Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/4115 |
Resumo: | II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016. |
id |
RCAP_9955000a66e7e4a45954df9b88d4c715 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4115 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academiaExperience of hazing and involvement in the academyPraxes AcadémicasEnvolvimento AcadémicoAnálise de DadosAcademic HazingData AnalysisSchool InvolvementII Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016.ENQUADRAMENTO: Em Portugal, o fenómeno das praxes académicas tem sido noticiado muito pelos seus aspetos negativos e pelas más experiências associadas. As vivências nesse período poderão promover um distanciamento dos estudantes a diferentes aspetos da academia e dificultar o seu sucesso. OBJETIVOS: Conhecer a opinião dos estudantes da Universidade dos Açores sobre as vivências académicas nas praxes e averiguar eventuais relações entre estas e o envolvimento académico dos mesmos. METODOLOGIA: 431 estudantes responderam a um questionário sociodemográfico, à Escala de Avaliação das Situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior (EASBPES), à Escala Abreviada de Satisfação com a Vida dos Estudantes (EASVE) e qualificaram as praxes com dois adjetivos. Os dados foram tratados utilizando métodos estatísticos. RESULTADOS: Questionário sociodemográfico: 27.2% dos inquiridos não participaram nas praxes e declararam-se “anti-praxe”, 9.8% não se sentiram acolhidos pelos colegas do mesmo ano e 17.4% não se sentiram acolhidos pelos colegas de anos mais avançados. EASBPES: 15.7% dos inquiridos expressaram uma opinião mais desfavorável em relação às praxes e 30.3% uma opinião mais favorável. Os que expressaram uma opinião mais favorável em relação às praxes foram os que mais participaram nas atividades nesse âmbito. EASVE: os níveis de satisfação com a vida estão correlacionados positivamente com as subescalas “relação positiva” e “dimensão social” da EASBPES. Os adjetivos foram categorizados em opinião negativa, ambivalente e positiva; 26% dos inquiridos expressaram opinião negativa, 18.6% opinião ambivalente e 55.4% opinião positiva. CONCLUSÃO: Na Universidade dos Açores a vivência de atividades e situações no âmbito das praxes académicas não parece ser adversa, nem desvincular os estudantes da instituição.CICS.NOVA.UAc, UID/SOC/04647/2013, com o apoio financeiro da FCT/MEC.Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoRepositório da Universidade dos AçoresSilva, OsvaldoCaldeira, Suzana NunesSousa, ÁureaMendes, MariaMartins, Maria J.2017-05-04T17:36:12Z2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4115porSilva, O.; Caldeira, S. N.; Sousa, Á.; Mendes, M.; Martins, M. J. (2016). “Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia”. In Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico, Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 960 - 972. ISBN: 978-989-8753-35-9.978-989-8753-35-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:22Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:38.889983Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia Experience of hazing and involvement in the academy |
title |
Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia |
spellingShingle |
Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia Silva, Osvaldo Praxes Académicas Envolvimento Académico Análise de Dados Academic Hazing Data Analysis School Involvement |
title_short |
Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia |
title_full |
Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia |
title_fullStr |
Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia |
title_full_unstemmed |
Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia |
title_sort |
Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia |
author |
Silva, Osvaldo |
author_facet |
Silva, Osvaldo Caldeira, Suzana Nunes Sousa, Áurea Mendes, Maria Martins, Maria J. |
author_role |
author |
author2 |
Caldeira, Suzana Nunes Sousa, Áurea Mendes, Maria Martins, Maria J. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Osvaldo Caldeira, Suzana Nunes Sousa, Áurea Mendes, Maria Martins, Maria J. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Praxes Académicas Envolvimento Académico Análise de Dados Academic Hazing Data Analysis School Involvement |
topic |
Praxes Académicas Envolvimento Académico Análise de Dados Academic Hazing Data Analysis School Involvement |
description |
II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12 2016-12-01T00:00:00Z 2017-05-04T17:36:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/4115 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/4115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, O.; Caldeira, S. N.; Sousa, Á.; Mendes, M.; Martins, M. J. (2016). “Vivências nas praxes académicas e envolvimento na academia”. In Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico, Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 960 - 972. ISBN: 978-989-8753-35-9. 978-989-8753-35-9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554311277707264 |