A influência das artes visuais na criatividade da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Rita Pombo Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47442
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito da conclusão da formação como educadora/professora, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como propósito demonstrar a influência das Artes Visuais na criatividade da criança, partindo da questão “De que forma as Artes Visuais influenciam a criatividade da criança?”, questão que na sua essência incorpora também um dos objetivos deste trabalho, sendo que devem ser considerados também os seguintes: planear e implementar um conjunto de propostas relacionadas com as Artes Visuais, promovendo a criatividade; observar e compreender o impacto das atividades na aprendizagem das crianças. Baseia-se na fundamentação de conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos e culmina numa intervenção em contexto pré-escolar, que pretende provar a existência de uma relação entre criatividade e Artes Visuais. Para o efeito, partiu-se da exploração do livro “Não É Uma Caixa”, de Antoinette Portis, seguida de construções com caixas de cartão, de modo a materializar-se uma nova versão do livro com os produtos finais. Neste documento, evidenciam-se também as potencialidades da utilização das Artes Visuais no ensino/educação. Assim, promovendo um espírito crítico e exploratório, ao longo das sessões, adquiriram-se aprendizagens e competências para o desenvolvimento pessoal e profissional, tanto das crianças como dos docentes implicados. Como conclusão, cada uma das crianças envolvidas desempenhou um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento, promovendo o seu desenvolvimento de forma significativa, em contacto com o meio envolvente. Dos resultados obtidos verifica-se que as Artes Visuais são valorizadas fundamentalmente em contexto pré-escolar e relegadas para segundo plano nalguns contextos do 1º Ciclo do Ensino Básico, ainda que sendo fundamental para estimular diferentes competências nos alunos.
id RCAP_2667002d49a149871caa1e660cf33440
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47442
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência das artes visuais na criatividade da criançaEducaçãoArtes VisuaisCriatividadeEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloO presente relatório insere-se no âmbito da conclusão da formação como educadora/professora, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como propósito demonstrar a influência das Artes Visuais na criatividade da criança, partindo da questão “De que forma as Artes Visuais influenciam a criatividade da criança?”, questão que na sua essência incorpora também um dos objetivos deste trabalho, sendo que devem ser considerados também os seguintes: planear e implementar um conjunto de propostas relacionadas com as Artes Visuais, promovendo a criatividade; observar e compreender o impacto das atividades na aprendizagem das crianças. Baseia-se na fundamentação de conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos e culmina numa intervenção em contexto pré-escolar, que pretende provar a existência de uma relação entre criatividade e Artes Visuais. Para o efeito, partiu-se da exploração do livro “Não É Uma Caixa”, de Antoinette Portis, seguida de construções com caixas de cartão, de modo a materializar-se uma nova versão do livro com os produtos finais. Neste documento, evidenciam-se também as potencialidades da utilização das Artes Visuais no ensino/educação. Assim, promovendo um espírito crítico e exploratório, ao longo das sessões, adquiriram-se aprendizagens e competências para o desenvolvimento pessoal e profissional, tanto das crianças como dos docentes implicados. Como conclusão, cada uma das crianças envolvidas desempenhou um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento, promovendo o seu desenvolvimento de forma significativa, em contacto com o meio envolvente. Dos resultados obtidos verifica-se que as Artes Visuais são valorizadas fundamentalmente em contexto pré-escolar e relegadas para segundo plano nalguns contextos do 1º Ciclo do Ensino Básico, ainda que sendo fundamental para estimular diferentes competências nos alunos.Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo, 1962-Repositório ComumCarvalho, Ana Rita Pombo Alves2023-10-24T09:12:10Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47442TID:203371682porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-26T02:16:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:35.392231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência das artes visuais na criatividade da criança
title A influência das artes visuais na criatividade da criança
spellingShingle A influência das artes visuais na criatividade da criança
Carvalho, Ana Rita Pombo Alves
Educação
Artes Visuais
Criatividade
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short A influência das artes visuais na criatividade da criança
title_full A influência das artes visuais na criatividade da criança
title_fullStr A influência das artes visuais na criatividade da criança
title_full_unstemmed A influência das artes visuais na criatividade da criança
title_sort A influência das artes visuais na criatividade da criança
author Carvalho, Ana Rita Pombo Alves
author_facet Carvalho, Ana Rita Pombo Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo, 1962-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Rita Pombo Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Artes Visuais
Criatividade
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Educação
Artes Visuais
Criatividade
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
description O presente relatório insere-se no âmbito da conclusão da formação como educadora/professora, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como propósito demonstrar a influência das Artes Visuais na criatividade da criança, partindo da questão “De que forma as Artes Visuais influenciam a criatividade da criança?”, questão que na sua essência incorpora também um dos objetivos deste trabalho, sendo que devem ser considerados também os seguintes: planear e implementar um conjunto de propostas relacionadas com as Artes Visuais, promovendo a criatividade; observar e compreender o impacto das atividades na aprendizagem das crianças. Baseia-se na fundamentação de conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos e culmina numa intervenção em contexto pré-escolar, que pretende provar a existência de uma relação entre criatividade e Artes Visuais. Para o efeito, partiu-se da exploração do livro “Não É Uma Caixa”, de Antoinette Portis, seguida de construções com caixas de cartão, de modo a materializar-se uma nova versão do livro com os produtos finais. Neste documento, evidenciam-se também as potencialidades da utilização das Artes Visuais no ensino/educação. Assim, promovendo um espírito crítico e exploratório, ao longo das sessões, adquiriram-se aprendizagens e competências para o desenvolvimento pessoal e profissional, tanto das crianças como dos docentes implicados. Como conclusão, cada uma das crianças envolvidas desempenhou um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento, promovendo o seu desenvolvimento de forma significativa, em contacto com o meio envolvente. Dos resultados obtidos verifica-se que as Artes Visuais são valorizadas fundamentalmente em contexto pré-escolar e relegadas para segundo plano nalguns contextos do 1º Ciclo do Ensino Básico, ainda que sendo fundamental para estimular diferentes competências nos alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-24T09:12:10Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47442
TID:203371682
url http://hdl.handle.net/10400.26/47442
identifier_str_mv TID:203371682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133657217105920