões Volvo em Portugal – Auto Sueco, Lda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, José Nuno da Rocha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/16997
Resumo: O principal objetivo deste estudo foi o desenvolvimento de um plano de marketing para a venda de camiões Volvo em Portugal. O estudo pretende dotar a Auto Sueco Lda. de ferramentas que lhe permitam melhorar a performance no negócio da venda de camiões Volvo em Portugal. Nesse sentido, o plano começa por fazer uma caracterização detalhada da envolvente externa, bem como elaborar um diagnóstico da situação interna da empresa. Mediante esta análise, são enumerados os pontos que a empresa deve melhorar e aqueles em que deve apostar, mediante a conjuntura externa e as oportunidades do mercado. Numa fase seguinte, são apresentadas as estratégias de marketing e é definido o plano de ação. A última fase diz respeito à alocação de recursos, à forma como vão ser avaliadas as ações e é apresentado um plano de contingência. A elaboração do plano permitiu concluir que a oferta ao nível do produto, entre as diferentes marcas, é cada vez mais homogénea. Torna-se assim fundamental a criação de serviços que adicionem valor à oferta. No caso de uma marca com um posicionamento premium¸ como é o caso da Volvo, marca representada em Portugal pela Auto Sueco, essa necessidade é ainda maior, visto que existe um diferencial significativo de preço face à maioria dos concorrentes. A metodologia adotada neste trabalho, tendo em conta a integração entre a componente prática possibilitada pelo estágio e a parte teórica, que consistiu numa aprofundada revisão literária, corresponde ao action research.
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