O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Filipa Neves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32973
Resumo: O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A Parte A diz respeito ao projeto educativo sobre a temática «O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano». A investigação pretende ir ao encontro de uma certa lacuna ou subvalorização da componente emocional no ensinoaprendizagem de piano. Na investigação-ação foi utilizado um conjunto de estratégias pedagógicas centradas no aluno e nas suas necessidades específicas, tendo em vista o seu maior envolvimento emocional com os conteúdos programáticos e a sua melhor compreensão dos aspetos emocionais na aprendizagem e prática de piano. A investigação apresenta resultados positivos para uma aprendizagem de música instrumental mais afetiva e significativa. A Parte B refere-se ao relatório final da Prática de Ensino Supervisionado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música.
id RCAP_950f80aac06278f469e274cde5ad904c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32973
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de pianoEnsino de pianoAprendizagem de pianoEmoçõesEnvolvimento emocionalMotivaçãoEstratégias pedagógicasO presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A Parte A diz respeito ao projeto educativo sobre a temática «O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano». A investigação pretende ir ao encontro de uma certa lacuna ou subvalorização da componente emocional no ensinoaprendizagem de piano. Na investigação-ação foi utilizado um conjunto de estratégias pedagógicas centradas no aluno e nas suas necessidades específicas, tendo em vista o seu maior envolvimento emocional com os conteúdos programáticos e a sua melhor compreensão dos aspetos emocionais na aprendizagem e prática de piano. A investigação apresenta resultados positivos para uma aprendizagem de música instrumental mais afetiva e significativa. A Parte B refere-se ao relatório final da Prática de Ensino Supervisionado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música.The present work is divided into two parts. Part A concerns the educational project on "Emotional engagement as a factor of motivation and piano learning". The research aims to address a certain gap or undervaluation of the emotional component in piano teaching practice. During the action research, a number of pedagogical strategies centered on the students and their specific needs were used to improve their emotional engagement with the piano repertoire and increase their understanding of the emotional aspects of learning and practicing the piano. The study showed positive results for more affective and meaningful learning of instrumental music. Part B refers to the final report of the Supervised Teaching Practice under the Master in Music Teaching.2022-01-20T09:04:55Z2021-07-21T00:00:00Z2021-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32973porFerreira, Ana Filipa Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:14Zoai:ria.ua.pt:10773/32973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:23.407744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano
title O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano
spellingShingle O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano
Ferreira, Ana Filipa Neves
Ensino de piano
Aprendizagem de piano
Emoções
Envolvimento emocional
Motivação
Estratégias pedagógicas
title_short O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano
title_full O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano
title_fullStr O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano
title_full_unstemmed O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano
title_sort O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano
author Ferreira, Ana Filipa Neves
author_facet Ferreira, Ana Filipa Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Filipa Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de piano
Aprendizagem de piano
Emoções
Envolvimento emocional
Motivação
Estratégias pedagógicas
topic Ensino de piano
Aprendizagem de piano
Emoções
Envolvimento emocional
Motivação
Estratégias pedagógicas
description O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A Parte A diz respeito ao projeto educativo sobre a temática «O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano». A investigação pretende ir ao encontro de uma certa lacuna ou subvalorização da componente emocional no ensinoaprendizagem de piano. Na investigação-ação foi utilizado um conjunto de estratégias pedagógicas centradas no aluno e nas suas necessidades específicas, tendo em vista o seu maior envolvimento emocional com os conteúdos programáticos e a sua melhor compreensão dos aspetos emocionais na aprendizagem e prática de piano. A investigação apresenta resultados positivos para uma aprendizagem de música instrumental mais afetiva e significativa. A Parte B refere-se ao relatório final da Prática de Ensino Supervisionado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-21T00:00:00Z
2021-07-21
2022-01-20T09:04:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32973
url http://hdl.handle.net/10773/32973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137699521626112