Integração do modo ciclável na rede viária urbana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/7283 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se definir melhorias nas condições de tráfego ciclável urbano, de forma a incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte em pequenas e médias distâncias, apresentando-a como uma alternativa, possível e desejável, ao veículo motorizado. Para tal, expõem--se as boas técnicas de preparação das infra-estruturas viárias, de forma a garantir segurança e conforto ao ciclista, recorrendo às experiências já adquiridas noutros países mais desenvolvidos na área. Abordam-se os perigos a que o ciclista está sujeito em interacção com o restante tráfego, indicando soluções para os minimizar. Aborda-se, também, a legislação nacional para o efeito, à qual se propõe algumas alterações. Apresenta-se, sobretudo, uma proposta de método de avaliação das infra-estruturas existentes, exemplificando a sua aplicação prática em um determinado percurso entre dois pólos estratégicos da cidade de Aveiro. |
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Integração do modo ciclável na rede viária urbanaEngenharia civilPlaneamento urbano - InfraestruturasRedes rodoviáriasVias cicláveisTransportes urbanos - BicicletasO presente trabalho propõe-se definir melhorias nas condições de tráfego ciclável urbano, de forma a incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte em pequenas e médias distâncias, apresentando-a como uma alternativa, possível e desejável, ao veículo motorizado. Para tal, expõem--se as boas técnicas de preparação das infra-estruturas viárias, de forma a garantir segurança e conforto ao ciclista, recorrendo às experiências já adquiridas noutros países mais desenvolvidos na área. Abordam-se os perigos a que o ciclista está sujeito em interacção com o restante tráfego, indicando soluções para os minimizar. Aborda-se, também, a legislação nacional para o efeito, à qual se propõe algumas alterações. Apresenta-se, sobretudo, uma proposta de método de avaliação das infra-estruturas existentes, exemplificando a sua aplicação prática em um determinado percurso entre dois pólos estratégicos da cidade de Aveiro.This paper sets out to define improvements in urban traffic cycling in order to encourage bicycle use for transportation in small and medium distances, as a possible and desirable alternative to motor vehicles. Therefore the best techniques for preparation of road infrastructure are presented, to ensure safety and comfort to the rider, using the experiences already gained from other more developed countries. It also addresses the dangers to which the rider is subjected to when interacting with city traffic, suggesting solutions to minimize them. In addition, we propose some changes to the national road traffic (Bicycles) regulations and infrastructure legislation for alternate methods of transportation. It presents, above all, an evaluating method proposal of the existing infrastructures, based on a given example of a bicycle path between two strategical locations of the city of Aveiro.Universidade de Aveiro2012-03-15T11:07:30Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7283porMoreira, António José Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:12:34Zoai:ria.ua.pt:10773/7283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:00.467955Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho propõe-se definir melhorias nas condições de tráfego ciclável urbano, de forma a incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte em pequenas e médias distâncias, apresentando-a como uma alternativa, possível e desejável, ao veículo motorizado. Para tal, expõem--se as boas técnicas de preparação das infra-estruturas viárias, de forma a garantir segurança e conforto ao ciclista, recorrendo às experiências já adquiridas noutros países mais desenvolvidos na área. Abordam-se os perigos a que o ciclista está sujeito em interacção com o restante tráfego, indicando soluções para os minimizar. Aborda-se, também, a legislação nacional para o efeito, à qual se propõe algumas alterações. Apresenta-se, sobretudo, uma proposta de método de avaliação das infra-estruturas existentes, exemplificando a sua aplicação prática em um determinado percurso entre dois pólos estratégicos da cidade de Aveiro. |
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