Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Osvaldo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Caldeira, Suzana Nunes, Sousa, Áurea, Mendes, Maria, Martins, Maria J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4115
Resumo: II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016.
id RCAP_9955000a66e7e4a45954df9b88d4c715
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4115
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academiaExperience of hazing and involvement in the academyPraxes AcadémicasEnvolvimento AcadémicoAnálise de DadosAcademic HazingData AnalysisSchool InvolvementII Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016.ENQUADRAMENTO: Em Portugal, o fenómeno das praxes académicas tem sido noticiado muito pelos seus aspetos negativos e pelas más experiências associadas. As vivências nesse período poderão promover um distanciamento dos estudantes a diferentes aspetos da academia e dificultar o seu sucesso. OBJETIVOS: Conhecer a opinião dos estudantes da Universidade dos Açores sobre as vivências académicas nas praxes e averiguar eventuais relações entre estas e o envolvimento académico dos mesmos. METODOLOGIA: 431 estudantes responderam a um questionário sociodemográfico, à Escala de Avaliação das Situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior (EASBPES), à Escala Abreviada de Satisfação com a Vida dos Estudantes (EASVE) e qualificaram as praxes com dois adjetivos. Os dados foram tratados utilizando métodos estatísticos. RESULTADOS: Questionário sociodemográfico: 27.2% dos inquiridos não participaram nas praxes e declararam-se “anti-praxe”, 9.8% não se sentiram acolhidos pelos colegas do mesmo ano e 17.4% não se sentiram acolhidos pelos colegas de anos mais avançados. EASBPES: 15.7% dos inquiridos expressaram uma opinião mais desfavorável em relação às praxes e 30.3% uma opinião mais favorável. Os que expressaram uma opinião mais favorável em relação às praxes foram os que mais participaram nas atividades nesse âmbito. EASVE: os níveis de satisfação com a vida estão correlacionados positivamente com as subescalas “relação positiva” e “dimensão social” da EASBPES. Os adjetivos foram categorizados em opinião negativa, ambivalente e positiva; 26% dos inquiridos expressaram opinião negativa, 18.6% opinião ambivalente e 55.4% opinião positiva. CONCLUSÃO: Na Universidade dos Açores a vivência de atividades e situações no âmbito das praxes académicas não parece ser adversa, nem desvincular os estudantes da instituição.CICS.NOVA.UAc, UID/SOC/04647/2013, com o apoio financeiro da FCT/MEC.Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoRepositório da Universidade dos AçoresSilva, OsvaldoCaldeira, Suzana NunesSousa, ÁureaMendes, MariaMartins, Maria J.2017-05-04T17:36:12Z2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4115porSilva, O.; Caldeira, S. N.; Sousa, Á.; Mendes, M.; Martins, M. J. (2016). “Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia”. In Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico, Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 960 - 972. ISBN: 978-989-8753-35-9.978-989-8753-35-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:22Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:38.889983Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia
Experience of hazing and involvement in the academy
title Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia
spellingShingle Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia
Silva, Osvaldo
Praxes Académicas
Envolvimento Académico
Análise de Dados
Academic Hazing
Data Analysis
School Involvement
title_short Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia
title_full Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia
title_fullStr Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia
title_full_unstemmed Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia
title_sort Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia
author Silva, Osvaldo
author_facet Silva, Osvaldo
Caldeira, Suzana Nunes
Sousa, Áurea
Mendes, Maria
Martins, Maria J.
author_role author
author2 Caldeira, Suzana Nunes
Sousa, Áurea
Mendes, Maria
Martins, Maria J.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Osvaldo
Caldeira, Suzana Nunes
Sousa, Áurea
Mendes, Maria
Martins, Maria J.
dc.subject.por.fl_str_mv Praxes Académicas
Envolvimento Académico
Análise de Dados
Academic Hazing
Data Analysis
School Involvement
topic Praxes Académicas
Envolvimento Académico
Análise de Dados
Academic Hazing
Data Analysis
School Involvement
description II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12
2016-12-01T00:00:00Z
2017-05-04T17:36:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4115
url http://hdl.handle.net/10400.3/4115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, O.; Caldeira, S. N.; Sousa, Á.; Mendes, M.; Martins, M. J. (2016). “Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia”. In Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico, Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 960 - 972. ISBN: 978-989-8753-35-9.
978-989-8753-35-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130720693649408