O ensino de piano e a lesão de plexo braquial: estudo de caso exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43906 |
Resumo: | A música é um elemento que auxilia o bem-estar, proporcionando melhor qualidade de vida nas pessoas. O ouvir e praticar música/instrumento ajuda no desenvolvimento de várias funções ligadas à cognição, psicomotricidade, afetividade e na vida quotidiana no sujeito. Já num contexto escolar, a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, pois ensina-se o individuo a ouvir de maneira ativa e refletida. A aprendizagem de um instrumento em alunos com deficiência física pode ser muito benéfica para a reabilitação de funções limitadas, e ajuda a manter a atividade muscular para evitar que as articulações fiquem rígidas. De acordo com vários autores, uma criança com deficiência física, tem graves limitações no que respeita à capacidade de deslocação. A sua autonomia está afetada, tem dificuldades de orientação no espaço, atraso tanto a nível psicomotor como a nível conceptual e sensorial, problemas na integração do esquema corporal e até da imagem do próprio corpo. Estas dificuldades representam um handicap relativamente à possibilidade de orientação e mobilidade. O presente relatório norteou-se pelo processo de flexibilização/adaptação de estratégias no ensino de piano, tendo como sujeito de investigação uma aluna portadora de uma paralisia na mão direita. Esta investigação prende-se num estudo de caso qualitativo com base na observação direta e ativa em que o investigador irá ser observador e participante. |
id |
RCAP_266eb72709dd04938b6b6fa3c2fabae2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43906 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino de piano e a lesão de plexo braquial: estudo de caso exploratórioEnsinoInclusãoDeficiência FísicaAdaptação de EstratégiasPiano.A música é um elemento que auxilia o bem-estar, proporcionando melhor qualidade de vida nas pessoas. O ouvir e praticar música/instrumento ajuda no desenvolvimento de várias funções ligadas à cognição, psicomotricidade, afetividade e na vida quotidiana no sujeito. Já num contexto escolar, a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, pois ensina-se o individuo a ouvir de maneira ativa e refletida. A aprendizagem de um instrumento em alunos com deficiência física pode ser muito benéfica para a reabilitação de funções limitadas, e ajuda a manter a atividade muscular para evitar que as articulações fiquem rígidas. De acordo com vários autores, uma criança com deficiência física, tem graves limitações no que respeita à capacidade de deslocação. A sua autonomia está afetada, tem dificuldades de orientação no espaço, atraso tanto a nível psicomotor como a nível conceptual e sensorial, problemas na integração do esquema corporal e até da imagem do próprio corpo. Estas dificuldades representam um handicap relativamente à possibilidade de orientação e mobilidade. O presente relatório norteou-se pelo processo de flexibilização/adaptação de estratégias no ensino de piano, tendo como sujeito de investigação uma aluna portadora de uma paralisia na mão direita. Esta investigação prende-se num estudo de caso qualitativo com base na observação direta e ativa em que o investigador irá ser observador e participante.Repositório ComumRodrigo Miguel Martins Simões2023-02-20T15:19:24Z2023-02-062023-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43906TID:203231198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43906Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:26.845889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de piano e a lesão de plexo braquial: estudo de caso exploratório |
title |
O ensino de piano e a lesão de plexo braquial: estudo de caso exploratório |
spellingShingle |
O ensino de piano e a lesão de plexo braquial: estudo de caso exploratório Rodrigo Miguel Martins Simões Ensino Inclusão Deficiência Física Adaptação de Estratégias Piano. |
title_short |
O ensino de piano e a lesão de plexo braquial: estudo de caso exploratório |
title_full |
O ensino de piano e a lesão de plexo braquial: estudo de caso exploratório |
title_fullStr |
O ensino de piano e a lesão de plexo braquial: estudo de caso exploratório |
title_full_unstemmed |
O ensino de piano e a lesão de plexo braquial: estudo de caso exploratório |
title_sort |
O ensino de piano e a lesão de plexo braquial: estudo de caso exploratório |
author |
Rodrigo Miguel Martins Simões |
author_facet |
Rodrigo Miguel Martins Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigo Miguel Martins Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Inclusão Deficiência Física Adaptação de Estratégias Piano. |
topic |
Ensino Inclusão Deficiência Física Adaptação de Estratégias Piano. |
description |
A música é um elemento que auxilia o bem-estar, proporcionando melhor qualidade de vida nas pessoas. O ouvir e praticar música/instrumento ajuda no desenvolvimento de várias funções ligadas à cognição, psicomotricidade, afetividade e na vida quotidiana no sujeito. Já num contexto escolar, a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, pois ensina-se o individuo a ouvir de maneira ativa e refletida. A aprendizagem de um instrumento em alunos com deficiência física pode ser muito benéfica para a reabilitação de funções limitadas, e ajuda a manter a atividade muscular para evitar que as articulações fiquem rígidas. De acordo com vários autores, uma criança com deficiência física, tem graves limitações no que respeita à capacidade de deslocação. A sua autonomia está afetada, tem dificuldades de orientação no espaço, atraso tanto a nível psicomotor como a nível conceptual e sensorial, problemas na integração do esquema corporal e até da imagem do próprio corpo. Estas dificuldades representam um handicap relativamente à possibilidade de orientação e mobilidade. O presente relatório norteou-se pelo processo de flexibilização/adaptação de estratégias no ensino de piano, tendo como sujeito de investigação uma aluna portadora de uma paralisia na mão direita. Esta investigação prende-se num estudo de caso qualitativo com base na observação direta e ativa em que o investigador irá ser observador e participante. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-20T15:19:24Z 2023-02-06 2023-02-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43906 TID:203231198 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43906 |
identifier_str_mv |
TID:203231198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918724288512 |