O ensino superior num contexto sociocultural de desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casiraghi, Bruna
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Boruchovitch, Evely, Almeida, Leandro S., Almiro, Pedro A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/80520
Resumo: As intensas mudanças ocorridas nas últimas décadas impactaram os indivíduos, as organizações e a sociedade como um todo. Neste contexto, o ensino superior passou a ser entendido como tendo um papel central na compreensão dos processos e desafios de tais mudanças, bem como na busca de soluções para os problemas atuais e futuros. O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre os desafios desta etapa da educação em contexto mundial e destaca algumas particularidades da situação brasileira e portuguesa. Mais concretamente, será dada ênfase às questões relacionadas com a expansão do ensino superior, com a incorporação da tecnologia como ferramenta de ensino e de aprendizagem, com as demandas para a formação profissional, com a necessidade de rever conteúdos, metodologias e papéis de estudantes e professores, com os processos de formação de professores e, ainda, com as ações afirmativas. Considerando o contexto atual, reflete-se também acerca das mudanças associadas ao ensino à distância e às estratégias de enfrentamento em resposta à pandemia da Covid-19. Ao resgatar os objetivos e os desafios do ensino superior, procura-se consolidar a importância da própria universidade como espaço privilegiado para a construção dos alicerces de uma sociedade democrática mais justa e igualitária, ao mesmo tempo em que deve se constituir como instância promotora de mudanças efetivas no “aqui e agora” face aos relevantes desafios que a humanidade atravessa.
id RCAP_269ff696b29a599d558a66a2c4647ba3
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80520
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino superior num contexto sociocultural de desafiosHigher education in a challenging socio-cultural contextEnsino superiorMudanças sociaisQualidade da educaçãoDireito à educaçãoIgualdade socialHigher educationSocial changeQuality of educationRight to educationSocial equalityAs intensas mudanças ocorridas nas últimas décadas impactaram os indivíduos, as organizações e a sociedade como um todo. Neste contexto, o ensino superior passou a ser entendido como tendo um papel central na compreensão dos processos e desafios de tais mudanças, bem como na busca de soluções para os problemas atuais e futuros. O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre os desafios desta etapa da educação em contexto mundial e destaca algumas particularidades da situação brasileira e portuguesa. Mais concretamente, será dada ênfase às questões relacionadas com a expansão do ensino superior, com a incorporação da tecnologia como ferramenta de ensino e de aprendizagem, com as demandas para a formação profissional, com a necessidade de rever conteúdos, metodologias e papéis de estudantes e professores, com os processos de formação de professores e, ainda, com as ações afirmativas. Considerando o contexto atual, reflete-se também acerca das mudanças associadas ao ensino à distância e às estratégias de enfrentamento em resposta à pandemia da Covid-19. Ao resgatar os objetivos e os desafios do ensino superior, procura-se consolidar a importância da própria universidade como espaço privilegiado para a construção dos alicerces de uma sociedade democrática mais justa e igualitária, ao mesmo tempo em que deve se constituir como instância promotora de mudanças efetivas no “aqui e agora” face aos relevantes desafios que a humanidade atravessa.The intense changes that have occurred in recent decades have impacted individuals, organisations and society as a whole. In this context, higher education has come to be understood as having a central role in understanding the processes and challenges of such changes, as well as in the search for solutions to current and future problems. The present paper presents a reflection on the challenges of this stage of education in a global context and highlights some particularities of the Brazilian and Portuguese contexts. More specifically, emphasis will be given to issues related to the expansion of higher education, to the incorporation of technology as a teaching and learning tool, to the demands for professional training, to the need to review contents, methodologies and roles of students and teachers, to teacher training processes and also to affirmative action. Considering the current context, it is also reflected about the changes associated with remote teaching and the coping strategies in response to the pandemic of Covid-19. Analysing the objectives and challenges of higher education, it seeks to consolidate the importance of the university itself as a privileged space for the construction of the foundations of a more just and equal democratic society, at the same time that it must constitute itself as an instance promoter of effective changes in the "here and now" in face of the relevant challenges that humanity is going through.Revista E-PsiUniversidade do MinhoCasiraghi, BrunaBoruchovitch, EvelyAlmeida, Leandro S.Almiro, Pedro A.2022-01-212022-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80520por2182-75911info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:29.955916Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino superior num contexto sociocultural de desafios
Higher education in a challenging socio-cultural context
title O ensino superior num contexto sociocultural de desafios
spellingShingle O ensino superior num contexto sociocultural de desafios
Casiraghi, Bruna
Ensino superior
Mudanças sociais
Qualidade da educação
Direito à educação
Igualdade social
Higher education
Social change
Quality of education
Right to education
Social equality
title_short O ensino superior num contexto sociocultural de desafios
title_full O ensino superior num contexto sociocultural de desafios
title_fullStr O ensino superior num contexto sociocultural de desafios
title_full_unstemmed O ensino superior num contexto sociocultural de desafios
title_sort O ensino superior num contexto sociocultural de desafios
author Casiraghi, Bruna
author_facet Casiraghi, Bruna
Boruchovitch, Evely
Almeida, Leandro S.
Almiro, Pedro A.
author_role author
author2 Boruchovitch, Evely
Almeida, Leandro S.
Almiro, Pedro A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Casiraghi, Bruna
Boruchovitch, Evely
Almeida, Leandro S.
Almiro, Pedro A.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Mudanças sociais
Qualidade da educação
Direito à educação
Igualdade social
Higher education
Social change
Quality of education
Right to education
Social equality
topic Ensino superior
Mudanças sociais
Qualidade da educação
Direito à educação
Igualdade social
Higher education
Social change
Quality of education
Right to education
Social equality
description As intensas mudanças ocorridas nas últimas décadas impactaram os indivíduos, as organizações e a sociedade como um todo. Neste contexto, o ensino superior passou a ser entendido como tendo um papel central na compreensão dos processos e desafios de tais mudanças, bem como na busca de soluções para os problemas atuais e futuros. O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre os desafios desta etapa da educação em contexto mundial e destaca algumas particularidades da situação brasileira e portuguesa. Mais concretamente, será dada ênfase às questões relacionadas com a expansão do ensino superior, com a incorporação da tecnologia como ferramenta de ensino e de aprendizagem, com as demandas para a formação profissional, com a necessidade de rever conteúdos, metodologias e papéis de estudantes e professores, com os processos de formação de professores e, ainda, com as ações afirmativas. Considerando o contexto atual, reflete-se também acerca das mudanças associadas ao ensino à distância e às estratégias de enfrentamento em resposta à pandemia da Covid-19. Ao resgatar os objetivos e os desafios do ensino superior, procura-se consolidar a importância da própria universidade como espaço privilegiado para a construção dos alicerces de uma sociedade democrática mais justa e igualitária, ao mesmo tempo em que deve se constituir como instância promotora de mudanças efetivas no “aqui e agora” face aos relevantes desafios que a humanidade atravessa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-21
2022-01-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/80520
url https://hdl.handle.net/1822/80520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-7591
1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista E-Psi
publisher.none.fl_str_mv Revista E-Psi
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132340048363520