Aprendizagem de hate speech nos esports
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000100148 |
Resumo: | Resumo O Hate Speech (HS) é uma realidade na sociedade mundial. A principal preocupação quando estudado o HS é a possibilidade de o mesmo levar a crimes. O HS por si só pode ter efeitos devastadores. Por exemplo, o HS pode silenciar aqueles que são seus alvos. O objetivo deste artigo é formular teoria sobre aprendizagens de HS de jogadores de Esports. Este é um estudo documental retrospectivo utilizando o método chamado Ground Theory e se baseia em três pilares básicos denominados ‘conceitos’, ‘categorias’ e ‘proposições’. A amostra foi selecionada à partir de duas buscas na base de dados SCOPUS utilizando as palavras chave ‘hate speech’ e posteriormente ‘league of legends’ que estivessem presentes no título, resumo ou palavras chave dos artigos. Da busca resultaram respectivamente 1.383 e 166 publicações. Inicialmente foram analisadas qualitativamente e posteriormente as publicações foram analisadas de forma qualitativa. Após detalhada análise da literatura parece evidente que os estudos no campo do Hate Speech são recentes, pricipalmente entre jogadores de Esports. É um tema atual e em franco desenvolvimento; os Esports produzem Hate Speech entre os seus jogadores; o processo de aprendizagem do Hate Speech se dá pelo reforço de comportamento e de resultados de jogo; os Administradores dos Esports demonstram preocupação em minimizar o Hate Speech e; a chave para minimizar o Hate Speech é atuar nos comportamentos dos atletas vencedores. |
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