O ensino de piano e a lesão de plexo braquial: estudo de caso exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo Miguel Martins Simões
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43906
Resumo: A música é um elemento que auxilia o bem-estar, proporcionando melhor qualidade de vida nas pessoas. O ouvir e praticar música/instrumento ajuda no desenvolvimento de várias funções ligadas à cognição, psicomotricidade, afetividade e na vida quotidiana no sujeito. Já num contexto escolar, a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, pois ensina-se o individuo a ouvir de maneira ativa e refletida. A aprendizagem de um instrumento em alunos com deficiência física pode ser muito benéfica para a reabilitação de funções limitadas, e ajuda a manter a atividade muscular para evitar que as articulações fiquem rígidas. De acordo com vários autores, uma criança com deficiência física, tem graves limitações no que respeita à capacidade de deslocação. A sua autonomia está afetada, tem dificuldades de orientação no espaço, atraso tanto a nível psicomotor como a nível conceptual e sensorial, problemas na integração do esquema corporal e até da imagem do próprio corpo. Estas dificuldades representam um handicap relativamente à possibilidade de orientação e mobilidade. O presente relatório norteou-se pelo processo de flexibilização/adaptação de estratégias no ensino de piano, tendo como sujeito de investigação uma aluna portadora de uma paralisia na mão direita. Esta investigação prende-se num estudo de caso qualitativo com base na observação direta e ativa em que o investigador irá ser observador e participante.
id RCAP_266eb72709dd04938b6b6fa3c2fabae2
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43906
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino de piano e a lesão de plexo braquial: estudo de caso exploratórioEnsinoInclusãoDeficiência FísicaAdaptação de EstratégiasPiano.A música é um elemento que auxilia o bem-estar, proporcionando melhor qualidade de vida nas pessoas. O ouvir e praticar música/instrumento ajuda no desenvolvimento de várias funções ligadas à cognição, psicomotricidade, afetividade e na vida quotidiana no sujeito. Já num contexto escolar, a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, pois ensina-se o individuo a ouvir de maneira ativa e refletida. A aprendizagem de um instrumento em alunos com deficiência física pode ser muito benéfica para a reabilitação de funções limitadas, e ajuda a manter a atividade muscular para evitar que as articulações fiquem rígidas. De acordo com vários autores, uma criança com deficiência física, tem graves limitações no que respeita à capacidade de deslocação. A sua autonomia está afetada, tem dificuldades de orientação no espaço, atraso tanto a nível psicomotor como a nível conceptual e sensorial, problemas na integração do esquema corporal e até da imagem do próprio corpo. Estas dificuldades representam um handicap relativamente à possibilidade de orientação e mobilidade. O presente relatório norteou-se pelo processo de flexibilização/adaptação de estratégias no ensino de piano, tendo como sujeito de investigação uma aluna portadora de uma paralisia na mão direita. Esta investigação prende-se num estudo de caso qualitativo com base na observação direta e ativa em que o investigador irá ser observador e participante.Repositório ComumRodrigo Miguel Martins Simões2023-02-20T15:19:24Z2023-02-062023-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43906TID:203231198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43906Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:26.845889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de piano e a lesão de plexo braquial: estudo de caso exploratório
title O ensino de piano e a lesão de plexo braquial: estudo de caso exploratório
spellingShingle O ensino de piano e a lesão de plexo braquial: estudo de caso exploratório
Rodrigo Miguel Martins Simões
Ensino
Inclusão
Deficiência Física
Adaptação de Estratégias
Piano.
title_short O ensino de piano e a lesão de plexo braquial: estudo de caso exploratório
title_full O ensino de piano e a lesão de plexo braquial: estudo de caso exploratório
title_fullStr O ensino de piano e a lesão de plexo braquial: estudo de caso exploratório
title_full_unstemmed O ensino de piano e a lesão de plexo braquial: estudo de caso exploratório
title_sort O ensino de piano e a lesão de plexo braquial: estudo de caso exploratório
author Rodrigo Miguel Martins Simões
author_facet Rodrigo Miguel Martins Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigo Miguel Martins Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Inclusão
Deficiência Física
Adaptação de Estratégias
Piano.
topic Ensino
Inclusão
Deficiência Física
Adaptação de Estratégias
Piano.
description A música é um elemento que auxilia o bem-estar, proporcionando melhor qualidade de vida nas pessoas. O ouvir e praticar música/instrumento ajuda no desenvolvimento de várias funções ligadas à cognição, psicomotricidade, afetividade e na vida quotidiana no sujeito. Já num contexto escolar, a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, pois ensina-se o individuo a ouvir de maneira ativa e refletida. A aprendizagem de um instrumento em alunos com deficiência física pode ser muito benéfica para a reabilitação de funções limitadas, e ajuda a manter a atividade muscular para evitar que as articulações fiquem rígidas. De acordo com vários autores, uma criança com deficiência física, tem graves limitações no que respeita à capacidade de deslocação. A sua autonomia está afetada, tem dificuldades de orientação no espaço, atraso tanto a nível psicomotor como a nível conceptual e sensorial, problemas na integração do esquema corporal e até da imagem do próprio corpo. Estas dificuldades representam um handicap relativamente à possibilidade de orientação e mobilidade. O presente relatório norteou-se pelo processo de flexibilização/adaptação de estratégias no ensino de piano, tendo como sujeito de investigação uma aluna portadora de uma paralisia na mão direita. Esta investigação prende-se num estudo de caso qualitativo com base na observação direta e ativa em que o investigador irá ser observador e participante.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-20T15:19:24Z
2023-02-06
2023-02-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43906
TID:203231198
url http://hdl.handle.net/10400.26/43906
identifier_str_mv TID:203231198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134918724288512