Relação entre envolvimento, burnout e rendimento académico e alunos do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Daniela Cristina Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/35867
Resumo: O principal objetivo deste estudo foi analisar a relação entre o envolvimento académico, o burnout e o rendimento académico em alunos do ensino secundário, avaliando que diferenças estatisticamente significativas existem entre o ensino científico humanístico e o ensino profissional. A existência de diferenças relacionadas ao género nessas relações também foi investigada. A amostra foi composta por 110 alunos, sendo que 77 alunos frequentam o ensino científico humanístico e 33 alunos frequentam o ensino profissional no secundário. Foram aplicados três questionários: um questionário sociodemográfico; para avaliar o envolvimento dos alunos utilizou-se a escala UWES-S, versão portuguesa adaptada por Cadime, Lima, Marques Pinto & Ribeiro, (2016); para avaliar o Burnout utilizou-se a escala MBI –SS (Maslach Burnout Inventory – Student Survey - Schaufeli et al, 2002) adaptada para a versão portuguesa por Alexandra Marques Pinto, (2013). Os resultados revelaram diferenças estatisticamente significativas nos níveis de exaustão e cinismo sendo superiores no género feminino. No que diz respeito as diferenças na dimensão de exaustão em função do ensino, os resultados permitiram perceber diferenças estatisticamente significativas sendo superiores no ensino regular. Os resultados sugerem ainda que as correlações realizadas demonstraram que existe relação estatisticamente significativa entre as diversas dimensões do burnout com a dimensões do envolvimento académico. Contrariamente ao esperado, as correlações realizadas demonstraram que não existe relação estatisticamente significativa entre as dimensões do envolvimento com a dimensões do desempenho académico.
id RCAP_26c1f300ca688bd81804ef65d1a0ec34
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35867
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre envolvimento, burnout e rendimento académico e alunos do ensino secundárioEnvolvimento académicoBurnoutRendimento académicoAcademic involvementAcademic performanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO principal objetivo deste estudo foi analisar a relação entre o envolvimento académico, o burnout e o rendimento académico em alunos do ensino secundário, avaliando que diferenças estatisticamente significativas existem entre o ensino científico humanístico e o ensino profissional. A existência de diferenças relacionadas ao género nessas relações também foi investigada. A amostra foi composta por 110 alunos, sendo que 77 alunos frequentam o ensino científico humanístico e 33 alunos frequentam o ensino profissional no secundário. Foram aplicados três questionários: um questionário sociodemográfico; para avaliar o envolvimento dos alunos utilizou-se a escala UWES-S, versão portuguesa adaptada por Cadime, Lima, Marques Pinto & Ribeiro, (2016); para avaliar o Burnout utilizou-se a escala MBI –SS (Maslach Burnout Inventory – Student Survey - Schaufeli et al, 2002) adaptada para a versão portuguesa por Alexandra Marques Pinto, (2013). Os resultados revelaram diferenças estatisticamente significativas nos níveis de exaustão e cinismo sendo superiores no género feminino. No que diz respeito as diferenças na dimensão de exaustão em função do ensino, os resultados permitiram perceber diferenças estatisticamente significativas sendo superiores no ensino regular. Os resultados sugerem ainda que as correlações realizadas demonstraram que existe relação estatisticamente significativa entre as diversas dimensões do burnout com a dimensões do envolvimento académico. Contrariamente ao esperado, as correlações realizadas demonstraram que não existe relação estatisticamente significativa entre as dimensões do envolvimento com a dimensões do desempenho académico.The main objective of this study was to analyze the relationship between academic involvement, burnout and academic performance in secondary school students, evaluating what statistically significant differences exist between regular education and professional education. The existence of gender-related differences in these relationships has also been investigated. The sample consisted of 110 students attending regular or vocational education in secondary education. Three questionnaires were applied: a sociodemographic questionnaire; to assess student involvement, the UWES-S scale, a Portuguese version adapted by Cadime, Lima, Marques Pinto & Ribeiro, (2016) was used; to evaluate Burnout, the MBI –SS scale (Maslach Burnout Inventory - Student Survey - Schaufeli et al, 2002) was used, adapted to the Portuguese version by Alexandra Marques Pinto, (2013). The results revealed statistically significant differences in levels of exhaustion and cynicism, being higher in females. With regard to the differences in the exhaustion dimension as a result of education, the results allowed us to perceive statistically significant differences, being higher in regular education. The results also suggest that the correlations performed demonstrated that there is a statistically significant relationship between the various dimensions of burnout with the dimensions of academic involvement. Contrary to expectations, the correlations performed demonstrated that there is no statistically significant relationship between the dimensions of involvement and the dimensions of academic performance.Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMorais, Daniela Cristina Lopes2021-11-08T15:15:51Z2021-09-082021-062021-09-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/35867TID:202782999porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35867Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:07.881883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre envolvimento, burnout e rendimento académico e alunos do ensino secundário
title Relação entre envolvimento, burnout e rendimento académico e alunos do ensino secundário
spellingShingle Relação entre envolvimento, burnout e rendimento académico e alunos do ensino secundário
Morais, Daniela Cristina Lopes
Envolvimento académico
Burnout
Rendimento académico
Academic involvement
Academic performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Relação entre envolvimento, burnout e rendimento académico e alunos do ensino secundário
title_full Relação entre envolvimento, burnout e rendimento académico e alunos do ensino secundário
title_fullStr Relação entre envolvimento, burnout e rendimento académico e alunos do ensino secundário
title_full_unstemmed Relação entre envolvimento, burnout e rendimento académico e alunos do ensino secundário
title_sort Relação entre envolvimento, burnout e rendimento académico e alunos do ensino secundário
author Morais, Daniela Cristina Lopes
author_facet Morais, Daniela Cristina Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Ângela Maria Pereira e Sá
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Daniela Cristina Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento académico
Burnout
Rendimento académico
Academic involvement
Academic performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Envolvimento académico
Burnout
Rendimento académico
Academic involvement
Academic performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description O principal objetivo deste estudo foi analisar a relação entre o envolvimento académico, o burnout e o rendimento académico em alunos do ensino secundário, avaliando que diferenças estatisticamente significativas existem entre o ensino científico humanístico e o ensino profissional. A existência de diferenças relacionadas ao género nessas relações também foi investigada. A amostra foi composta por 110 alunos, sendo que 77 alunos frequentam o ensino científico humanístico e 33 alunos frequentam o ensino profissional no secundário. Foram aplicados três questionários: um questionário sociodemográfico; para avaliar o envolvimento dos alunos utilizou-se a escala UWES-S, versão portuguesa adaptada por Cadime, Lima, Marques Pinto & Ribeiro, (2016); para avaliar o Burnout utilizou-se a escala MBI –SS (Maslach Burnout Inventory – Student Survey - Schaufeli et al, 2002) adaptada para a versão portuguesa por Alexandra Marques Pinto, (2013). Os resultados revelaram diferenças estatisticamente significativas nos níveis de exaustão e cinismo sendo superiores no género feminino. No que diz respeito as diferenças na dimensão de exaustão em função do ensino, os resultados permitiram perceber diferenças estatisticamente significativas sendo superiores no ensino regular. Os resultados sugerem ainda que as correlações realizadas demonstraram que existe relação estatisticamente significativa entre as diversas dimensões do burnout com a dimensões do envolvimento académico. Contrariamente ao esperado, as correlações realizadas demonstraram que não existe relação estatisticamente significativa entre as dimensões do envolvimento com a dimensões do desempenho académico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-08T15:15:51Z
2021-09-08
2021-06
2021-09-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/35867
TID:202782999
url http://hdl.handle.net/10400.14/35867
identifier_str_mv TID:202782999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132010552229888