Ensinar na autonomia: promoção da autorregulação no estudo do instrumento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tadeu, Francisca Gomes Guedes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14508
Resumo: Este relatório representa o trabalho realizado ao longo de um ano de estágio, realizado na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Encontra-se dividido em três partes. A primeira é dedicada à descrição da instituição. A segunda refere-se ao decorrer da Prática de Ensino Supervisionada. Já a terceira e última secção aborda o Projeto de Intervenção relacionado com a Autorregulação no Estudo do Instrumento. Este projeto foi implementado no decorrer do 3º período do ano letivo e consistiu na distribuição de dossiers pelos alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade. Estes foram convidados a preenchê-lo durante os momentos de estudo. O objetivo foi dotar os alunos de ferramentas que permitam, de um modo autónomo, fazer uma melhor gestão do tempo de prática através da definição de objetivos, estratégias e uma autoavaliação sistematizada. Os resultados revelaram-se bastante positivos para os alunos que optaram por participar de um modo mais afincado na experiência. Procurou-se ainda perceber que motivos levaram os restantes alunos a optar pelo não preenchimento das fichas metacognitivas.
id RCAP_26cbed9109f224fb157ff5cceb6175e7
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14508
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar na autonomia: promoção da autorregulação no estudo do instrumentoAutonomiaAutorregulaçãoEstudoInstrumentoPrática deliberadaPrática formalMetacogniçãoAutonomySelf-efficacyPracticeMusical instrumentDeliberate practiceFormal practiceMetacognitionEste relatório representa o trabalho realizado ao longo de um ano de estágio, realizado na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Encontra-se dividido em três partes. A primeira é dedicada à descrição da instituição. A segunda refere-se ao decorrer da Prática de Ensino Supervisionada. Já a terceira e última secção aborda o Projeto de Intervenção relacionado com a Autorregulação no Estudo do Instrumento. Este projeto foi implementado no decorrer do 3º período do ano letivo e consistiu na distribuição de dossiers pelos alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade. Estes foram convidados a preenchê-lo durante os momentos de estudo. O objetivo foi dotar os alunos de ferramentas que permitam, de um modo autónomo, fazer uma melhor gestão do tempo de prática através da definição de objetivos, estratégias e uma autoavaliação sistematizada. Os resultados revelaram-se bastante positivos para os alunos que optaram por participar de um modo mais afincado na experiência. Procurou-se ainda perceber que motivos levaram os restantes alunos a optar pelo não preenchimento das fichas metacognitivas.This report represents the work accomplished during a year of internship, held at the Academia de Música Vilar do Paraíso. It is divided into three parts. The first one is a description of the institution itself. The second one refers to the Supervised Teaching Practice. The third and last section refers to the Intervention Project related to Self regulation in the Instrumental Practice. This project was implemented during the 3rd term of the year and consisted in the delivery of dossiers to students from the 7th to the 9th grade which were then asked to be filled in during their instrumental practice. The goal was to provide the students tools that allow them to better manage their practice time through the denomination of goals, strategies and a systematic self-evaluation. The results were very positive for students who chose to participate more deeply in the experience. It was also investigated which motives lead the other students to choose not to complete the metacognitive forms.Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro LimaPereira, JoaquimRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTadeu, Francisca Gomes Guedes2019-07-31T13:04:04Z2019-07-172019-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14508TID:202268551porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:28.905621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar na autonomia: promoção da autorregulação no estudo do instrumento
title Ensinar na autonomia: promoção da autorregulação no estudo do instrumento
spellingShingle Ensinar na autonomia: promoção da autorregulação no estudo do instrumento
Tadeu, Francisca Gomes Guedes
Autonomia
Autorregulação
Estudo
Instrumento
Prática deliberada
Prática formal
Metacognição
Autonomy
Self-efficacy
Practice
Musical instrument
Deliberate practice
Formal practice
Metacognition
title_short Ensinar na autonomia: promoção da autorregulação no estudo do instrumento
title_full Ensinar na autonomia: promoção da autorregulação no estudo do instrumento
title_fullStr Ensinar na autonomia: promoção da autorregulação no estudo do instrumento
title_full_unstemmed Ensinar na autonomia: promoção da autorregulação no estudo do instrumento
title_sort Ensinar na autonomia: promoção da autorregulação no estudo do instrumento
author Tadeu, Francisca Gomes Guedes
author_facet Tadeu, Francisca Gomes Guedes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima
Pereira, Joaquim
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Tadeu, Francisca Gomes Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Autorregulação
Estudo
Instrumento
Prática deliberada
Prática formal
Metacognição
Autonomy
Self-efficacy
Practice
Musical instrument
Deliberate practice
Formal practice
Metacognition
topic Autonomia
Autorregulação
Estudo
Instrumento
Prática deliberada
Prática formal
Metacognição
Autonomy
Self-efficacy
Practice
Musical instrument
Deliberate practice
Formal practice
Metacognition
description Este relatório representa o trabalho realizado ao longo de um ano de estágio, realizado na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Encontra-se dividido em três partes. A primeira é dedicada à descrição da instituição. A segunda refere-se ao decorrer da Prática de Ensino Supervisionada. Já a terceira e última secção aborda o Projeto de Intervenção relacionado com a Autorregulação no Estudo do Instrumento. Este projeto foi implementado no decorrer do 3º período do ano letivo e consistiu na distribuição de dossiers pelos alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade. Estes foram convidados a preenchê-lo durante os momentos de estudo. O objetivo foi dotar os alunos de ferramentas que permitam, de um modo autónomo, fazer uma melhor gestão do tempo de prática através da definição de objetivos, estratégias e uma autoavaliação sistematizada. Os resultados revelaram-se bastante positivos para os alunos que optaram por participar de um modo mais afincado na experiência. Procurou-se ainda perceber que motivos levaram os restantes alunos a optar pelo não preenchimento das fichas metacognitivas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-31T13:04:04Z
2019-07-17
2019-07-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14508
TID:202268551
url http://hdl.handle.net/10400.22/14508
identifier_str_mv TID:202268551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473505157120