Formação de professores para a(s) diferença(s)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1019 |
Resumo: | Este texto parte de uma consideração de base de que a formação de docentes para o trabalho com a deficiência tem que ser vista no conjunto dos desafios que se colocam à escola regular pela presença da diferença. Isso implica perceber as diferenças nessa mesma escola e a mais-valia que pode resultar da(s) diversidade(s). Nessa medida, importa considerar as diferentes respostas a essa situação, sobretudo na dimensão curricular. A partir deste quadro poderemos (re)discutir o papel do professor de ensino regular. Finalmente, ir-se-á reflectir sobre o papel, neste contexto, do professor de educação especial/Apoio educativo e a sua formação especializada. |
id |
RCAP_2695ad11e5343d7aadae574db7358852 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1019 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação de professores para a(s) diferença(s)Formação de professores - educação especialEste texto parte de uma consideração de base de que a formação de docentes para o trabalho com a deficiência tem que ser vista no conjunto dos desafios que se colocam à escola regular pela presença da diferença. Isso implica perceber as diferenças nessa mesma escola e a mais-valia que pode resultar da(s) diversidade(s). Nessa medida, importa considerar as diferentes respostas a essa situação, sobretudo na dimensão curricular. A partir deste quadro poderemos (re)discutir o papel do professor de ensino regular. Finalmente, ir-se-á reflectir sobre o papel, neste contexto, do professor de educação especial/Apoio educativo e a sua formação especializada.2009-08-24T14:31:42Z2013-05-20T14:01:41Z2004-01-01T00:00:00Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1019por0873-3600Afonso, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:35Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:35.825115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores para a(s) diferença(s) |
title |
Formação de professores para a(s) diferença(s) |
spellingShingle |
Formação de professores para a(s) diferença(s) Afonso, Carlos Formação de professores - educação especial |
title_short |
Formação de professores para a(s) diferença(s) |
title_full |
Formação de professores para a(s) diferença(s) |
title_fullStr |
Formação de professores para a(s) diferença(s) |
title_full_unstemmed |
Formação de professores para a(s) diferença(s) |
title_sort |
Formação de professores para a(s) diferença(s) |
author |
Afonso, Carlos |
author_facet |
Afonso, Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores - educação especial |
topic |
Formação de professores - educação especial |
description |
Este texto parte de uma consideração de base de que a formação de docentes para o trabalho com a deficiência tem que ser vista no conjunto dos desafios que se colocam à escola regular pela presença da diferença. Isso implica perceber as diferenças nessa mesma escola e a mais-valia que pode resultar da(s) diversidade(s). Nessa medida, importa considerar as diferentes respostas a essa situação, sobretudo na dimensão curricular. A partir deste quadro poderemos (re)discutir o papel do professor de ensino regular. Finalmente, ir-se-á reflectir sobre o papel, neste contexto, do professor de educação especial/Apoio educativo e a sua formação especializada. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01T00:00:00Z 2004 2009-08-24T14:31:42Z 2013-05-20T14:01:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1019 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0873-3600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131619170189313 |