A comunicação na moda e o luxo: articulações e contributos para o branding de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conde, Inês Torres
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11780
Resumo: Considera-se que a moda e o luxo sempre fizeram parte da sociedade (Kapferer & Bastien, 2010). A moda de luxo foi sempre um fator importante na história e na sociedade. A indústria de moda de luxo sofreu mudanças significativas nas últimas duas décadas, apesar de algumas marcas que consumimos nos dias de hoje terem sido criadas à 100 ou 200 anos, devido a progressos económicos, sociais e tecnológicos. Atualmente o luxo ganhou visibilidade e deixou de ser restrito apenas às classes altas, existem cada vez mais marcas de luxo e consequentemente mais concorrência no mercado. O consumidor também evoluiu psicologicamente e os avanços tecnológicos concederam um maior e mais facilitado acesso aos bens e serviços de luxo. A fim de compreender a indústria de moda de luxo portuguesa atualmente, definir as melhores estratégias e perceber qual o seu possível futuro, é necessário primeiro entender os fatores que levaram ao luxo atual. A dissertação está dividida em duas partes, a primeira incide na revisão bibliográfica que recai sobre a origem do luxo, a definição de luxo, o luxo atual, a definição de moda, a moda e a sociedade, a moda e o luxo, o consumo na moda, as marcas, a gestão de marca e a comunicação das marcas. A segunda parte da dissertação baseia-se nas entrevista semiestruturadas e na síntese de analises de linguagens visuais, sustentadas no Modelo Linear do autor Oliveira (2015), de três marcas de moda portuguesas: Storytailors, Companhia das Cestas e Valentim Quaresma, a fim de entender o luxo, no contexto das marcas de moda de luxo portuguesas e perceber se a comunicação influencia ou não o crescimento das mesmas. A presente dissertação procura compreender como podemos entender o luxo, no contexto das marcas de moda portuguesas e entender se os meios de comunicação da indústria de moda de luxo são uma vantagem ou desvantagens para o mercado português. O estudo realizado confirma que a comunicação das marcas de moda Portuguesas de luxo é um fator que influencia o sucesso e expansão das mesmas. Atualmente é uma ferramenta que ajuda a trespassar os valores e a identidade das marcas aos consumidores e criar proximidade com os mesmos.
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A fim de compreender a indústria de moda de luxo portuguesa atualmente, definir as melhores estratégias e perceber qual o seu possível futuro, é necessário primeiro entender os fatores que levaram ao luxo atual. A dissertação está dividida em duas partes, a primeira incide na revisão bibliográfica que recai sobre a origem do luxo, a definição de luxo, o luxo atual, a definição de moda, a moda e a sociedade, a moda e o luxo, o consumo na moda, as marcas, a gestão de marca e a comunicação das marcas. A segunda parte da dissertação baseia-se nas entrevista semiestruturadas e na síntese de analises de linguagens visuais, sustentadas no Modelo Linear do autor Oliveira (2015), de três marcas de moda portuguesas: Storytailors, Companhia das Cestas e Valentim Quaresma, a fim de entender o luxo, no contexto das marcas de moda de luxo portuguesas e perceber se a comunicação influencia ou não o crescimento das mesmas. A presente dissertação procura compreender como podemos entender o luxo, no contexto das marcas de moda portuguesas e entender se os meios de comunicação da indústria de moda de luxo são uma vantagem ou desvantagens para o mercado português. O estudo realizado confirma que a comunicação das marcas de moda Portuguesas de luxo é um fator que influencia o sucesso e expansão das mesmas. Atualmente é uma ferramenta que ajuda a trespassar os valores e a identidade das marcas aos consumidores e criar proximidade com os mesmos.Fashion and luxury are always considered to have been part of society (Kapferer & Bastien, 2010). Luxury has always been an important factor in History and Society. The luxury fashion industry has undergone significant changes over the past two decades, although some of the brands we consume today were created 100 or 200 years ago, due to economic, social and technological progress. Nowadays luxury has gained visibility and is no longer restricted to the upper classes, there are more luxury brands and consequently more competition in the market, the consumer has also evolved psychologically and technological advances have given greater and easier access to goods and luxury services. In order to understand the Portuguese luxury fashion industry nowadays, define the best strategies and understand what the possible future is, first we must understand what were the factors that led to the current luxury. This dissertation is divided into two parts, the first focuses on the literature revision on the origin of luxury, a definition of luxury, the current luxury, a definition of fashion, fashion and society, fashion and luxury, the consumption in fashion, brands, brand management and brand communication. The second part of this dissertation is based on the semi-structured interview and the syntheses of visual language analysis, supported by the Linear Model of the author Oliveira (2015), of three Portuguese fashion brands: Storytailors, Companhia das Cestas and Valentim Quaresma, an end to understand luxury, in the context of luxury fashion brands and to understand whether or not communication influences their growth. This dissertation seeks to understand how we can understand luxury in the context of Portuguese fashion brands and to understand if the luxury fashion industry media is an advantage or disadvantages for the Portuguese market. This study confirms that the communication of luxury Portuguese fashion brands is a factor that influences their success and expansion. Today it is a tool that helps to pierce the values and identity of brands to consumers and create proximity with them.Lobo, Theresa Figueiredo Beco deCantú, William AfonsouBibliorumConde, Inês Torres2022-01-12T17:06:41Z2020-01-282019-11-292020-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11780TID:202785963porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:29Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:29.371275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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