O ensino superior num contexto sociocultural de desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/80520 |
Resumo: | As intensas mudanças ocorridas nas últimas décadas impactaram os indivíduos, as organizações e a sociedade como um todo. Neste contexto, o ensino superior passou a ser entendido como tendo um papel central na compreensão dos processos e desafios de tais mudanças, bem como na busca de soluções para os problemas atuais e futuros. O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre os desafios desta etapa da educação em contexto mundial e destaca algumas particularidades da situação brasileira e portuguesa. Mais concretamente, será dada ênfase às questões relacionadas com a expansão do ensino superior, com a incorporação da tecnologia como ferramenta de ensino e de aprendizagem, com as demandas para a formação profissional, com a necessidade de rever conteúdos, metodologias e papéis de estudantes e professores, com os processos de formação de professores e, ainda, com as ações afirmativas. Considerando o contexto atual, reflete-se também acerca das mudanças associadas ao ensino à distância e às estratégias de enfrentamento em resposta à pandemia da Covid-19. Ao resgatar os objetivos e os desafios do ensino superior, procura-se consolidar a importância da própria universidade como espaço privilegiado para a construção dos alicerces de uma sociedade democrática mais justa e igualitária, ao mesmo tempo em que deve se constituir como instância promotora de mudanças efetivas no “aqui e agora” face aos relevantes desafios que a humanidade atravessa. |
id |
RCAP_269ff696b29a599d558a66a2c4647ba3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80520 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino superior num contexto sociocultural de desafiosHigher education in a challenging socio-cultural contextEnsino superiorMudanças sociaisQualidade da educaçãoDireito à educaçãoIgualdade socialHigher educationSocial changeQuality of educationRight to educationSocial equalityAs intensas mudanças ocorridas nas últimas décadas impactaram os indivíduos, as organizações e a sociedade como um todo. Neste contexto, o ensino superior passou a ser entendido como tendo um papel central na compreensão dos processos e desafios de tais mudanças, bem como na busca de soluções para os problemas atuais e futuros. O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre os desafios desta etapa da educação em contexto mundial e destaca algumas particularidades da situação brasileira e portuguesa. Mais concretamente, será dada ênfase às questões relacionadas com a expansão do ensino superior, com a incorporação da tecnologia como ferramenta de ensino e de aprendizagem, com as demandas para a formação profissional, com a necessidade de rever conteúdos, metodologias e papéis de estudantes e professores, com os processos de formação de professores e, ainda, com as ações afirmativas. Considerando o contexto atual, reflete-se também acerca das mudanças associadas ao ensino à distância e às estratégias de enfrentamento em resposta à pandemia da Covid-19. Ao resgatar os objetivos e os desafios do ensino superior, procura-se consolidar a importância da própria universidade como espaço privilegiado para a construção dos alicerces de uma sociedade democrática mais justa e igualitária, ao mesmo tempo em que deve se constituir como instância promotora de mudanças efetivas no “aqui e agora” face aos relevantes desafios que a humanidade atravessa.The intense changes that have occurred in recent decades have impacted individuals, organisations and society as a whole. In this context, higher education has come to be understood as having a central role in understanding the processes and challenges of such changes, as well as in the search for solutions to current and future problems. The present paper presents a reflection on the challenges of this stage of education in a global context and highlights some particularities of the Brazilian and Portuguese contexts. More specifically, emphasis will be given to issues related to the expansion of higher education, to the incorporation of technology as a teaching and learning tool, to the demands for professional training, to the need to review contents, methodologies and roles of students and teachers, to teacher training processes and also to affirmative action. Considering the current context, it is also reflected about the changes associated with remote teaching and the coping strategies in response to the pandemic of Covid-19. Analysing the objectives and challenges of higher education, it seeks to consolidate the importance of the university itself as a privileged space for the construction of the foundations of a more just and equal democratic society, at the same time that it must constitute itself as an instance promoter of effective changes in the "here and now" in face of the relevant challenges that humanity is going through.Revista E-PsiUniversidade do MinhoCasiraghi, BrunaBoruchovitch, EvelyAlmeida, Leandro S.Almiro, Pedro A.2022-01-212022-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80520por2182-75911info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:29.955916Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino superior num contexto sociocultural de desafios Higher education in a challenging socio-cultural context |
title |
O ensino superior num contexto sociocultural de desafios |
spellingShingle |
O ensino superior num contexto sociocultural de desafios Casiraghi, Bruna Ensino superior Mudanças sociais Qualidade da educação Direito à educação Igualdade social Higher education Social change Quality of education Right to education Social equality |
title_short |
O ensino superior num contexto sociocultural de desafios |
title_full |
O ensino superior num contexto sociocultural de desafios |
title_fullStr |
O ensino superior num contexto sociocultural de desafios |
title_full_unstemmed |
O ensino superior num contexto sociocultural de desafios |
title_sort |
O ensino superior num contexto sociocultural de desafios |
author |
Casiraghi, Bruna |
author_facet |
Casiraghi, Bruna Boruchovitch, Evely Almeida, Leandro S. Almiro, Pedro A. |
author_role |
author |
author2 |
Boruchovitch, Evely Almeida, Leandro S. Almiro, Pedro A. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casiraghi, Bruna Boruchovitch, Evely Almeida, Leandro S. Almiro, Pedro A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Mudanças sociais Qualidade da educação Direito à educação Igualdade social Higher education Social change Quality of education Right to education Social equality |
topic |
Ensino superior Mudanças sociais Qualidade da educação Direito à educação Igualdade social Higher education Social change Quality of education Right to education Social equality |
description |
As intensas mudanças ocorridas nas últimas décadas impactaram os indivíduos, as organizações e a sociedade como um todo. Neste contexto, o ensino superior passou a ser entendido como tendo um papel central na compreensão dos processos e desafios de tais mudanças, bem como na busca de soluções para os problemas atuais e futuros. O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre os desafios desta etapa da educação em contexto mundial e destaca algumas particularidades da situação brasileira e portuguesa. Mais concretamente, será dada ênfase às questões relacionadas com a expansão do ensino superior, com a incorporação da tecnologia como ferramenta de ensino e de aprendizagem, com as demandas para a formação profissional, com a necessidade de rever conteúdos, metodologias e papéis de estudantes e professores, com os processos de formação de professores e, ainda, com as ações afirmativas. Considerando o contexto atual, reflete-se também acerca das mudanças associadas ao ensino à distância e às estratégias de enfrentamento em resposta à pandemia da Covid-19. Ao resgatar os objetivos e os desafios do ensino superior, procura-se consolidar a importância da própria universidade como espaço privilegiado para a construção dos alicerces de uma sociedade democrática mais justa e igualitária, ao mesmo tempo em que deve se constituir como instância promotora de mudanças efetivas no “aqui e agora” face aos relevantes desafios que a humanidade atravessa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-21 2022-01-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/80520 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/80520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-7591 1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista E-Psi |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista E-Psi |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132340048363520 |