A influência das artes visuais na criatividade da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47442 |
Resumo: | O presente relatório insere-se no âmbito da conclusão da formação como educadora/professora, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como propósito demonstrar a influência das Artes Visuais na criatividade da criança, partindo da questão “De que forma as Artes Visuais influenciam a criatividade da criança?”, questão que na sua essência incorpora também um dos objetivos deste trabalho, sendo que devem ser considerados também os seguintes: planear e implementar um conjunto de propostas relacionadas com as Artes Visuais, promovendo a criatividade; observar e compreender o impacto das atividades na aprendizagem das crianças. Baseia-se na fundamentação de conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos e culmina numa intervenção em contexto pré-escolar, que pretende provar a existência de uma relação entre criatividade e Artes Visuais. Para o efeito, partiu-se da exploração do livro “Não É Uma Caixa”, de Antoinette Portis, seguida de construções com caixas de cartão, de modo a materializar-se uma nova versão do livro com os produtos finais. Neste documento, evidenciam-se também as potencialidades da utilização das Artes Visuais no ensino/educação. Assim, promovendo um espírito crítico e exploratório, ao longo das sessões, adquiriram-se aprendizagens e competências para o desenvolvimento pessoal e profissional, tanto das crianças como dos docentes implicados. Como conclusão, cada uma das crianças envolvidas desempenhou um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento, promovendo o seu desenvolvimento de forma significativa, em contacto com o meio envolvente. Dos resultados obtidos verifica-se que as Artes Visuais são valorizadas fundamentalmente em contexto pré-escolar e relegadas para segundo plano nalguns contextos do 1º Ciclo do Ensino Básico, ainda que sendo fundamental para estimular diferentes competências nos alunos. |
id |
RCAP_2667002d49a149871caa1e660cf33440 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47442 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência das artes visuais na criatividade da criançaEducaçãoArtes VisuaisCriatividadeEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloO presente relatório insere-se no âmbito da conclusão da formação como educadora/professora, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como propósito demonstrar a influência das Artes Visuais na criatividade da criança, partindo da questão “De que forma as Artes Visuais influenciam a criatividade da criança?”, questão que na sua essência incorpora também um dos objetivos deste trabalho, sendo que devem ser considerados também os seguintes: planear e implementar um conjunto de propostas relacionadas com as Artes Visuais, promovendo a criatividade; observar e compreender o impacto das atividades na aprendizagem das crianças. Baseia-se na fundamentação de conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos e culmina numa intervenção em contexto pré-escolar, que pretende provar a existência de uma relação entre criatividade e Artes Visuais. Para o efeito, partiu-se da exploração do livro “Não É Uma Caixa”, de Antoinette Portis, seguida de construções com caixas de cartão, de modo a materializar-se uma nova versão do livro com os produtos finais. Neste documento, evidenciam-se também as potencialidades da utilização das Artes Visuais no ensino/educação. Assim, promovendo um espírito crítico e exploratório, ao longo das sessões, adquiriram-se aprendizagens e competências para o desenvolvimento pessoal e profissional, tanto das crianças como dos docentes implicados. Como conclusão, cada uma das crianças envolvidas desempenhou um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento, promovendo o seu desenvolvimento de forma significativa, em contacto com o meio envolvente. Dos resultados obtidos verifica-se que as Artes Visuais são valorizadas fundamentalmente em contexto pré-escolar e relegadas para segundo plano nalguns contextos do 1º Ciclo do Ensino Básico, ainda que sendo fundamental para estimular diferentes competências nos alunos.Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo, 1962-Repositório ComumCarvalho, Ana Rita Pombo Alves2023-10-24T09:12:10Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47442TID:203371682porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-26T02:16:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:35.392231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência das artes visuais na criatividade da criança |
title |
A influência das artes visuais na criatividade da criança |
spellingShingle |
A influência das artes visuais na criatividade da criança Carvalho, Ana Rita Pombo Alves Educação Artes Visuais Criatividade Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo |
title_short |
A influência das artes visuais na criatividade da criança |
title_full |
A influência das artes visuais na criatividade da criança |
title_fullStr |
A influência das artes visuais na criatividade da criança |
title_full_unstemmed |
A influência das artes visuais na criatividade da criança |
title_sort |
A influência das artes visuais na criatividade da criança |
author |
Carvalho, Ana Rita Pombo Alves |
author_facet |
Carvalho, Ana Rita Pombo Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo, 1962- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Rita Pombo Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Artes Visuais Criatividade Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo |
topic |
Educação Artes Visuais Criatividade Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo |
description |
O presente relatório insere-se no âmbito da conclusão da formação como educadora/professora, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como propósito demonstrar a influência das Artes Visuais na criatividade da criança, partindo da questão “De que forma as Artes Visuais influenciam a criatividade da criança?”, questão que na sua essência incorpora também um dos objetivos deste trabalho, sendo que devem ser considerados também os seguintes: planear e implementar um conjunto de propostas relacionadas com as Artes Visuais, promovendo a criatividade; observar e compreender o impacto das atividades na aprendizagem das crianças. Baseia-se na fundamentação de conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos e culmina numa intervenção em contexto pré-escolar, que pretende provar a existência de uma relação entre criatividade e Artes Visuais. Para o efeito, partiu-se da exploração do livro “Não É Uma Caixa”, de Antoinette Portis, seguida de construções com caixas de cartão, de modo a materializar-se uma nova versão do livro com os produtos finais. Neste documento, evidenciam-se também as potencialidades da utilização das Artes Visuais no ensino/educação. Assim, promovendo um espírito crítico e exploratório, ao longo das sessões, adquiriram-se aprendizagens e competências para o desenvolvimento pessoal e profissional, tanto das crianças como dos docentes implicados. Como conclusão, cada uma das crianças envolvidas desempenhou um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento, promovendo o seu desenvolvimento de forma significativa, em contacto com o meio envolvente. Dos resultados obtidos verifica-se que as Artes Visuais são valorizadas fundamentalmente em contexto pré-escolar e relegadas para segundo plano nalguns contextos do 1º Ciclo do Ensino Básico, ainda que sendo fundamental para estimular diferentes competências nos alunos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-24T09:12:10Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/47442 TID:203371682 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/47442 |
identifier_str_mv |
TID:203371682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133657217105920 |